Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 7º Festival de Cinema Baiano: 50 Filmes On-line Gratuitos 

7º Festival de Cinema Baiano: 50 Filmes On-line Gratuitos 

Olá, leitor(a)! 

Você adora ver filmes no fim de semana? Então, a dica de hoje é para vocêEstá no ar o  Festival de Cinema Baiano (FECIBA)que acontece até o dia 26/03 e oferece 50 filmes on-line gratuitos.  

O evento retorna, depois de uma ausência de 5 anos, com o intuito de lançar luz sobre a produção cinematográfica recente de diversas regiões da Bahia. Ao todo, são exibidos 10 longas-metragens, 10 médias-metragens e 30 curtas-metragens.  

Também ocorrerão duas lives diárias (à tarde, para debater sobre as obras menos extensas, e à noite, para dialogar sobre os longas) e algumas oficinas gratuitascom inscrições já preenchidas, cujo objetivo é incentivar a formação de profissionais qualificados no setor audiovisual. Por fim, para animar o público, haverá um show de encerramento com banda baiana Manzuá. 

Programação

7º Festival de Cinema Baiano: 50 filmes on-line gratuitos 

Fonte: Reprodução

Entre os filmes disponíveis, existem diversas opções de tema e formato, incluindo documentários, obras de ficção, animações e projetos híbridos. Para ajudá-lo a escolher o que ver, separamos 4 destaques do evento. Confira: 

1. Diários de Classe (2017) 

 Direção: Maria Carolina da Silva e Igor Souza | Documentário, 72’ 

Teaser: Diários de Classe, Lanterninha ProduçõesVimeo

Diários de Classe acompanha uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica, três mulheres que compartilham o fato de serem estudantes de centros de alfabetização para adultos em Salvador. Mesmo vivendo caminhos muito diferentes, todas precisam lutar contra preconceitos e injustiças constantes. 

2. Rebento (2019) 

Direção: Vinicius Eliziário | Ficção, 17’51’’ 

Teaser: Rebento 

Rebento reflete sobre as formas de lidar com uma paternidade inesperada e sobre os impactos da ausência do sentimento paternal. Ao longo do curta-metragem, vemos Zóique enfrenta a gravidez da namorada, e Pedro, de 5 anos, que gostaria apenas de finalizar o desenho de sua família. 

3. Cá te espero no Tumbenci – Saberes e Fazeres (2020) 

Direção: Paula Almeida | Documentário, 29’01’’ 

Teaser: Cá Te Espero no Tumbenci — Saberes e Fazeres 

Por meio do documentário Cá Te Espero no Tumbenci – Saberes e Fazeres, você irá entender como os conhecimentos são transmitidos nos rituais do Candomblé. O média-metragem mostra o cotidiano e as tradições de uma comunidade dessa religião de matriz africana e aborda o modo como os terreiros se consolidam na condição de espaços de desenvolvimento de práticas religiosas. 

4. Maratonista de Quarentena (2020) 

Direção: Eduardo Tosta e Karol Azevedo | Animação, 3’15’’  

Filme: Maratonista de Quarentena 

O curta-metragem de animação Maratonista de Quarentena é baseado nas experiências dos próprios diretores e mostra trajetória de um rapaz em isolamento, comparando uma maratona de atletismo com a tentativa de se manter em atividade durante a quarentena. 

Como assistir? 

Assistir aos filmes e aos debates é muito simples: basta acessar o site do evento. Se preferir, você pode consultar o canal do YouTube do FECIBA, no qual estão também conteúdos de edições anteriores. 

Então? Pronto para conferir o 7º Festival de Cinema Baianocom seus 50 filmes on-line gratuitos? Se você se interessou, pode gostar de: 

Bom filme e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo