Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 8 Características do Professor do Século XXI

8 Características do Professor do Século XXI

Olá,
A tecnologia mudou completamente a rotina de pais, professores e alunos. Não existe mais se pensar em sala de aula sem os recursos do computador. Cabe ao mestre esse comprometimento em se atualizar, ao mesmo tempo em que traz fragmentos do cotidiano como exemplo. É um verdadeiro desafio ser um professor do século XXI, mas não é nada impossível.

Conheça oito características desse profissional

1 – Não param de estudar

Do tempo que você concluiu a faculdade, o mundo mudou muito. Os professores do século XXI não param de estudar e buscam saber o que há de novo no campo da teoria para inserir na prática.

2 – Não valoriza só teoria

Um aluno excelente em matemática, mas que tem comportamentos inadequados, não merece levar o título de melhor aluno. É preciso avaliar o lado humano das crianças e adolescentes e estimular o respeito e a educação com todos.
3 – Deixa claro para que serve
É importante que o aluno aprenda a fórmula de bhaskara, mas para o que ela serve mesmo? Fale sobre como ele pode aplicar no dia-a-dia o conteúdo que aprendeu em sala de aula ou para determinado vestibular. Aprender o que parece não ter sentido é desinteressante.
4 – Domina o conteúdo
A insegurança do professor passa para o aluno. Dominar o tema da aula é essencial para que a turma saiba que você realmente entende e acredita no que está ensinando. Que não se trata apenas de um plano de aula determinado pela escola.
5 – Aliado da tecnologia
Veja a tecnologia como aliada. Professores que não entendem nada dos acessórios usados pelos alunos criam um abismo entre mestre e discípulo. Isso porque eles utilizam uma linguagem própria, as tendências que surgem e expressam do que eles gostam.
6 – Provoca reflexões
O professor moderno faz com que a sua aula ultrapasse os muros escolares. Gera nos alunos reflexões, dúvidas e questionamentos. Isso é estimular um senso crítico que ele levará para o resto da vida.
7 – Reavalie suas crenças
O professor do século XXI repensa tudo o tempo todo e se permite mudar. Se reavaliar é uma das tarefas mais necessárias para se evoluir no campo da educação porque promove mudanças.
8 – Muda sem perder qualidade
Muito escolas passaram a inserir ensino à distância e aulas virtuais na grade escolar. Esses diferentes formatos exigem qualificação do professor para que ele prepare sempre um conteúdo de qualidade que possa ser usado em diferentes plataformas. Afinal, não pode se dar no EAD a mesma aula que foi apresentada presencialmente. É preciso uma nova proposta que não ameace em nenhum sentido o objetivo.

Boa aula!
 

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo