Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 dicas de como estudar ciências biológicas

8 dicas de como estudar ciências biológicas

Olá, leitores!

Algumas matérias necessitam de atenção a mais e modos de estudos diferentes. Na matemática, por exemplo, você não vai aprender apenas lendo, é necessário fazer exercícios e praticar bastante. Em história já é diferente, você precisa ler muito e fazer resumos para conseguir fixar a matéria, ou seja, cada matéria requer uma forma de estudar, mas e para ciências biológicas, você sabe como estudar? Essa é uma matéria um pouco difícil, que requer um estudo diferenciado.

Para te ajudar nos estudos, nós vamos te dar 8 dicas de como estudar ciências biológicas da melhor forma possível e de uma maneira que você realmente aprenda. Acompanhe e anote as dicas e não esqueça de compartilhar com seus colegas de classe, temos certeza que eles também vão gostar de conhecer esse plano de estudo e também vão querer colocá-lo em prática:

1. Separe um tempo – Para começar a estudar é necessário ter um tempo certo, você não pode pegar os livros de ciências biológicas, colocar na mesa e estudar por horas e horas. Uma aspecto que você precisa entender desde já é que, é possível render muito melhor se estudar pouco tempo. Separe cerca de 2 horas para estudar essa matéria e pare por 10 minutos quando der a primeira hora, para poder levantar, descansar um pouco, beber água, se alongar ou fazer qualquer outra coisa que não seja estudar.

Você vai voltar para a próxima uma hora de estudo renovado e bem diferente, pronto para aprender muito mais. Se você não parar esses 10 minutinhos, vai perceber que o rendimento no final vai cair muito. Depois escolha outra matéria para estudar, não fique na mesma área por muito tempo.

2. Faça um plano de estudo – É importante fazer um plano de estudo para aprender qualquer matéria, nesse plano você vai selecionar o que é necessário estudar e o que você já sabe e só precisa de uma pequena revisão. É possível também colocar o que você vai aprender em cada dia, o tempo destinado aos exercícios, entre outras coisas, só não deixe de fazer esse plano, ele é essencial.

3. Leia tudo antes – Para estudar ciências biológicas é necessário ler bastante, essa é uma matéria que exige muito mais do que uma matéria como história. Para estudar essa matéria e se dar bem, você vai precisar muito mais que só ler e fazer resumo, mas o começo de tudo é a leitura. Pegue os seus livros e comece a ler sobre a matéria, entre em sites da internet e veja mais algumas coisas sobre o tema, fique inteirado sobre o assunto.

4. Faça exercícios – Ler e fazer resumos não é suficiente, você também vai precisar fazer exercícios para fixar melhor a matéria, mas não fique preso apenas aos exercícios do seu livro, veja exercícios de outros livros, na internet ou em outros meios. Praticar o que você leu e aprendeu é importante para conseguir lembrar tudo o que precisa.

5. Estude com os amigos – Muitas pessoas pensam que estudar com os amigos é perda de tempo, que muitas vezes eles vão mais conversar do que estudar. Isso em parte é verdade, quando se está com pessoas de seu convívio, você vai querer conversar com eles, mas se houver disciplina, tudo vai dar certo e vocês vão estudar e aprender muito mais. Quando o estudo é em grupo fica mais fácil entender e lembrar do que estudaram, vocês vão conversar sim e isso é bom para distrair um pouco, mas também podem discutir sobre os temas e isso é bem interessante.

6. Pergunte ao professor – Com toda certeza você vai ter dúvidas durante seu estudo de ciências biológicas, muitas vezes, se você pesquisar um pouco, pode até conseguir compreender um pouco mais sobre o assunto, mas se você anotar e deixar para perguntar ao professor, pode ser que a explicação dele seja mais simples, fácil de compreender e até mais interessante, por isso não deixe de perguntar ao professor quando surgir a dúvida.

dna

7. Veja documentários – Existem documentários para todos os tipos de matéria e assunto, provavelmente você vai encontrar um documentário sobre o assunto que você está estudando. Por isso não deixe de assistir, essa é uma forma de estudar, uma maneira bem tranquila e divertida, que serve muito mais do que apenas entretenimento.

8. Use a internet a seu favor – Você sabe que é possível encontrar de tudo na internet, não é mesmo? Por isso você precisa usar ela a seu favor e estudar usando tudo o que ela oferece, você pode encontrar cursos, matérias, artigos sobre o tema que está estudando, pessoas dispostas a ajudar no seu estudo e muito mais. Use tudo o que a internet pode mostrar, desde artigos até vídeo aulas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo