Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 vídeos para complementar as suas aulas

7 vídeos para complementar as suas aulas

Implementar tecnologia nas aulas pode facilitar o entendimento dos alunos e prender a atenção de uma maneira diferente

Olá, pessoal!

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum encontrar salas de aula interativas. O modelo tradicional – onde o professor fala durante horas na frente dos alunos utilizando a lousa e os livros pesados como ferramentas – deu lugar aos smartphones, tablets, aplicativos, vídeos, entre outros meios que facilitam o aprendizado e melhora o ensino.

A inclusão da tecnologia como ferramenta de ensino se deu, principalmente, pelo dinamismo e interatividade. Hoje é possível acompanhar a aula pelo gadget e responder as questões em tempo real ou, ainda, realizar testes e verificar quais as maiores dificuldades na matéria.

Além dos aplicativos, os vídeos são ótimas ferramentas para complementar o ensino em sala de aula e inovar. Isso porque, além de dinâmicos, eles prendem a atenção dos alunos e garantem interatividade. Uma das melhores formas de usá-los é apresentando vídeo aulas e palestras, como acontece no caso do TED (veja mais abaixo). Confira abaixo alguns vídeos e canais que podem ajudar a complementar o ensino na sala de aula.

  • Matemática Show
    As aulas de matemática não vão ser mais as mesmas se depender do professor Abraão. Com uma linguagem mais jovem, ele traz aulas online que vão desde o básico até os temas pedidos no vestibular. No vídeo abaixo, ele explica de maneira simples os Conjuntos Numéricos.

  • Física Total
    De forma simples, os vídeos trazem explicações sobre alguns dos temas estudado nas aulas de física. Confira abaixo um dos mais acessados, referente a 300 dicas da matéria para se sair bem no vestibular.

  • Biologia Total
    O canal no Youtube traz informações e lições sobre biologia de uma maneira irreverente e divertida. Além dos vídeos, ele dá aulas ao vivo para esclarecer alguns assuntos, como Zika Vírus. Separamos, abaixo, um dos temas que mais deixa dúvida nos alunos: reprodução.

  • Química em ação
    O canal Química em ação oferece vídeos com aulas de química ministradas pelo professor Paulo Valim e são ótimos para complementar a explicação. Selecionamos abaixo um dos vídeos do canal, com a temática de Química Orgânica.

  • E-aulas USP
    Criado em setembro de 2012, o site permite que qualquer pessoa tenha acesso às diversas aulas e temáticas preparadas pela Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). É possível, por exemplo, assistir uma aula onde o conteúdo ministrado é referente à Ditadura Militar e, mesmo sendo aulas de graduação, traz uma visão mais ampla do momento vivido no Brasil na época.
  • TED Talks
    No que se refere a atualidades, uma boa forma de complementar as aulas é utilizando os vídeos do TED Talks, conferência realizada em todo o mundo para a disseminação de ideias. As apresentações têm como foco diversos temas, inclusive feminismo, que está em alta nas provas de vestibulares. Elas são gravadas e podem ser lidas com legendas. Confira abaixo o vídeo da palestra de Jackson Katz, que traz à tona a violência contra a mulher:

Gostou das dicas? Em diversos portais e canais há vários conteúdos abordados.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo