Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 8 audiosséries que você precisa ouvir

8 audiosséries que você precisa ouvir

Olá, leitor(a)! 

Você se considera uma pessoa muito ocupada? Se sim, saiba que você não está sozinho(a). Isso porque, a dificuldade de encontrar tempo para o lazer, seja por conta dos estudos, trabalho ou outros afazeres, tem sido uma das grandes queixas da atualidade. Contudo, a indústria do entretenimento sempre encontra novas formas de oferecer ao público conteúdos conforme a demanda exigida.  

Nesse sentido, por exemplo, é que surgiram os podcasts e os programas que exploram esse formato. Para aproveitar esses recursos da melhor forma possível, e pensando em quem adora se aventurar em uma trama de boa qualidade, mas está sem tempo, listamos 8 audiosséries incríveis que todo mundo precisa conhecer.

Formato e recepção das audiosséries

Audiosséries nada mais são do que histórias fictícias contadas apenas em áudio. Nas décadas de 1940 e 1960, esse mesmo modelo era conhecido como radionovela, sendo Em busca da felicidade (1941) a primeira narrativa de áudio brasileira. 

Com a evolução tecnológica, novos formatos foram explorados e, assim, surgiu o podcastprograma de áudio sob demanda, disponível na internet, que pode ser consumido em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Assim, as radionovelas, que antes tinham “saído de moda”, ganharam uma nova chance com o público, desta vez com um novo nome. 

Diferentemente do que se pode pensar, as audiosséries não se tratam apenas de textos de ficção sendo lidos para o(a) ouvinte. Na verdade, o formato traz interpretações de atores e atrizes profissionais, que conseguem expressar o tom exato de cada emoção que o(a) personagem está sentindo e compartilhá-las com o público.  

Além disso, os efeitos sonoros e a montagem da narrativa contribuem para que o(a) espectador tenha uma experiência muito mais realista e imersiva, fazendo com que o formato seja bem recebido pelas pessoas. Por fim, as audiosséries também são ótimas aliadas para expandir a criatividade, já que a tarefa de montar a aparência física dos(as) personagens e do cenário fica por conta do(a) ouvinte.

8 audiosséries que você precisa ouvir

Agora que você já conhece o formato e entendeu o porquê de ele ser tão interessante e instigante, confira abaixo a nossa lista de 8 audiosséries imperdíveis para você ouvir: 

8 audiosséries que você precisa ouvir

Fonte: Reprodução

1. Paciente 63

O podcast Paciente 63 é uma produção brasileira que narra a história da psiquiatra Elisa, interpretada por Mel Lisboa, e o Paciente 63, interpretado por Seu Jorge. A audiossérie aborda as gravações que Elisa fez enquanto realizava o atendimento de um homem misterioso que afirmava ter vindo do futuro. 

Rapidamente, percebemos que nem tudo é o que parece ser e a humanidade pode estar em perigo, com seu destino nas mãos dos dois personagens. A produção possui 2 temporadas e episódios com duração de 14 a 18 minutos. Para escutar, clique aqui.

2. Batman Despertar

Batman Despertar se tornou um fenômeno após o lançamento dos primeiros episódios, conquistando o 1º lugar no ranking dos podcasts mais ouvidos do mundo. Nele, vemos Bruce Wayne trabalhar como patologista forense, com seus pais ainda vivos, e sem memória alguma de já ter sido Batman. 

Contudo, Bruce é vítima de um ataque do mais novo serial killer de Gotham City e, após algumas sessões de terapia com o misterioso Dr. Hunter, percebe que algo de muito errado está acontecendo. Originalmente norte-americana, essa audiossérie traz um grande elenco para a versão brasileira, com nomes como Camila Pitanga, Tainá Müller, Rocco Pitanga e Augusto Madeira. Para acompanhar, clique aqui.

3. Sofia

Nessa audiossérie, acompanhamos a história de Helena (interpretada por Monica Iozzi), que sempre quis abandonar sua cidade natal e procurar novas oportunidades em outro lugar. A protagonista, então, consegue um emprego como uma das operadoras do programa de inteligência artificial SOFIA. 

Apesar de se tratar de uma inteligência artificial, SOFIA é, na verdade, controlada por seres humanos, sendo eles que respondem às dúvidas que são feitas pelos(as) usuários(as) da IA. Se você quer saber como isso é desenvolvido e os dramas pessoais de Helena com o marido (interpretado por Hugo Bonemer) e o chefe (interpretado por Otaviano Costa), clique aqui.  

4. 1986

Esse podcast é uma produção brasileira, criada por Guilherme Afonso, que possui 2 temporadas com histórias diferentes, intituladas “Inverno” e “Brigitte”. Na primeira, acompanhamos um mundo pós-apocalíptico coberto por neve e radiação, onde um sobrevivente precisa enfrentar diversos obstáculos para encontrar o Campo 21: um lugar supostamente habitado e seguro. 

na segunda temporada, acompanhamos a trama de Alan, um programador que cria a primeira assistente virtual com inteligência artificial da história, chamada Brigitte. Porém, durante os testes e ajustes necessários para lançar Brigitte para o mundo, Alan percebe que ela é mais humana do que parece, resultando em diversos conflitos. Você pode ouvir a audiossérie pelo Spotify, pelo Apple Podcasts ou pelo Android.

5. Faerie

Disponível apenas em inglês, Faerie aborda os contos de fada de uma forma muito mais obscura e misteriosa. Na obra, acompanhamos a vida da jornalista Ryan Bailey, que inicia um podcast documental após salvar a vida de um homem desconhecido. 

A partir disso, ela descobre um mundo secreto cheio de faeries (fadas, em português) e percebe que essas criaturas são muito diferentes das que conhecia por meio das histórias. Os episódios duram entre 25 e 30 minutos e você pode acompanhar clicado aqui. 

6. Homecoming

O podcast Homecoming, também disponível apenas em inglês, possui um elenco hollywoodiano, com nomes como Oscar Isaac, Catherine Keener e David Schwimmer. O programa fez tanto sucesso que se tornou uma série da plataforma Amazon Prime Video. 

A história gira em torno do Homecoming Transitional Support Center, um instituto voltado para preparar soldados para retomarem à vida enquanto civis. Transitando entre o passado e o presente, o podcast acompanha Heidi, uma assistente social que trabalhou no instituto há 4 anos. Para conhecer toda a história, clique aqui.

7. #tdvaificar

Apesar de fictícia, a audiossérie brasileira #tdvaificar aborda a pandemia da Covid-19 e conta a vida de 7 pessoas que estão em quarentena e moram no mesmo prédio. Na história, um estranho incidente ocorre no edifício e faz com que o grupo se una. 

Criada pela autora Jaqueline Vargas, a narrativa é interpretada por Juliana Silveira, Paloma Bernardi, Nestor Chiesse e muitos(as) outros(as) artistas. A produção está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Deezer e no Listen Notes. 

8. País do Futuro 2024

A última obra da nossa seleção conta a história do detetive de dados S1lv4, que começa a investigar o misterioso desaparecimento da influenciadora digital Yasmin Badaró. O que ele não esperava era enfrentar um caso totalmente bizarro, envolvendo a deep web, terroristas, anticristãos e muitas reviravoltas. 

S1lv4 enfrentará tudo isso enquanto encara o seu próprio passado. A obra foi criada por Dimis, com a trilha sonora de Gilson Fukushima (vencedor do Emmy Internacional), garantindo uma experiência totalmente imersiva para o(a) ouvinte. Você pode ouvir a audiossérie no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, TuneIn, PlayerFM ou no YouTube. 

Viu só quantas produções fantásticas? Compartilhe esse artigo com seus amigos e amigas nas redes sociais para que eles(as) também curtam o universo das audiosséries! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo