Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 sites gratuitos para especialização de professores

7 sites gratuitos para especialização de professores

Existem sites que disponibilizam cursos de especialização de professores de forma on-line ou à distância e totalmente gratuitos. Conheçam alguns deles

Olá, leitores!

A procura por cursos de pós-graduação e especializações tem sido grande ultimamente, principalmente na área de educação. Muitos professores procuram por cursos em outras áreas ou ramos diferentes da sua graduação original. Ou, então, simplesmente querem expandir seus conhecimentos através de aprimoramento da própria matéria que ensina.

Isso não importa, seja de humanas ou exatas, o professor deve sempre se reciclar e procurar novas formas e métodos de ensino.

Por isso, com a intenção de auxiliá-los nessa empreitada, preparamos essas dicas de sites onde poderão encontrar informações sobre cursos de especialização. Alguns são online, outros a distância com encontros mensais e alguns semipresenciais, contudo, todos são gratuitos.

Aproveite a oportunidade para melhorar seus conhecimentos para passá-los aos alunos nas salas de aula. Confira nossas dicas:

  1. Plataforma Paulo Freire

A Plataforma Paulo Freire é um sistema eletrônico criado em 2009 pelo Ministério da Educação. Sua finalidade é de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

O sistema da plataforma passou a ser gerido pela Capes em 2012. Além disso, também passou por uma reestruturação para incluir um conjunto de funcionalidades de melhoria de todo o sistema.

No site encontra-se uma lista de todos os cursos superiores e especializações disponíveis aos professores da educação pública.

Os professores interessados devem fazer a pré-inscrição e passar pela avaliação municipal ou estadual. Em seguida, poderá passar pelo processo seletivo da universidade normalmente.

  1. ProInfo Integrado

O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrada) é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar.

A intenção do projeto é oferecer maiores conteúdos multimídias para dinamizar as aulas e o ensino. Integrar a tecnologia e a educação. Contudo, para isso, é preciso que os professores tenham o conhecimento necessário para trabalhar com tais equipamentos. Como também para preparar as aulas incluindo o uso dessas ferramentas.

Portanto, a maioria dos cursos de especialização são voltados à temática de tecnologia e educação. Confira alguns deles:

  • Introdução à educação digital, Tecnologias na educação, Elaboração de projetos, Redes de aprendizagem, Projeto UCA (Um Computador por Aluno) entre outros.

Os professores interessados devem procurar a Secretaria de Educação do município ou do estado, a depender onde ele ministra as aulas. Além do site, também é possível encontrar mais informações através do e-mail: proinfointegrado@mes.gov.br.

  1. UNESP Aberta

A UNESP disponibiliza cursos das disciplinas de humanas e exatas totalmente grátis e online através do seu site. A plataforma de ensino fornece conteúdos com muitas imagens, mapas, animações, videoaulas e softwares educacionais.

Por enquanto, a maioria dos cursos se concentram nas áreas educacionais, voltada a professores em formação ou para aqueles que querem se especializar e aprender mais sobre outros conteúdos.

Contudo, a UNESP pretende expandir esses cursos livres para outras áreas, entretanto, essas mudanças ainda não têm previsão. Por se tratar de cursos livres, a plataforma não disponibiliza certificados. Portanto, o material didático e as aulas servem mesmo para aqueles professores que querem melhorar seu conhecimento.

De qualquer forma, vários dispositivos, textos, vídeos e atividades podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula. Vale muito a pena conferir todo esse conteúdo.

  1. Apoio ao Professor

O projeto de Apoio ao Professor é uma parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação que oferece cursos inteiramente gratuitos.

Entre os cursos disponíveis, existe um que emite certificado e ainda é bem procurado pelos professores da rede de ensino público.

O curso mencionado acima é o de Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental. O curso apresenta-se através de 4 módulos com 12 horas cada um.

Além desse, também se encontra os cursos de Novas Tecnologias na Aprendizagem nas seguintes temáticas:

  • Aspectos filosóficos;
  • Didática aplicada;
  • Novas plataformas;
  • Políticas educacionais;
  • Gestão da educação inclusiva;
  • Cultura e diversidade: gêneros textuais em práticas de alfabetização.

Cada professor pode escolher qual curso fazer e selecionar quais módulos cursar. Para mais informações através do e-mail: contato@apoioaoprofessor.com.br.

  1. Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por diversas universidades públicas que disponibilizam o conteúdo dos cursos em nível superior e especializações gratuitas e a distância.

A UAB fornece um conteúdo interessantíssimo para todos os professores, seja da rede pública municipal, estadual ou federal (no caso de professores de universidade federais). Todos os cursos possuem certificação após o término das aulas.

Esse sistema estimula uma maior interação entre as esferas educacionais nos três níveis governamentais. Desse modo, os cursos da UAB funcionam como um instrumento de universalização do acesso ao ensino superior e requalificação de professores no ensino do Brasil.

Vale muito a pena conferir todos os cursos oferecidos e encontrar algum que possam lhe interessar, aproveitem!

  1. Faculdade Getúlio Vargas – FGV Online

O site da Faculdade Getúlio Vargas oferece uma série de atualizações para professores.

São cursos práticos e voltados aos professores interessados a aprimorar seus conhecimentos. Além disso, também possibilita aos interessados uma interação com profissionais da área de cada curso oferecido.

A grande maioria dos cursos disponíveis variam entre 30 a 60 horas de conteúdo online, carga de 9 a 16 semanas de aulas. Todos os cursos são de fácil entendimento e muito bem estruturados, apresentados numa plataforma dinâmica e simples.

Portanto, não percam essa oportunidade de especialização e aprimoramento profissional na sua área de atuação.

  1. Prime Cursos – Educação Especial

O curso direcionado à Educação Especial da Prime, é direcionado a todos os professores que querem se especializar no ensino de crianças especiais.

O curso de Educação Especial visa auxiliar o professor a ensinar de forma adequada os alunos com necessidades especiais e proporcionar a autonomia neles.

Portanto, o curso proporciona aos professores da educação infantil que ocupam ou querem ocupar cargos em escolas ou instituições que atendem alunos especiais. A intenção é a de atender e educar crianças e jovens que possuem alguma deficiência ou que necessitem de uma prática pedagógica diferenciada.

Esperamos tê-los ajudado com nossas dicas, confira os sites, inscrevam-se e bons estudos!

Até a próxima.

comentários (2)

  • Daniels souza

    nenhuma das opções que voce apresentou dá curso grátis . palhaçada né??

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Daniels.
      Todas as opções apresentadas são gratuitas. Por favor, clique nos links informados que você será direcionado para o site.
      Há vários opções: UNESP Aberta, projetos disponibilizados pelo Ministério da Educação (ProInfo Integrado), Apoio ao Professor, entre outras.
      Por favor, entre nos sites e aproveite!

      Abraços,
      Canal do Ensino.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo