Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 sugestões para promover a diversidade no ambiente de trabalho

7 sugestões para promover a diversidade no ambiente de trabalho

Olá, leitor(a)!  

Tom Hanks e Denzel Washington, premiados atores de Hollywood, atuaram juntos em um dos filmes mais sensíveis e inspiradores no que diz respeito à diversidade: Filadélfia (1993). Nele, é possível visualizar como o encontro de pessoas e realidades diferentes pode promover melhores relações e estimular o desenvolvimento intelectual.     

Isso acontece porque o processo de aprendizagem supõe justamente ter acesso ao que antes era desconhecido, o que acaba se tornando mais raro se não expandimos nossas bolhas relacionais. Considerando tudo isso, e acreditando no potencial transformador de espaços corporativos inclusivos, listamos 7 sugestões para promover a diversidade no ambiente de trabalho 

O que significa diversidade do ambiente de trabalho e suas vantagens 

A palavra diversidade tem origem no latim e significa, essencialmente, aquilo que não é semelhante. Nesse sentido, e a partir da nossa constituição enquanto sujeitos, é possível considerar vários aspectos que estabelecem as diferenças abarcadas pelo termo: cor, religião, cultura, nacionalidade, naturalidade, idade, gênero, sexualidade, identidade, entre outros.   

Uma pessoa que nasceu em uma região precária, por exemplo, com pouco ou nenhum acesso a determinadas tecnologias, possui uma maneira distinta de resolver conflitos em relação a uma pessoa que nasceu em uma capital superdesenvolvida, com vários recursos facilmente disponíveis. Diferentemente do que se possa pensar, entretanto, essas discrepâncias não as tornam melhores ou piores, mas, sim, singulares.  

São essas características únicas, inerentes ou adquiridas por meio da experiência e realidade desses indivíduos, que podem fazer muita diferença no ambiente e nos negócios de uma empresa. Assim, para definir um espaço como diverso e inclusivo, o quadro de funcionários(as) precisa ser composto por essas multiplicidades, ou seja, pessoas com deficiência, negras, mulheres, maiores de 50 anos e muitas outras.  

Isso não só promove uma sociedade mais igualitária como humaniza os meios corporativos, tornando-os melhores e mais saudáveis. Se você ainda não se convenceu da importância de ambientes de trabalho que acolham as diferenças, destacamos algumas vantagens que sua empresa pode obter ao se preocupar com essa questão:   

Contribui para a inclusão social 

O desenvolvimento de um país é expresso, principalmente, pelo acesso a direitos e a recursos básicos de saúde, alimentação e moradia. Dessa forma, quando as empresas investem na contratação de pessoas pertencentes a grupos marginalizados socialmente, isto é, que não possuem direitos básicos essenciais, elas contribuem para a inclusão social delas 

Auxilia no desenvolvimento profissional e pessoal 

A palavra desenvolvimento está relacionada diretamente à ideia de processo, ou seja, passar por níveis. Isso significa que, para se desenvolver, é preciso adquirir novos conhecimentos e experiências. Visto que, ao entrarmos em contato com pessoas diferentes de nós, expandimos nossas visões de mundo, a formação de ambientes diversos e inclusivos acaba auxiliando no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências interpessoais e profissionais. 

Melhora o trabalho em equipe 

Quando uma empresa viabiliza a admissão de colaboradores(as) que fazem parte de grupos minoritários e torna o ambiente de trabalho acolhedor, a sensação de bem-estar e pertencimento aumenta. Esse respeito às diferenças diminui a possibilidade de conflitos e fortalece os vínculos afetivos entre os(as) profissionais, promovendo, assim, uma melhora significativa no trabalho em equipe 

Fomenta a criatividade e a inovação  

Como consequência de todos esses benefícios, os(as) trabalhadores(as) acabam semeando e colhendo abundantemente no campo da criatividade, apresentando resultados inovadores. Além disso, ao perceberem que suas particularidades não são motivo de aflição e que não precisam competir uns(umas) com os(as) outros(as), eles(as) dedicam cada vez mais tempo a formações que auxiliam na expansão dos negócios. 

7 sugestões para promover a diversidade no ambiente de trabalho 

7 sugestões para promover a diversidade no ambiente de trabalho

Fonte: Reprodução

Apesar de ser uma iniciativa social importante e de apresentar inúmeras vantagens para o mercado empresarial, criar espaços diversos e inclusivos não é tão simples quanto parece. Para ajudá-los(as) nessa empreitada, listamos 7 sugestões de como promover a diversidade no ambiente de trabalho. Vejamos a seguir 

1. Analisar o quadro de colaboradores(as)

A primeira medida a se tomar após decidir assumir essa responsabilidade social é pesquisar como está o quadro de funcionários(as) da empresa, o que significa analisar a porcentagem de pessoas inclusas no termo diversidade. Quantas mulheres e homens, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas que exerçam parentalidade, entre outras, trabalham no ambiente? Além de levantar esses dados, é preciso estudar como as contratações foram realizadas e que métodos podem ser mais inclusivos.  

2. Investir em processos seletivos inclusivos

Atualmente, a preocupação com essa questão é parte das estratégias de muitas plataformas voltadas para a seleção de candidatos(as), fazendo com que a afinidade cultural seja mais importante do que as habilidades técnicas. Ainda assim, é possível investir nos próprios processos seletivos inclusivos, que consideram, por exemplo, oferecer vagas específicas para pessoas da comunidade LGBTQIA+, pessoas que exerçam a parentalidade, entre outras 

3. Desenvolver uma cultura que valorize a diversidade na prática

No discurso tudo é mais simples e bonito, mas a prática requer uma convicção inquebrantável e muita disponibilidade para aprender e experimentar. Nesse sentido, acreditar que a diversidade faz diferença, e considerar isso acima dos ganhos financeiros imediatos, é fundamental para a promoção de um ambiente verdadeiramente diverso. Esse valor precisa estar nos pilares da cultura da empresa, de modo que se estimule o respeito às diferenças e a criação de grupos para trabalhar especificamente a pauta da diversidade e da inclusão. 

4. Treinar a equipe de recursos humanos para acolher profissionais diferentes

O investimento em ambientes diversos e inclusivos só terá efeito se os(as) profissionais que os gerenciam forem empáticos(as) e estiverem comprometidos(as) com o acolhimento de pessoas diferentes. Em algumas situações, por exemplo, o uso de termos ou expressões discriminatórias pode deixar colaboradores(as) desconfortáveis e dificultar sua integração na empresa. Por isso, o treinamento da equipe de recursos humanos é imprescindível. 

5. Viabilizar a criação de eventos e programas de diversidade

Além de preparar os(as) profissionais responsáveis pela gestão de trabalhadores(as) de uma empresa, é necessário promover eventos que eduquem e enriqueçam os espaços corporativos com relação à diversidade.  Afinal, o ambiente de trabalho é composto de muitos núcleos, e o respeito às diferenças precisa partir de todos eles. Criar programas e eventos que tenham o tema como pauta e convidar cases de sucesso que fazem parte de grupos minoritários são boas maneiras de iniciar esse processo 

6. Garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento de carreira

Considerando a expressiva quantidade de mulheres e pessoas negras no Brasil, seria fácil incorrer no erro de deduzir que elas também são maioria em ambientes corporativos. Entretanto, além de não ser o que de fato acontece, esse público ainda ocupa uma ínfima porcentagem em cargos de liderança. Por essa razão, e para que espaços de trabalho sejam diversos e inclusivos, é preciso garantir maior representatividade em cargos de confiança e oportunizar o desenvolvimento na carreira de forma igualitária 

7. Adotar pautas da diversidade na estratégia de negócios

Quando as lideranças estão empenhadas verdadeiramente na diminuição da desigualdade e no desenvolvimento humano, suas ações devem considerar o respeito às diferenças em suas escolhas de negócios. Buscando, assim, parcerias comprometidas com as mesmas causas. Portanto, é preciso avaliar cuidadosamente quais estratégias de negócios não só vão trazer benefícios financeiros, mas também fomentar os valores e a ética da instituição 

Conteúdo extra 

Além das nossas sugestões, recomendamos um guia on-line e gratuito sobre diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. O material foi estruturado pela Great Place to Work (GPTW), organização que certifica as melhores empresas para se trabalhar ao redor do mundo, em parceria com a iniciativa Pacto Global, fundamentada pela Organização das Nações Unidas (ONU).  

Visando apresentar práticas eficazes, o guia traz como parâmetro instituições que se destacaram nos rankings da GPTW. O conteúdo discute sobre parentalidade, questões étnico-raciais, equidade de gênero, profissionais maiores de 50 anos, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Gostou? Então acesse aqui, preencha os dados solicitados e clique em “Download Gratuito”.  

Está convencido(a) de que ambientes com maior diversidade e inclusão são melhores para trabalhar? Deixe sua resposta nos comentários e aproveite para compartilhar qual das dicas pretende implementar em sua empresa!  

No Canal do Ensino, leia também:  

Até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo