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7 recursos do LinkedIn pouco conhecidos que irão ajudá-lo a conseguir um emprego

Olá, leitor(a)! 

As redes sociais estão presentes no cotidiano de boa parte da população. Por meio delas, é possível se conectar com o mundo todo, manter-se atualizado(a) sobre as últimas notícias, divertir-se e até mesmo procurar trabalho. Nesse sentido, por exemplo, há uma rede social voltada especificamente para trocas profissionais e ofertas de empregos, nas mais distintas áreas. 

Estamos falando do LinkedIn, uma plataforma que disponibiliza diversos recursos para alavancar ainda mais as chances de crescimento na carreira e que são pouco conhecidos pelos(as) usuários(as). Tendo isso em vista, separamos 7 deles para você conhecer e, assim, conquistar o emprego dos sonhos.

LinkedIn

Lançado em 2003, o LinkedIn foi cofundado por 5 empresários, com destaque para o norte-americano Reid Hoffman, diretor da rede social até 2016. Desde sua origem até hoje, o site é o mais utilizado por profissionais em busca de emprego. Segundo números levantados pela própria plataforma, em dezembro de 2021, mais de 850 milhões de usuários(as) estão registrados(as) nela — sendo que 51 milhões são brasileiros(as). 

Além disso, de acordo com um estudo do Insider Intelligence, realizado em 2020, as pessoas que usufruem do LinkedIn o consideram a rede social mais confiável de todas. Apesar de ser voltada para o mundo dos negócios, a plataforma tem um funcionamento muito similar às de outros segmentos. 

A principal diferença reside no fato de que, no LinkedIn, o(a) usuário(a) lista suas habilidades e seus conhecimentos com o objetivo de ser contratado(a) por uma empresa. Portanto, assim como preencher um currículo digital, é necessário completar diversas informações relacionadas a experiências profissionais durante a criação da conta.

7 recursos do LinkedIn para ajudá-lo(a) a conseguir um emprego 

Agora que você já sabe o que é o LinkedIn e como a plataforma pode facilitar o caminho de profissionais que almejam sucesso em suas carreiras, confira 7 ferramentas gratuitas que ele oferece ao público: 

7 recursos do LinkedIn pouco conhecidos que irão ajudá-lo a conseguir um emprego

Fonte: Reprodução

1. Palavras-chave

É comum que muitas pessoas se candidatem para a uma só vaga. Desse modo, para que o seu perfil se sobressaia em meio a tantos outros, usar palavras-chave pode fazer toda a diferença. Com a utilização dessa ferramenta, o(a) recrutador(a) saberá imediatamente se sua descrição é ou não compatível com os valores e com a cultura da empresa. 

Para fazer isso da melhor maneira possível, reflita sobre quais termos as pessoas digitariam ao buscar um profissional da sua área. Por exemplo, um(a) candidato(a) que deseja se inscrever em uma vaga de copywriter deve assegurar que essa palavra apareça no resumo profissional. Além disso, a fim de mostrar que você é a pessoa ideal para o cargo, atente-se às competências requisitadas e certifique-se de que elas constam no seu perfil.

2. Pesquisa avançada

A aba de pesquisa do LinkedIn permite consultas em diversas categorias, como vagas, pessoas, artigos, entre outras. Para que essa busca fique ainda mais precisa, você pode utilizar alguns comandos específicos. Um deles é o “AND” (“E”, em português), que possibilita explorar mais de uma vaga por vez, como “copywriter AND redator”. 

também o comando “NOT” (“NÃO”, em português), que, ao ser usado após a indicação do cargo escrito, exclui as vagas relacionadas a ele que não desejamos ver. Por exemplo, ao digitar “professor NOT inglês”, o resultado mostrará oportunidades de professor, mas não incluirá vagas de professor de inglês.

3. Customização da URL do perfil

O termo URL significa Uniform Resource Locator (“localizador uniforme de recursos”, em português), e se refere ao endereço de rede de um website. Ao criar uma conta no LinkedIn, o site já formula uma URL automática para o perfil, com diversas letras e números aleatórios. Contudo, isso pode não ser muito atraente para os(as) recrutadores(as) que visitam seu perfil. 

Para alterar a URL, acesse sua conta na plataforma e clique em “Editar perfil público e URL”. Depois, clique em “Alterar sua URL personalizada”, ao lado direito da tela, e realize a alteração. Esse recurso é limitado, logo, só é possível realizar a edição 5 vezes a cada 6 meses. 

4. Personalização de convites para se conectar com outros(as) usuários(as)

Outro mecanismo que o LinkedIn proporciona aos(às) usuários(as) é a personalização de convites. Isso auxilia na construção de um bom networking, ou seja, relações profissionais baseadas na troca de informações e conhecimentos úteis.  

Com o recurso, é possível enviar uma solicitação de conexão para outra pessoa de modo particularizado, informando a sua área de atuação e o porquê do interesse em manter contato com ela.

5. Tradução da descrição do perfil em outro idioma

Devido à globalização, as oportunidades profissionais não se limitam apenas ao país de origem do(a) candidato(a). Sabendo disso, o LinkedIn oferece uma ferramenta que cria a versão do perfil em outra língua, como inglês, espanhol e francês. 

Para fazer isso, acesse sua conta e clique no botão “Adicionar perfil em outro idioma”, localizado no lado direito superior da tela. Depois, selecione o idioma para o qual deseja espelhar seu currículo e preencha as informações solicitadas. 

6. Avaliações de competências

Assim como em um currículo comum, o LinkedIn permite a inserção das principais habilidades no perfil. Mais, ele possibilita realizar avaliações que certificam o nível de conhecimento que o(a) usuário(a) possui em determinada competência. Isso dá maior credibilidade à descrição e torna o perfil mais atraente para recrutadores(as). 

Para realizar esses exames, acesse o seu perfil e role a página até encontrar a seção “Competências”. Em seguida, clique em “Fazer teste de competência”, no botão localizado ao lado direito da tela. São diversas avaliações de múltipla escolha sobre assuntos variados e a provação é feita mediante acerto de, no mínimo, 70% das questões. Se for reprovado(a), a plataforma só autoriza a repetição do teste após 3 meses. 

7. Indicador de desempenho do perfil

Se você está curioso(a) para saber como está sendo a performance do seu perfil no LinkedIn, verifique o Social Selling Index (SSI). Trata-se de um indicador criado pela própria plataforma, que analisa o aproveitamento da conta do(a) usuário(a) em uma escala de 0 a 100. Logo, quanto mais próximo do 100, melhor o desempenho do(a) profissional. 

O cálculo é feito a partir da quantidade de conexões, o nível de interação com elas, a implantação da marca profissional na rede social e diversos outros quesitos. Além de mostrar a pontuação do seu perfil, a métrica oferece dicas sobre como aumentá-la e um comparativo em relação a outras pessoas da sua rede. 

Conteúdo extra 

Ademais de todas essas ferramentas, sugerimos o podcast Sacadas LinkedIn Carreira 4.0. Apresentado por Raphael Cunha, consultor e especialista em marketing pessoal no LinkedIn, o programa traz episódios com apenas 1 minuto de duração. 

Neles, são abordados muitos temas do mundo profissional, como networking estratégico e informações adequadas para inserir no resumo pessoal. Para aprender mais sobre carreira e negócios e conhecer diferentes abordagens, clique aqui e escute o podcast completo.  

Com essas ferramentas, suas chances de conseguir um bom trabalho serão muito maiores, concorda? Por isso, compartilhe nosso texto com os(as) amigos(as) para que eles(as) também ascendam profissionalmente! 

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Boa sorte e até o próximo texto! 

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