Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » 7 temas de atualidades que podem cair no vestibular

7 temas de atualidades que podem cair no vestibular

Olá,

Observar os assuntos que mais foram tratados é vital para os vestibulandos. Além disso, existem assuntos que, mesmo com o ano mudando, seguem discutidos. Compreenda 7 temas de atualidade que podem cair no vestibular.

1) Eleição nos Estados Unidos

Os Estados Unidos, de maneira inegável, são fundamentais para todo o mundo. Eles sempre estão integrados a momentos importantes. Também é normal ver os Estados Unidos auxiliando em desastres naturais e a sua economia tendo influência em diferentes nações.

Dessa forma, a relevância das eleições dos Estados Unidos é clara. É provável que os vestibulares peçam que se questione o estilo que o processo eleitoral e também que os candidatos norte-americanos apresentam: altamente agressivo e também pessoal.

2) Mobilidade

Assuntos ligados à urbanização sempre são integrados aos vestibulares. A mobilidade foi bastante citada quando se tratou das eleições para um município específico: São Paulo. Fernando Haddad deu atenção a esse setor, criando muitos corredores; outros questionaram, estabelecendo que esses corredores ou mesmo outras medidas de mobilidade não eram o mais necessário. Uma vez que a mobilidade liga-se à poluição e à sustentabilidade, os vestibulares podem questionar.

3) Maioridade penal

Na realidade, a maioridade penal pode ser lembrada em vestibulares de qualquer ano: a cada crime que inclui crianças como atuantes, especialmente os mais chocantes, trata-se novamente da indicação ou não de reduzir essa maioridade. Normalmente, os vestibulandos discorrem e mostram o que deixaria essa redução útil e o que a torna uma ilusão. 

4) Refugiados

Há muitas nações que, há anos, veem guerras. Por isso, a existência dos refugiados alcançou o tipo de várias discussões. Deve-se dizer que os refugiados não apareceram somente agora: a questão é que, como as guerras e mesmo os conflitos “menores” aumentaram, os indivíduos que solicitam abrigo aumentaram.

Os vestibulares poderão mostrar aos alunos alguma situação ligada aos refugiados e às nações que os permitem e que os repelem e solicitar que esse vestibulando fale sobre as medidas que as nações poderiam ter. Outro caminho que os vestibulares podem ter quando tratam de refugiados é a abordagem humanitária.

5) Impeachment

É absolutamente provável que algum vestibular apresente a questão “impeachment”. Com indivíduos que acreditam que esse processo foi válido e outros que o chamam de golpe, há possibilidade de, nos vestibulares, ser preciso argumentar pensando em algum ângulo.

6) Depressão

A depressão encaixa-se no hall das atualidades porque é um mal absolutamente atual. Na realidade, veem-se médicos e variados especialistas ligando a depressão à forma como os indivíduos vivem: há muitas preocupações, há muitas responsabilidades, etc. Assim, os vestibulandos podem precisar abordar, por exemplo, a relevância da ajuda psicológica, a ajuda dos medicamentos e mais.

7) Tecnologia

A tecnologia apresenta muitas ferramentas e é vista em qualquer setor: na Engenharia, no Comércio, na Medicina, etc. Aliás, os vestibulandos também são ligados à tecnologia quando se fala de estudos. Dessa forma, é provável que o espaço que os indivíduos cedem à tecnologia seja abordado.

Bons estudos!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo