Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 dicas para ler mais em menos tempo

8 dicas para ler mais em menos tempo

Olá,

Talvez você pense, “para que ler rápido, quero me divertir sem pressa”, mas não é bem assim, ler com agilidade tem seus benefícios, além disso, você não lê apenas livros, você lê textos na escola ou faculdade, cardápios, legenda de filmes, dentre outros. Já pensou ver um filme legendado e não conseguir acompanhar a legenda? Ninguém quer isso, por isso veja as 8 dicas para ler mais em menos tempo.

As dicas são simples e podem ser aplicadas em qualquer momento, se você começar a ler de forma mais rápida vai perceber os benefícios. Não dê bobeira, uma leitura lenta pode atrapalhar e dificultar a vida de qualquer pessoa, demos um pequeno exemplo do filme, mas pense em algo mais importante como uma prova de vestibular, da sua escola ou do concurso.

Ter uma leitura ágil é importante, ninguém quer ficar sem responder as últimas questões da prova porque tem dificuldade de ler rápido. Você pode anotar as dicas e já começar a praticar, pode ter certeza que vai curtir começar a ler mais rápido.

8 dicas para ler mais em menos tempo

1 – Pratique - Isso mesmo, qual a melhor forma de praticar a leitura rápida do que lendo? Não tem forma melhor, você não precisa ler correndo e pulando as palavras, mas quanto mais você ler, mais rápido vai ler. Isso acontece porque com o tempo vai visualizar as palavras e já vai ler com mais facilidade, se conhecer muitas palavras isso vai acontecer mais rápido, por exemplo, quando você visualiza a palavra DADO, não demora para ler porque já conhece e já leu várias vezes. Mas quando a palavra é IRREPREENSÍVEL demora mais para ler, pois além de ser maior, é uma palavra que não se lê toda hora, por isso leia para conhecer as palavras.

2 – Pare de vocalizar as palavras - Quando você faz uma leitura em voz alta a tendência é demorar mais para ler, pois você precisa parar para ouvir o som da palavra. Por isso leia apenas com os olhos, você pode praticar também sua leitura em voz alta, mas esse é assunto para outro artigo. O que queremos aqui é que você leia mais em menos tempo, por isso não leia vocalizando as palavras.

3 – Invista em seu vocabulário – Não é só lendo que você pode melhorar seu vocabulário e também não precisa ler o dicionário para conhecer outras palavras. Existem jogos que ajudam a conhecer outras palavras. Como falamos na dica da prática, quanto mais você conhece a palavra, mas rápido você vai ler ela, por isso invista em seu vocabulário.

4 – Expanda o seu campo de visão – Não dá para ler rápido se você lê palavra por palavra, é necessário expandir, por isso pare de ler palavra por palavra e comece a ler grupos de palavras, frases e assim por diante. Se você lê uma frase inteira com agilidade e de uma vez só já vai conseguir melhorar muito o tempo que gasta na leitura.

5 – Mude o tipo de texto - Para ter uma leitura mais ágil é necessário saber ler de tudo, por isso não leia apenas livros, você pode ler livros, jornais, revistas, redações, entre outras coisas. Cada leitura vai acontecer de uma forma e isso é importante para você treinar e melhorar.

6 – Procure jogos que ajudem nesse aspecto - Você vai encontrar alguns aplicativos que vão ajudar, além de ter dicas para ler mais em menos tempo, eles vão ter jogos interessantes que podem te ajudar, você vai encontrar vários nesse estilo, por isso não deixe de pesquisar e encontrar jogos para ter uma leitura mais rápida.

7 – Tenha um ambiente propício - Se você tem dificuldade de leitura e o ambiente que está não colabora, a chance de demorar para ler é ainda maior. Por isso tenha um ambiente propício para sua leitura, um lugar confortável, com boa iluminação e que ajude a deixar a leitura mais agradável.

8 – Leia todos os dias – Por mais que não encontre muito tempo para ler, você precisa praticar e ler uma vez ou outra não vai ajudar a ter uma leitura rápida. Por isso leia um capítulo do livro que está lendo todos os dias, isso já vai ajudar bastante.

Com essas 8 dicas para ler mais em menos tempo você realmente vai melhorar a leitura e não vai ter mais dificuldade na hora de ver um filme legendado ou fazer uma prova. Coloque em prática o que aprendeu e depois nos conte o que achou e como melhorou.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo