Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Empregos temporários: Como fazer para conseguir o seu

Empregos temporários: Como fazer para conseguir o seu

Olá, leitor!

Em tempos de crise, é necessário saber gerenciar os gastos e as despesas para não se endividar.

Você já pensou na possibilidade de uma vaga de emprego temporário para superar a crise financeira?

Aqueles que precisam complementar o orçamento, mas não podem se comprometer com um posto de trabalho fixo, ou mesmo para quem está com dificuldades de se estabilizar no mercado, podem encontrar nos empregos temporários boas chances de faturar dinheiro e otimizar os projetos individual e de carreira.

O emprego temporário é feito através de um acordo entre a empresa e o trabalhador. Ambos esclarecem as atribuições a serem realizadas, bem como o salário, horário de trabalho, tipo de contrato (seguindo as regras atuais da CLT), normas da empresa, além de direitos e deveres do empregado e empregador.

Veja alguns motivos para as pessoas procurarem e/ou preferirem serviços provisórios:

  • Dificuldades de encontrar trabalho fixo em tempo de crise;
  • Planos de carreira ou pessoal que exigem tempo e exclusividade integral;
  • Obter experiência na carteira;
  • Aperfeiçoar a profissão;
  • Colocar em prática profissões ensinadas teoricamente em instituições de ensino.

A notícia mais animadora, principalmente para quem está desempregado há muito tempo, é que a maioria dos contratados temporários é efetivado. Segundo a Center Assessoria e Recursos Humano, cerca de 15% a 20% conseguem renovar o contrato!

Está à procura de emprego temporário, mas não está achando?

Selecionamos várias estratégias para você encontrar sua vaga e garantir uma boa renda extra.

Tipos de vagas de emprego temporário

Empregos temporários

Shutterstock

Em diversos bancos de empregos brasileiros são disponibilizadas, diariamente, vários vagas de trabalho por tempo determinado.

Confira os principais tipos de emprego temporário:

Vagas de emprego temporário para cobrir férias e licenças médicas

Às vezes, os empregadores precisam contratar pessoas para cobrirem férias ou um funcionário que está de licença médica e/ou licença maternidade. Por isso, oferecem vagas temporárias para suprirem estas necessidades.

É claro que existe a possibilidade das empresas fazerem ajustes internos e escalarem o funcionário como “folguista” ou “feirista”. Porém, esse procedimento é feito para algumas funções. Dependendo do tipo de trabalho, as companhias preferem contratar mão de obra especializada de fora, ou seja, não pertencentes ao quadro de colaboradores.

Há outro fator que gera oportunidades de emprego temporário: o horário. Por exemplo, escalas noturnas ou aos finais de semana em que o trabalhador necessita estar disponível.

Como os funcionários efetivos já estão escalados e foram contratados para turnos específicos, dificilmente aceitariam ou estariam livres para realizarem a mudança. Por isso, empregadores optam por vagas provisórias, devendo especificar esses detalhes no anúncio.

Vagas de emprego temporário para final de ano

Assim que iniciar o último trimestre (outubro, novembro e dezembro), fique de olho nas vagas de emprego temporário de final de ano para as festas de Natal e Ano Novo.

Praticamente, todos os seguimentos de comércio varejistas estão aquecidos nesse período e precisam contratar mão de obra para suprir esta demanda.

Os melhores segmentos varejistas para encontrar emprego temporário são as lojas de vestuário, eletrodomésticos e os serviços de alimentação. Os shoppings, também, oferecem muitas vagas. Para encontrar as oportunidades de trabalho, observe os anúncios nas vitrines ou entre em contato direto com a empresa, por meio do telefone ou e-mail.

As vagas temporárias são abertas pelos lojistas e redes de serviços no início de outubro. Algumas podem até surgir em dezembro, conforme a demanda.

Por isso, é importante se preparar com um bom currículo e carta de apresentação. Ótimas referências de trabalho também contam!

Se tiver dúvidas de como destacar seu perfil para conquistar uma vaga de emprego, leia os tópicos e as dicas a seguir.

Vagas de emprego temporário para temporadas e feriados

Além das tradicionais vagas temporárias de fim de ano para reforçar a equipe de vendas no comércio varejista, há outros tipos de emprego de curto prazo que ocorrem em feriados e festas.

Surgem demandas de trabalhos em diversos seguimentos, os quais têm maior demanda de produtos ou serviços, a fim de conseguirem abastecer o mercado interno e realizarem exportações.

Alguns serviços que atendem os períodos de férias, como hotéis e rede de atendimento a turistas, podem buscar por trabalhadores para altas temporadas (janeiro a março, julho e dezembro). Procure por essas vagas pelo menos 2 meses antes de iniciar o período de recesso escolar.

Em meados de julho, seguimentos industriais, por exemplo, os de eletrodomésticos, também sofrem com grandes demandas. Nesse tempo, eles precisam abastecer as centrais de distribuição com os produtos que serão vendidos pelo comércio no final de ano, o que gera bastante empregos.

Além da indústria, o comércio e rede serviços podem ter necessidade de reforçar a equipe em feriados e festas típicas e regionais.

Pense sobre o ritmo de sua cidade:

  • Há festas típicas na sua comunidade (culturais, aniversário da cidade, congressos regionais)?
  • Como o comércio se comporta nos feriados do carnaval ou da semana santa?
  • Há indústrias que atendem demandas de produtos para Natal, Páscoa, Festa Junina, Feriado da Independência?
  • Há pontos turísticos e fluxo de turistas em certas épocas do ano? Quais os serviços estes turistas procuram?

Se você parar para observar, irá perceber que há maior movimento em algumas épocas do ano, principalmente nos feriados. Procure vagas temporárias, nesses lugares, em meses anteriores.

Vagas de estágio por tempo determinado

As vagas temporárias são oferecidas em diversas modalidades, como vimos as tradicionais anteriormente. Além dessas, há também vagas de estágios e de jovem aprendiz, as quais cumprem um período específico e podem ser consideradas um tipo de trabalho temporário.

Como encontrar uma vaga de emprego temporário

Se você não sabe por onde começar para encontrar emprego no período de alta temporada de vendas, ou onde se candidatar para uma oferta de emprego para cobrir férias ou afastamento de funcionário efetivo, confira as dicas a seguir:

1)     Entenda o que é ser um trabalhador temporário

Um trabalhador temporário é um empregado que foi contrato por tempo determinado. O trabalhador irá oferecer seus serviços em dias e horários previamente combinados, cujo período pode ser parcial, integral ou em turnos. Esse tipo de emprego não possui contrato de longo prazo, esta é a característica principal.

É importante que no documento esteja descrito a tarefa e o prazo de trabalho, sempre seguindo as regras da legislação trabalhista atual.

Um erro de muitos é pensar que, por ser temporária, esta experiência não é relevante para sua carreira e irá atender somente seu objetivo de obter uma renda extra. Mas além da oportunidade de efetivação, os trabalhadores podem desenvolver ou aperfeiçoar suas habilidades, fazer contatos profissionais, conseguir boas indicações e referências de outros seguimentos, conhecer fornecedores e outros potenciais empregadores.

2)     Entenda como é o processo de seleção das vagas temporárias

Concorrer a um emprego temporário é como se candidatar a um emprego fixo. Você irá percorrer o mesmo caminho: enviar currículo (por e-mail, por cadastro num site ou numa agência), preencher um formulário e fazer uma entrevista presencial com o recrutador.

Para cargos que não exigem muita experiência, normalmente a entrevista é bem rápida e o processo de seleção simplificado. Já para vagas que oferecem empregos temporários com salários mais altos, além de uma entrevista de emprego completa, poderá haver testes específicos para cada tipo de função, principalmente para aqueles que são para cobrir férias ou licenças médicas em funções especializadas.

Algumas empresas contratam uma agência de emprego, a qual cadastra os currículos e fazem triagem para verificar referências/ antecedentes, como no caso de vagas para motoristas de caminhões de entrega ou de técnicos de enfermagem para cuidar de idosos.

3)     Faça uma boa pesquisa nos anúncios de vagas

Leia bem os anúncios das vagas de emprego temporário, mesmo que já tenham expirado, para você ter uma noção sobre o que as empresas exigem dos candidatos. Encare o processo seletivo com seriedade, da mesma forma como se estivesse se preparando para um emprego efetivo.

Visite o site ou pesquise informações sobre a empresa a qual tem interesse. Desse modo, é possível verificar como os funcionários se comportam, o estilo de roupa, a cultura da empresa e os tipos de produtos e serviços.

Estas informações irão te ajudar a se destacar na entrevista com o recrutador, pois é nesse momento que você deve demonstrar confiança e comprometimento com o serviço.

4)     Verifique se você atende aos requisitos

Faça uma lista das vagas e agências de emprego para ter certeza do que você pode oferecer. Alguns empregos temporários exigem o cumprimento do trabalho em turnos de 12 horas,  que podem ocorrer no horário comercial, nos finas de semana, outros a noite, etc…

Verifique a sua disponibilidade e se atende aos requisitos da vaga antes de enviar seu currículo.

Se você está procurando os lugares onde são ofertadas vagas de empregos temporários, vale a pena continuar a leitura.

Saiba, abaixo, os locais mais acessíveis para alcançar uma destas vagas.

5)     Atualize seu currículo e se prepare para a entrevista

Escreva e formate um bom currículo. Caso tenha dúvidas de como destacar suas habilidades, leia as dicas nos tutoriais abaixo:

Após realizar sua pesquisa sobre a empresa ou seguimento de serviço, prepare também uma lista de perguntas típicas de entrevista de emprego. Responda cada uma delas, honestamente, como se estivesse na frente do recrutador. Isso diminuirá sua ansiedade e te dará mais confiança.

Aproveite, também, para preparar algumas perguntas sobre a vaga ao recrutador. Demonstre que você tem flexibilidade, determinação e responsabilidade para cumprir as exigências. Transmita animação para obter novas experiências, mesmo que por tempo determinado.

Lembre-se de se vestir adequadamente para participar de todas as etapas de seleção e também de chegar com alguns minutos de antecedência.

Após treinar as perguntas, será mais confortável se apresentar ao recrutador. Lembre-se de sorrir e ser positivo, demonstrando seu interesse. Apresente-se com um aperto de mão firme e guarde o nome do entrevistador, sempre mencione seu nome e o trate respeitosamente.

Sites que oferecem vagas de trabalho temporário

Confira abaixo alguns sites para encontrar um serviço ou função por tempo determinado:

  • Vagas: É um banco de vagas muito promissor para quem almeja uma colocação no mercado de trabalho de maneira temporária. Vale muito apena navegar no site, pois há vagas para diversos perfis profissionais.
  • LinkedIn e sites de vagas: Além dos sites das próprias empresas e de agências de empregos temporários, você pode contar com sites de vagas e o LinkedIn para encontrar oportunidades. Utilize palavras-chave ou categorias para realizar as pesquisas. Por exemplo, nesses sites, acesse o menu “pesquisa avançada”, assim você conseguirá restringir sua busca em categorias como localização, setor e tipo de trabalho. Se houver um botão de “trabalhos temporários”, clique nele. Caso contrário, use “trabalho temporário” como uma palavra-chave em sua pesquisa no Google ou LinkedIn.
  • Site da Associação Comercial: Verifique no banco de empregos e associações comerciais de sua cidade. É uma ótima estratégia para encontrar vagas nos setores varejistas e até em indústrias. Muitas empresas utilizam os serviços das associações para encontrar trabalhadores temporários e estagiários. Outra forma de abranger sua busca serviços temporários é visitar cada site ou se candidatar pessoalmente nos escritórios regionais.
  • Site de Shopping Center: este seguimento é um dos maiores empregadores de trabalhadores temporários para alta temporada, como férias e festas de final de ano. Pesquise as lojas no site dos shoppings, verifique se há e-mail ou áreas de cadastro de currículo e tome a iniciativa de entrar em contato. Visite estas lojas pessoalmente também, muitas deixam o anúncio na vitrine da loja.

Agências de emprego temporário

Além dos sites que anunciam vagas temporárias, procure por agências de emprego que fazem o recrutamento de pessoas para outras empresas.

Uma agência de emprego (empresa de recursos humanos especializada em recrutamento temporário), ou até mesmo de serviços terceirizados, são ótimas opções para quem está disposto(a) a fazer um contrato e receber oportunidades de vagas de curto ou longo prazo.

Há agências de emprego que atendem muitos clientes (empregadores) de ramos específicos de negócios, a fim de encontrar trabalhadores para serviços especializados, como para a área da saúde.

Durante um determinado período do ano, por exemplo, há demandas maiores de serviços de contabilidade e auditoria financeira. Assim, nos meses de março a maio, quando ocorre a entrega da declaração de Imposto de Renda,  são abertas muitas oportunidades.

Outros serviços ofertam vagas temporárias para motoristas, auxiliares de estoque e logística, a fim de atenderem a maior demanda sazonal de indústria e comércio. Já outras empresas precisam de trabalhadores temporários para cobrir férias, folgas prolongadas ou licenças. Também há procura por mão de obra nos ramos de manutenção industrial e manutenção predial para reparos também programados.

Visite algumas agências e pesquise por esses tipos de vagas, com certeza irá encontrar alguma com o seu perfil.

Boa sorte e sucesso!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo