Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 temas atuais que todo vestibulando deve saber

7 temas atuais que todo vestibulando deve saber

Olá, leitor(a)!

Você está atualizado(a) sobre as últimas notícias do Brasil e do mundo? Se não, saiba que a maioria dos vestibulares cobram conhecimentos acerca de temas atuais. Por isso, é extremamente importante não só se manter informado(a), mas também conseguir relacionar esses assuntos com outros conteúdos que você já conhece. 

Sabemos, contudo, que pode ser muito difícil estar ciente de todos os acontecimentos e, ao mesmo tempo, estudar diversas matérias. Para ajudá-lo(a) com isso, fizemos uma lista com 7 temas atuais que todo(a) estudante precisa saber, além de dicas sobre como estudá-los para o vestibular.

Atualidades no vestibular e como estudá-las

Apesar de os conhecimentos sobre o que está acontecendo na atualidade serem cobrados principalmente na etapa da redação, esses assuntos podem cair em questões de qualquer matéria, de Linguagens a Ciências da Natureza. Geralmente, isso não é exigido de modo específico, os vestibulares pedem que o(a) estudante associe essas informações com o conteúdo escolar. 

Além disso, é importante saber que as questões são elaboradas com antecedência, assim, notícias abordadas cerca de três meses antes, provavelmente, não serão cobradas nas provas. A seguir, confira algumas dicas sobre como estudar atualidades para o vestibular:

Listar os principais veículos de notícias 

Pode parecer uma dica óbvia, mas é indispensável elaborar uma lista com portais de notícias confiáveis e renomados para consultar. Dessa forma, você conseguirá acompanhar os últimos acontecimentos de maneira rápida e descomplicada, e poderá comparar as notícias e verificar se são falsas. 

Ouvir podcasts 

Atualmente, os podcasts têm feito grande sucesso e são ótimos aliados para se manter informado(a) sobre as últimas notícias. De fácil acesso, eles podem ser baixados em dispositivos móveis para ouvir quando e onde quiser. Alguns dos podcasts informativos mais famosos são Café da Manhã, produzido pela Folha de S. Paulo, e 5 Fatos, da CNN Brasil. 

Usar as redes sociais a seu favor 

É comum pensar que estudar para o vestibular significa diminuir o tempo de navegação nas redes sociais. Entretanto, isso não é exatamente verdade. Você pode aproveitar suas redes para seguir os principais jornais do Brasil e do mundo, abrindo, assim, um grande leque de informações verídicas e relevantes. 

Tomar cuidado com as fake news 

Ao mesmo tempo em que o acesso às notícias está muito mais democratizado graças à internet, é igualmente fácil cair nas fake news. Por isso, tome cuidado e prefira sempre acompanhar notícias divulgadas por veículos de boa procedência, comprometidos em apurar as informações antes de divulgá-las.

7 temas atuais que todo vestibulando deve saber

Fonte: Reprodução

7 temas atuais que todo(a) vestibulando(a) precisa saber 

Até aqui, você viu a importância das atualidades para o vestibular, bem como as melhores formas de estudá-las. Veja abaixo os temas que estão em alta nos principais veículos de informação e que possivelmente serão cobrados no vestibular (vale ressaltar que este artigo foi escrito em julho de 2022). 

1. Otan e o conflito na Ucrânia

Essa guerra teve início em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia iniciou uma operação militar na região leste da Ucrânia. Uma das principais motivações do país liderado por Putin tem a ver com o desejo da Ucrânia de ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e na União Europeia, após sua independência em 1991. 

No passado, a Ucrânia foi dominada pela então União Soviética, resultando em uma violação da liberdade do povo ucraniano. Além disso, em 2014, a Rússia invadiu a península da Crimeia, situada no sul da Ucrânia, cenário que contribuiu para uma grande tensão bélica entre os dois países. 

Os Estados Unidos também possuem um papel muito relevante nesse conflito, pois são, historicamente, opositores da Rússia, além de carregarem alta influência mundial. Por isso, a Ucrânia tem se apoiado bastante nessa grande potência que, por sua vez, oferece treinamento militar e disponibiliza armamento para sua defesa. 

Esse tema é uma grande aposta para cair nos vestibulares, visto a grande relevância mundial que apresenta. Para ler sobre o assunto de forma mais aprofundada, confira as reportagens da CNN Brasil e da BBC News.

2. A violência escolar nos Estados Unidos

Infelizmente, a violência escolar ainda é muito presente nos Estados Unidos, com um caso recente, ocorrido em maio deste ano, no qual um jovem de 18 anos matou 19 crianças e 2 professores em uma escola do Texas. Segundo a Education Week, 27 massacres escolares ocorreram ao redor do país apenas em 2022, resultando em mais de 80 mortos ou feridos. 

Tendo em vista esse cenário, os vestibulares podem induzir os(as) estudantes a relacionarem a questão da legalização do porte de armas de fogo nos Estados Unidos com esses constantes massacres. Além disso, o bullying pode ser explorado como possível motivação da maioria dos assassinatos. 

Confira mais sobre essa temática na reportagem da BBC News.  

3. Centenário da Semana de Arte Moderna

No início de 2022, foi comemorado o centenário da Semana de Arte Moderna, fazendo com que esse seja um tema bem propício a ser cobrado nos vestibulares. O evento histórico ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 e foi uma cerimônia repleta de música, dança, poesia, pintura, escultura e palestras. 

Diversos(as) artistas que mais tarde seriam lembrados(as) como os(as) principais responsáveis pelo modernismo brasileiro participaram, entre eles(as): Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, conhecidos por comporem o famoso Grupo dos Cinco com Tarsila do Amaral, que não participou da Semana de 1922. 

Apesar de ser inspirado nas vanguardas europeias da época, a proposta do evento era valorizar a cultura brasileira e nas produções artísticas.

Confira as matérias da CNN Brasil e do G1 para se aprofundar mais no tema. 

4. Bicentenário da Independência

No dia 7 de setembro de 2022 se completam 200 anos desde que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga. Evidentemente, essa é uma data extremamente significativa para a história do país, pois marca a ruptura da mão dominadora de Portugal sob o Brasil.  

Por conta disso, é bem provável que os vestibulares cobrem algumas questões sobre esse evento tão importante. Portanto, esteja preparado(a) para questões que abordem temas como Brasil Colônia, monarquia no Brasil e os eventos que ocasionaram a independência. 

Para saber mais sobre esse evento histórico, acesse as matérias da CNN Brasil e da Folha de S. Paulo.

5. Copa do Mundo de 2022

A Copa do Mundo de 2022 será sediada, pela primeira vez na história, em um país do Oriente Médio: o Catar. Desde a divulgação dessa notícia, muitas pessoas apresentaram dúvidas sobre a segurança e a comodidade que o Catar pode oferecer para os jogadores, torcedores(as) e trabalhadores(as), questionando, por exemplo, a privação dos direitos humanos no país. 

Além disso, uma investigação do jornal britânico The Guardian verificou que muitos(as) trabalhadores(as), convocados(as) para construir a infraestrutura necessária para acomodar o público e os jogadores, não só ficaram sem pagamento, como também não receberam água ou alimento durante o trabalho. Nesse sentido, por exemplo, é possível que os vestibulares relacionem essa questão com o período da escravidão. 

Para conferir mais sobre o tema, acesse o portal da CNN Brasil. 

6. Conflitos em terras indígenas

Os conflitos em terras indígenas já acontecem há muito tempo e a demarcação delas continua sendo uma luta constante de seus(suas) habitantes. Nos últimos anos, alguns acontecimentos envolvendo esse tema reacenderam debates e ganharam atenção na mídia, tornando-se, assim, uma forte aposta de temas atuais que podem cair no vestibular. 

Provavelmente, os exames deem destaque aos conflitos que vêm ocorrendo desde 2020 em Yanomami, terra indígena localizada nos estados Amazonas e Roraima. Um dos principais motivos para esses confrontos é a busca ilegal de ouro nas regiões, que causa a degradação da floresta e afeta diretamente a vida dos(as) moradores(as) das aldeias. 

Saiba mais sobre o assunto acessando as reportagens do BBC News e do G1.

7. Mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira

Ainda sobre os conflitos em terras indígenas, as mortes do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira chocaram o país em junho de 2022. Eles foram vistos na região da terra indígena Vale do Javari quando, alguns dias depois, desapareceram. Posteriormente, foram confirmados mortos. 

Até agora, o que se sabe é que o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Amarildo da Costa Oliveira, Oseney da Costa de Oliveira e Jefferson da Lima Silva pelo assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. O motivo do crime provavelmente tem a ver com o fato de a dupla ter fotografado o barco dos acusados, suspeitos de praticar pesca ilegal na região. 

Para ler mais sobre o tema, acesse as matérias da CNN Brasil e do G1. 

E aí, curtiu a nossa seleção de atualidades? Deixe um comentário sobre o(s) tema(s) listado(s) que acredita que pode cair no vestibular ou acrescente novos! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo