Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 sites e aplicativos gratuitos para aprender trigonometria

7 sites e aplicativos gratuitos para aprender trigonometria

Olá, leitores!

Se você está cursando o ensino médio, se preparando para um concurso, vestibular ou para o Enem, saiba que um dos conteúdos mais importantes a se estudar e, para muitos, um dos mais difíceis, é trigonometria. É a área da matemática que estuda os ângulos e seus cálculos. Porém, apesar de parecer complicado, se você estudar de forma correta, assimilar os conceitos e fórmulas, pode não ser tão difícil assim.

Como estudar trigonometria?

  1. Atualize seus conhecimentos em álgebra – para compreender trigonometria, é fundamental que você saiba bem os cálculos e conceitos básicos de álgebra, por eles são a chave para os seus estudos. Por isso, pratique a resolução de problemas e equações. Isso significa aprender a isolar o X em quaisquer tipos de equações, resolver equações lineares e quadráticas e aquelas que apresentam as duas formas simultâneas;
  2. Aprenda geometria básica – para entender trigonometria, é fundamental estar afiado nos conceitos básicos de geometria. A geometria é totalmente ligada à trigonometria e, por isso, se você souber resolver problemas de geometria, já terá uma excelente fundamentação para compreender as fórmulas de trigonometria. Para isso, você precisa aprender principalmente as propriedades do círculo, propriedades dos ângulos interiores e exteriores de polígonos e os tipos de triângulos, que são os isósceles, equiláteros e escalenos;
  3. Comece os estudos com triângulos retângulos – Os triângulos retângulos são os mais simples e fáceis de se estudar e, a partir deles, você terá uma boa base trigonométrica para avançar seus estudos. Aprenda as relações entre os ângulos. Conheça profundamente as três proporções básicas e trigonometria: seno, cosseno e tangente de qualquer ângulo e depois, estudo os outros tipos de triângulo;
  4. Aprenda as medições de ângulos radianos – Os ângulos radianos são uma alternativa aos graus para representar os ângulos. Sabendo os princípios básicos de cálculos de ângulos em graus, comece a se familiarizar com as medições radianas. Por exemplo: em um ângulo de 180° há cerca de 3,14 radianos, ou, como conhecemos, Pi;
  5. Pratique a resolução de equações – Não se atenha a aprender as fórmulas. Em trigonometria, assim como em toda a matemática, é preciso praticar a resolução dos problemas, aumentar a compreensão e desenvolver um raciocínio mais rápido. Resolvendo problemas, você também consegue compreender melhor a aplicabilidade dos cálculos trigonométricos.

Quais são os sites e aplicativos gratuitos para estudar trigonometria?

letras-e-numeros-em-funil-na-mente-humana

  • Cola Matemática – Disponível para android e ios, o app é extremamente útil para verificar o passo a passo de algum exercício em matemática e trigonometria. Assim, você pode conferir todas as etapas do exercício e aprender a resolvê-lo para não se confundir da próxima vez.
  • Mathematics – Disponível para android, ios e Windows phone, esse aplicativo oferece resumos dos conceitos de cada matéria da matemática, ele é ótimo para rever regras e fórmulas. Você encontra temas em álgebra, geometria, aritmética e trigonometria. Porém, está em inglês.
  • MatemáticaZup – Esse site é totalmente voltado para os estudos em matemática e possui seções de cursos e conteúdos voltados especialmente para as matérias de ensino médio. É excelente para você que deseja estudar para o Enem, vestibular ou para algum concurso público.
  • Me Salva! – Site específico para quem deseja tirar dúvidas sobre algum assunto. Oferece aulas diversas, bem estruturadas e com exemplos claros, exercícios, provas, simulados, etc.
  • Casa da Matemática – É um blog elaborado especificamente para conteúdos de matemática. Nele, você encontra explicações didáticas com exemplos, cálculos e exercícios. Existe uma seção especifica para o curso de trigonometria que vale a pena dar uma conferida.
  • Só Matemática – Nesse site você encontra softwares online criados especificamente para auxiliar os estudos em matemática e em trigonometria. Eles oferecem programas geradores de exercícios para você praticar, programas que demonstram as funções trigonométricas de seno, cosseno e tangente, geradores de cálculos de ângulos a partir das informações acrescentadas para você conferir os resultados de seus cálculos, dentre outros. Também oferece suporte para professores que desejam diversificar suas aulas.
  • Khan Academy – Portal dedicado exclusivamente para o ensino. Na seção de matemática, você encontra conteúdos didáticos e exercícios de geometria básica, álgebra, trigonometria e outros diversos assuntos da matemática. É um dos sites mais completos e acessados sobre o assunto.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo