Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 7 motivos para literatura ser uma matéria escolar

7 motivos para literatura ser uma matéria escolar

Olá, leitores!

Muitas escolas ensinam a matéria literatura individualmente, principalmente as escolas particulares, ela é importante e essencial para a vida dos estudantes. Se você é professor de literatura, de português ou mesmo um aluno e deseja mostrar como a literatura é necessária, nós vamos te ajudar. Vamos mostrar aqui 7 motivos para literatura ser uma matéria escolar, por isso, acompanhe e anote os motivos para mostrar em sua escola.

Qual seria a importância da literatura como matéria escolar? Alguns anos atrás a literatura era uma matéria muito exigida em vestibulares, isso porque as provas exigiam leitura de livros, geralmente dois. Isso não existe mais, a maioria das instituições aceitam a prova do Enem como uma forma de ingresso e essa prova não cobra a leitura de livros. Mesmo assim, muitas questões da prova têm relação com a literatura.

Mas não podemos pensar na importância dessa matéria apenas como uma forma de conseguir uma boa vaga na universidade que deseja. A literatura é muito importante e vamos mostrar os motivos, essa matéria deve ser separada do português, as duas tem conteúdos extensos e estudar tudo será quase impossível:

1º motivo – A leitura melhora: Esse é um incentivo para melhorar a leitura de muitos alunos, essa matéria deve estar presente na vida dos estudantes desde sempre, não apenas no ensino médio. Ela vai ajudar a ter uma leitura melhor, pois muitos alunos tem dificuldade de ler porque não praticam, mas com essa matéria a leitura será obrigatória e o aluno só tem a ganhar. Por mais que muitos estudantes não curtem muito estudar e ler, é possível criar formas diferentes de incentivar a leitura, até mesmo uma revistinha em quadrinhos pode ser literatura.

2º motivo – Escreve melhor: Quanto mais uma pessoa lê, melhor ela vai escrever. Provavelmente já observou que estudantes que leem muito têm mais facilidade em desenvolver textos e histórias. A leitura aumenta a criatividade, o aluno terá mais facilidade em escrever e se expressar no texto, isso vai ajudar até mesmo na redação do Enem.

3º motivo – Aprende muita palavras: É claro que, dependendo do autor e da época do livro, muitas palavras já caíram em desuso, mas aprender literatura na escola vai ajudar os alunos a conhecer palavras novas. Isso será muito bom para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.

criancas-lendo

4º motivo – Conhecer escritores importantes: Será que seus alunos conhecem Machado de Assis e já leram Memórias Póstumas de Brás Cubas? Guimarães Rosa e sua obra Grande Sertão: Veredas? Carlos Drummond de Andrade e o Sentimento do Mundo? Clarice Lispector e sua obra Perto do Coração Selvagem? Esses são apenas alguns importantes escritores, formar um aluno sem nunca ter ouvido falar desses grandes escritores é um erro terrível.

5º motivo – Dissemina a cultura literária brasileira: Como comentamos no último motivo, a literatura ser uma matéria escolar vai ajudar a conhecer escritores importantes, mas não é só isso, ela vai ajudar a disseminar a cultura literária, principalmente a cultura brasileira que é tão rica.

6º motivo – Conhece os estilos literários: Será que seus alunos conhecem os estilos literários, será que eles sabem que existem estilos? Arcadismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, esses são alguns dos estilos existentes.

7º motivo – Proporciona lazer e prazer: Isso mesmo, ler é um lazer muito bom, como professor de literatura você pode indicar diversos livros para seus alunos e eles vão desenvolver um lazer muito prazeroso.

Com esses motivos você já deve ter percebido como é importante separar a literatura da matéria português. Não será complicado ensinar literatura, faça um cronograma e anote tudo o que é importante mostrar aos alunos, é preciso falar sobre os estilos literários, falar sobre os escritores brasileiros e nossa riquíssima literatura, e indicar diversos livros.

Não deixe essa matéria esquecida, a literatura como uma matéria escolar é um dever de toda boa instituição de ensino.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo