Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 profissões inusitadas para quem ama matemática

7 profissões inusitadas para quem ama matemática

Olá, leitor(a)! 

Durante o período escolar, é comum termos disciplinas favoritas. Há pessoas que se identificam mais com os conteúdos de humanas, outras com os de exatas e ainda as que preferem os de biológicas. Se você é do time de exatas e deseja iniciar sua carreira profissional na área, saiba que existe uma grande variedade de cargos no mercado que pedem por esses conhecimentos. 

Isso porque a habilidade de lidar com números e cálculos é exigida não somente de matemáticos e afins, mas também de profissionais que trabalham com jornalismo, psicologia e diversos outros setores. Por isso, e pensando em quem é aficionado pela matemática e não sabe qual profissão escolher, separamos 7 carreiras de diferentes áreas que trabalham com números e equações. 

7 profissões para quem ama matemática 

A matemática costuma ser um enorme desafio enfrentando por crianças e jovens, fazendo com que apresentem um mal desempenho na matéria durante o ensino básico. Em um estudo de 2018, realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupava uma das piores colocações no ranking que avalia a educação básica ao redor do mundo no que diz respeito às matérias de ciências, leitura e matemática. 

Diferentemente do que somos levados(as) a pensar, entretanto, a matemática não é um bicho de sete cabeças e se manifesta de diversas maneiras no nosso cotidiano. Por exemplo, a realização de compras no supermercado, o abastecimento do combustível do carro, o planejamento de finanças pessoais e a elaboração de uma receita de bolo pedem por diversos cálculos e logísticas. Nesse sentido, fazemos contas mentalmente, sem nem percebermos, muitas vezes ao longo do dia. 

Além de auxiliar em tarefas extremamente importantes do cotidiano, saber realizar cálculos de forma eficiente é uma capacidade muito valorizada no mercado profissional. Isso porque, independentemente da área de atuação, várias carreiras trabalham com números. Tendo isso em vista, nós listamos 7 profissões para aqueles(as) que amam matemática e desejam trabalhar com ela. Confira:

7 profissões inusitadas para quem ama matemática

Fonte: Reprodução

1. Arquiteto(a) Urbanista

Pessoas que trabalham nessa área lidam com planejamento e desenho de espaços internos e externos. Criar a planta de um projeto é uma tarefa que exige bastante habilidade com cálculos, pois é necessário determinar as proporções e as escalas ideais para que a construção seja totalmente precisa. Por isso, essa é uma boa opção para quem é apaixonado(a) pela matemática. Formando-se nela, é possível atuar em arquitetura de interiores, edificação e construção, arquitetura industrial e diversos outros ramos. 

2. Criptógrafo digital

Vivemos na era do digital, em que frequentemente fornecermos informações pessoais em ambientes on-line para, por exemplo, criarmos contas em redes sociais. Entretanto, a fim de evitar que elas sejam invadidas, existe uma criptografia que assegura a proteção dos(as) usuários(as). A pessoa responsável por fazer isso é chamada criptógrafo digital, que desenvolve códigos matemáticos para proteger os dados mantidos no ambiente virtual da melhor forma possível. 

3. Técnico(a) em automação industrial

Os(as) profissionais dessa área criam cálculos para o desenvolvimento e a modernização de máquinas, equipamentos e componentes robóticos utilizados em fábricas. Ademais, conseguem realizar a instalação, manutenção e otimização desses equipamentos. Nesse sentido, aqueles(as) que se interessam por essas funções podem atuar em diversos ramos industriais com linhas de produção automatizadas, como o automobilístico, o químico e o petroquímico. 

4. Biomédico(a)

Se você gosta de matemática e de biologia, é possível ter uma carreira de sucesso fazendo biomedicina. Isso porque o curso possui disciplinas como biomatemática e bioestatística, e explora diversos conteúdos baseados em cálculos e fórmulas químicas. Logo, profissionais dessa área podem atuar em ramos como desenvolvimento de remédios, vacinas e cosméticos, ou estudar métodos preventivos para doenças a partir do comportamento do corpo humano diante de bactérias e vírus.

5. Geógrafo(a)

Existe um campo de estudos da geografia chamado geografia matemática, voltada especificamente para calcular coordenadas de latitude e longitude, pontos cardeais e colaterais, e circunferência de planetas. Além disso, a apuração numérica de taxas de mortalidade, vegetação e densidade demográfica são analisadas utilizando conhecimentos matemáticos. Assim, tornar-se geógrafo(a) pode ser uma boa opção para quem ama os números e as Ciências da Terra. 

6. Designer de jogos digitais

Além da parte artística do processo de criação de jogos digitais, o(a) profissional dessa área precisa realizar os cálculos necessários para o desenvolvimento do software que opera o sistema. Esse é um passo muito importante, pois é o que garantirá uma boa performance do jogo, sem que ocorra bugs ou outros contratempos que comprometam a imersão do(a) jogador(a). Ademais, o processo por trás da concepção de personagens, cenário e objetos do jogo é baseado em códigos e fórmulas. 

7. Astrônomo(a)

O curso de astronomia é extremamente amparado pelas ciências da matemática, da física e da química, sendo uma boa escolha para quem gosta de cálculos. Um(a) astrônomo(a) trabalha principalmente com a observação de estrelas, planetas e galáxias, estudando minuciosamente seus comportamentos. As análises são realizadas por meio de programações computacionais, o que também requer conhecimento em informática. 

Material extra 

Visando aumentar o repertório de quem é vidrado(a) pela área de matemática, indicamos o curso Fibonacci Numbers and the Golden Ratio (“Série Fibonacci e a Proporção de Ouro”, em português), oferecida a partir da parceria entre a plataforma Coursera e a Universidade de Hong Kong. A série Fibonacci consiste em uma sequência numérica, na qual cada um dos termos é a soma dos dois anteriores. 

Trata-se de um conceito bastante discutido, pois se faz presente em muitos elementos e fenômenos da natureza, como em flores e insetos. A formação é on-line e gratuita, requerendo apenas a realização de um cadastro no site. As aulas são ministradas em inglês, mas há legendas disponíveis em português. Para acessar o curso, clique aqui. 

E aí, você conhece alguém apaixonado(a) por matemática? Então compartilhe nosso texto e contribua para o sucesso profissional dele(a)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo