Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 dicas para definir o tema do TCC

8 dicas para definir o tema do TCC

Olá, estudantes!

Como estamos no fim do ano, quem tem que fazer um TCC, já está com quase tudo pronto, mas quem já sabe que vai ter que enfrentar esse famigerado Trabalho de Conclusão de Curso no ano que vem, já pode anotar estas 8 dicas para definir temas de TCC.

No TCC um dos passos mais importantes da execução é a escolha do tema. Imagine que um TCC deve conter em média de 50 a 80 laudas de estudo de caso. Sendo assim, o tema tem que ser pensado como um todo, então sempre tente escolher o que você gostaria de pesquisar e depois formule o tema para referência.

Como escolher o tema do TCC

Um bom começo pode ser a escolha de uma matéria que estudou durante o curso ou alguma coisa ligada ao que você estudou que esteja de acordo com seu trabalho ou suas ambições futuras.

Exemplo: se você fez administração e seu objetivo é atuar em Gestão de Pessoas porque então não escolher um tema referente a Gestão de Pessoas? , pode falar de motivação, cultura organizacional, intra-empreendedorismo, assim pode associá-lo ao estudo de caso dentro de uma organização e idealizar o tema de seu TCC.

Ou então, se você faz faculdade de Marketing e pretende trabalhar com marketing digital no futuro, está aí mais um bom tema para estudo.

Enfim, você tem mil temas para pesquisar dentro de seus objetivos, não adianta escolher um assunto só porque está na moda ou porque acha que vai ser fácil desenvolver. No final das contas, não vale a pena o esforço, já que você acaba fazendo apenas por obrigação e não porque realmente quer aprender.

Dicas para definir temas de TCC

O site Mais Monografias sugere alguns passos que vão facilitar nesse momento tão tenso de escolha de temas para TCC. Veja:

1- Faça uma lista dos assuntos que lhe interessam;

2- Veja se os assuntos vão de encontro com seus objetivos;

3- Procure focar os temas da maneira mais delimitada possível;

4- Preste atenção no seu objeto de estudo de caso;

5- Analise as possibilidades de pesquisa do estudo de caso;

6- Faça uma busca rápida na internet sobre as informações referentes ao tema;

7- Separe os três melhores e leve ao seu orientador para que juntos possam discutir a viabilidade do tema;

8- Sinta-se seguro e seja objetivo.

Depois de escolhido o tema do TCC, pelo menos a primeira etapa está vencida. Agora, começa o trabalho!

Boa pesquisa. Bons estudos.

Até mais.

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

comentários (1)

  • Marcos Ferreira

    Escolher o tema é uma das tarefas mais importantes para se fazer um TCC. É essencial que você faça uma busca na internet antes para ver se existem bom materiais disponíveis para consulta, porque senão corre-se o risco de você ficar sem saber o que escrever

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo