Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 coisas que estudantes devem fazer quando cometem um erro

8 coisas que estudantes devem fazer quando cometem um erro

Olá, estudantes!

Todos sabemos que estudar não é fácil. Ter uma vida acadêmica bem sucedida requer dedicação, perseverança e, claro, muito estudo. Se você que é estudante está se sentindo desmotivado e sem muita vontade para prosseguir, fique atento nessas dicas para impulsionar e, por que não, melhorar seu dia a dia na universidade.

A lista abaixo contém oito coisas que os estudantes universitários deveriam fazer quando cometem um erro como, por exemplo, pedir ajuda, se ajustar a mudanças e pensar positivo, entre outras.

Como se sair bem na vida universitária

1- Saiba que não está sozinho ao lidar com críticas mais pesadas

Anne Ford trabalha como conselheira em um grupo de apoio a estudantes na Universidade de Oxford. Ela explica que muitos alunos que estudam bastante para entrar na faculdade e tem seu trabalho criticado ao chegar lá, podem “sentir como se alguém dissesse que eles não são bons o suficiente”.

Outra possibilidade é vivenciar a “síndrome do impostor”, onde os estudantes “imaginam que todo mundo está se saindo melhor do que eles ou que a universidade vai descobrir que eles não são bons o suficiente para estar lá”. É importante lembrar que muitos alunos se sentem como um peixe fora d’água. Sua experiência não é um caso isolado.

2- Saiba que você sempre terá ajuda

estudantes-em-aula-desenho

O estresse não afeta as pessoas apenas durante o trabalho ou estudo. Sabendo disso, muitas universidades já providenciam um apoio e uma ajuda extra para os alunos. Um exemplo está na Universidade Kingston que lançou uma plataforma digital, chamada Silvercloud onde os estudantes podem obter todo tipo de ajuda 24 horas por dia. Então, mesmo que o estresse atinja, sempre há alguma ajuda.

3- Ajuste-se a mudanças

Ser tratado como uma pessoa independente cujas ideias são valorizadas, pode levar tempo. É que você fica muito mais exposto nesta fase em que seu trabalho é baseado ainda mais nas suas opiniões do que em fatos mesmo (como era na época da escola). Com isso, muitos acabam levando a crítica para o lado pessoal.

Sendo assim, uma mudança de perspectiva em relação às suas avaliações, pode fazer uma grande diferença. Um professor deve ser visto como uma “caixa de ressonância” para suas ideias, então, quanto antes você se ajustar a essas mudanças, melhor. Tente ver o seu progresso no geral e aproveite os desafios que aparecem nesta fase mais independente.

4- Se fizer algo de errado, descubra como consertar

Descubra se existe algum empecilho no seu processo de aprendizado universitário: você está gastando muito tempo preparando-se para escrever, ou está tentando responder a muitas perguntas de uma vez? Se for isso, pode ser útil consultar algum serviço de aconselhamento estudantil da sua universidade. Concentrar-se nos problemas é a maneira mais eficiente de combatê-los. E geralmente, isso significa que eles são mais fáceis de lidar do que pareciam.

5- Encontre uma rede de apoio

Para muitos, ir para a universidade é estar longe da família e quando isso acontece pela primeira vez, é mais difícil. O fato de lidar com pessoas estranhas para você pode ser desafiador, mas a maioria está na mesma situação, então aos poucos os grupos vão se formando e se apoiando. Compartilhe seu trabalho e textos com colegas para ganhar confiança e ter uma nova perspectiva.

Os grupos de apoio também pode te ajudar a ser mais independente. Na Universidade de Kingston, grupos de gerenciamento de estresse ajudam os estudantes a “desenvolver as habilidades necessárias para lidar com seu próprio estresse”. Um dos seus focos é a assertividade, pois ajuda com a comunicação e gestão do tempo. Essa linha de pensamento permite abordar uma ampla gama de problemas, em vez de apenas resolver dificuldades individuais.

6- Equilíbrio é a chave

Achar um equilíbrio entre trabalho e lazer é primordial. Um exemplo é o da estudante Cecelia Herbert, da Universidade de Oxford, que criou o “Estudantes para Felicidade”, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é “educar sobre a felicidade e bem-estar através de debates, eventos e workshops”. Como enfrentou dificuldades em seu primeiro ano de universidade, ela diz que teria se beneficiado em eventos como estes.

Refletir sobre suas prioridades é importante; é arriscado depender apenas de uma boa nota na redação para a sua felicidade. Ao encontrar outras fontes de alegria, você não precisa ficar focado apenas nos trabalhos. Existem infinitas possibilidades na universidade, como agitar uma campanha ou organizar uma sociedade. Isso não é saudável apenas para o seu bem-estar, mas poderia fazer toda a diferença para o modo como faz seus seu trabalhos e consegue os resultados desejados.

7- Fique atento

As universidades estão cada vez mais oferecendo oficinas relacionada a “atenção”. Na University College London (UCL), um programa chamado “10 Minute Mind” foi criado para ajudar os alunos a relaxarem. O objetivo é tirar dos estudantes a preocupação sobre o passado ou futuro, para que possam focar no presente. E como o exercício dura apenas 10 minutos, é perfeitamente acessível para todos.

Pode levar tempo, mas descobrir o que funciona melhor para você traz benefícios duradouros. Pode ser um livro para colorir, palavras cruzadas, leitura, pintura, etc..

8- Continue sempre com bondade

Imagine que o seu melhor amigo lhe contou sobre seus problemas. O que você diria? Seria crítico ou daria apoio? A maioria de nós nem pensaria em falar com o amigo do mesmo jeito que “falamos” para nós mesmos, ou então não restariam nenhum deles. Somos muito mais críticos conosco do que com os outros. Então, mudar a forma como você fala para si mesmo cria um diálogo saudável.

Mais importante: você deve se lembrar que não há nenhuma solução rápida para a construção de confiança. Parte do aprendizado está em vivenciar desafios, dificuldades, frustrações e não ser tão perfeito. E é isso que vai te ajudar a chegar onde você quer.

Cada estudante tem seu jeito de lidar com o mundo e os obstáculos que aparecem pela frente na universidade. Mas esperamos que estas dicas ajudem a deixar tudo um pouco mais fácil.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo