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8 benefícios que as atividades físicas trazem para os estudos

Olá, leitor(a)!

Durante o período de vestibulares, provas da faculdade, concursos ou processos seletivos, é normal colocar mais foco e empenho nos estudos, já que há uma grande quantidade de informação que deve ser compreendida. Nesse cenário, os(as) estudantes passam a estudar muitas horas seguidas e deixam de lado hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.

A dedicação exclusiva ao estudo, por um longo período e sem descanso adequado, pode comprometer as habilidades cognitivas, atrapalhar na realização de uma prova e prejudicar a saúde. Pensando nisso e com o objetivo de mostrar que o equilíbrio pode ser a chave para um bom aprendizado, nós reunimos 8 benefícios que as atividades físicas trazem para os estudos.

Importância das atividades físicas

A prática regular de atividades físicas é importante para manter o equilíbrio do corpo e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, as atividades auxiliam no tratamento de doenças ligadas à saúde mental, como a depressão.

As atividades físicas também são importantes para combater problemas desencadeados pelo ritmo de vida que a sociedade contemporânea leva. Atualmente, as pessoas estão hiperconectadas na rede digital e cada vez mais acumulando tarefas em casa, no trabalho e na escola. Isso faz com que o estresse, a ansiedade e, principalmente, o sedentarismo se tornem parte da rotina de grande parte da população mundial.

Por isso, a prática de exercícios físicos é essencial para combater esses problemas e ainda auxiliar no equilíbrio entre saúde física e mental, já que as atividades movimentam o corpo e distraem o cérebro. Dessa maneira, é possível ter uma vida saudável e melhorar o desempenho nas obrigações cotidianas.

8 benefícios das atividades físicas para os estudos

Pensando na importância das atividades físicas em vários campos da vida em sociedade, nós listamos 8 benefícios que elas trazem para os estudos. Vamos apresentá-los a seguir:

8 benefícios das atividades físicas para os estudos

Fonte: Reprodução

1. Combater a ansiedade

A pressão por resultados, especialmente para quem está se preparando para vestibulares, é uma das principais causas de ansiedade entre os(as) jovens. Aliado à pressão, podemos incluir o atual ritmo de vida da sociedade como causadores desse mal.

Uma das maneiras de combater a ansiedade é se ocupar com outras atividades, com a intenção de esquecer as obrigações e relaxar a mente. Logo, fazer atividades físicas é uma ótima maneira para se distrair e, ainda, exercitar o corpo.

2. Melhorar a saúde cerebral

A prática de exercícios físicos reequilibra a produção de hormônios ligados ao bem-estar, como endorfina, serotonina e dopamina. Esses hormônios agem no sistema nervoso e provocam sensações de relaxamento e alegria.

Essa é uma das maneiras de descansar o cérebro após um período de alta concentração e empenho nos estudos, melhorando sua saúde. Também auxilia na prevenção de dores de cabeça.

3. Melhorar a memorização

Ainda na parte cerebral, as atividades físicas contribuem para a melhoria das habilidades cognitivas. Essas habilidades estão relacionadas à linguagem, à atenção e, principalmente, à memória.

Ao estudar um grande volume de conteúdo, a capacidade de memorização é importante para absorver os pontos principais do material. Um bom exemplo disso é o estudo da matemática, em que há muitas fórmulas e expressões para serem apreendidas.

4. Aumentar a energia

Praticar exercícios físicos aumenta o metabolismo do corpo, otimizando os sistemas circulatório e respiratório. Com isso, o transporte de oxigênio e nutrientes é realizado de maneira mais fácil.

Desse modo, o(a) estudante ganha mais disposição e energia para executar suas atividades no cotidiano. Ao contrário do que possam pensar, as atividades físicas não deixam as pessoas mais cansadas, e, sim, mais dispostas.

5. Melhorar o sono

Outro pensamento equivocado entre as pessoas que estão se preparando para provas, concursos e vestibulares é o de que se deve estudar a todo momento e negligenciar o sono. Porém, ele é um dos elementos mais importantes durante o processo de aprendizagem.

Ter um bom sono é primordial para recarregar as energias. Pessoas que praticam atividades físicas têm mais facilidade para dormir e relaxar o corpo, melhorando a qualidade do sono, consequentemente, contribuindo para a assimilação dos conteúdos.

6. Aumentar a concentração

Ter concentração durante os estudos é essencial para absorver as informações e aproveitar o tempo disponível. Nesse sentido, fazer exercícios físicos é uma boa forma de aumentar a concentração.

Isso porque a serotonina, um dos hormônios liberados durante as atividades físicas, é uma substância que deixa o cérebro em alerta. Logo, contribui para o aumento do foco e da concentração.

7. Trazer confiança

Alguns dos principais motivos pelos quais uma pessoa começa a fazer atividades físicas são saúde, equilíbrio e bem-estar. Ao atingir esses objetivos, por meio da prática regular, a pessoa tem sua autoestima elevada.

Isso faz com que ela tenha mais confiança e segurança em seus comportamentos. Em um vestibular, por exemplo, esses fatores auxiliam no desempenho do(a) candidato(a).

8. Fortalecer a resistência

Além de aumentar a energia e a disposição, como mencionado acima, as atividades físicas fortalecem a resistência. Isso é primordial no momento de realizar uma prova.

Afinal, a resistência está ligada à imunidade das pessoas, que ficam menos propensas a contrair gripes e resfriados, por exemplo, quando possuem uma rotina de exercícios. Dessa maneira, a pessoa apresenta uma saúde, mental e física, elevada.

Como conciliar atividades físicas com os estudos

Um dos principais desafios para iniciar a prática de atividades físicas é conciliá-la com outras tarefas do dia a dia, como trabalho e estudo. Isso ocorre porque, geralmente, a atividade física não está na lista de prioridades das pessoas.

O trabalho para cobrir os custos de vida e os estudos para investir em um futuro melhor ganham mais atenção e empenho das pessoas. Apesar disso, negligenciar as atividades físicas, consequentemente, a saúde, pode gerar danos severos ao sistema fisiológico e à mente das pessoas, como mencionado anteriormente.

Por isso, é necessário gerenciar o tempo a fim de conciliar as atividades necessárias para uma vida saudável, sem comprometer o desempenho nos estudos e no trabalho. A conciliação dessas tarefas tende a beneficiar o desempenho em todas as atividades.

4 dicas para conciliar atividades físicas e estudos

Pensando em auxiliar as pessoas na introdução de atividades físicas durante o dia, nós selecionamos 4 dicas para conciliar atividades físicas com os estudos. Vamos apresentá-las a seguir:

1. Criar uma rotina

Pode parecer muito simples e óbvio, mas o primeiro passo é criar uma rotina com todas as tarefas que devem ser executadas durante a semana. Entre essas tarefas, destine um horário específico para as atividades físicas.

Também é importante estabelecer horários para comer, dormir e relaxar. Dessa maneira, há uma motivação maior para cumprir as metas programadas para aquele dia.

2. Começar aos poucos

Em qualquer atividade que desejamos iniciar, é vital ir começando aos poucos. Tratando-se de atividades físicas, uma boa dica é começar a se exercitar 2 vezes por semana e ir aumentando a intensidade e o número de vezes de acordo com a evolução ao longo do tempo.

Esta é a melhor maneira para se acostumar com uma atividade, evitar decepções e não se desanimar no início do processo. Portanto, não tente aumentar o volume de um exercício sem antes ter se familiarizado com ele.

3. Fazer algo que goste

Essa é uma ótima dica para motivar as pessoas e evitar que elas se desanimem durante a inserção de atividades físicas no cotidiano. Realizar uma atividade de que você gosta ou tem interesse facilita a criação de uma rotina de exercícios.

Isso porque, fazer algo de maneira forçada ou por obrigação é um dos principais motivos pelos quais as pessoas desistem de praticar atividades físicas. Para evitar isso e sentir mais prazer, escolha uma atividade do seu interesse.

4. Exercitar-se em casa

A última dica ganhou popularidade durante a pandemia de Covid-19 e se mostrou uma grande alternativa ao estilo tradicional da prática de exercícios físicos. Se você não tem tempo de sair para se exercitar, faça isso dentro de casa.

Atividades como ioga, pilates e musculação podem ser realizadas em casa, com o auxílio de alguns aparelhos. Assim, a pessoa pode otimizar o tempo e ainda realizar exercícios físicos com qualidade.

Agora que você já sabe a importância das atividades físicas e como conciliá-las com os estudos, queremos saber: qual dica mais chamou sua atenção? Deixe nos comentários!

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