Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 7 motivos para utilizar quebra-cabeça na educação infantil

7 motivos para utilizar quebra-cabeça na educação infantil

Olá leitores!

Acredita-se que o quebra-cabeça tenha surgido, aproximadamente, em 1760, quando cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em diferentes partes. A agilidade supera qualquer força física neste jogo, que há muito é percebido por pais e especialistas como um aliado em educação que vai muito além de um simples brinquedo, uma mera fonte de entretenimento.

No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.

As crianças de modo geral sentem fascínio por quebra-cabeças. São atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que os quebra-cabeças propõem e pela dinâmica inerente à manipulação das peças. 

Veja 7 motivos para utilizar o quebra-cabeça na educação:

  • Estimular a aprendizagem
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico
  • Desenvolver a coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo
  • Desenvolver a inteligência
  • Recontar as histórias
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar

E você, utiliza o quebra-cabeça na educação de seu filho ou aluno? Comente!

Até logo!

comentários (4)

  • Maria Auxiliadora

    Para uma criança com 5 anos e atraso cognitivo, experimentei fazer com uma foto dela,, um quebra cabeça de 4 peças. Imprimi duas fotos. Uma para deixar inteira para ser o modelo e a outra para ser cortada em 4 partes (em linhas retas). Plastifiquei tanto a foto modelo quanto as 4 partes do quebra cabeça.Apresentei à fono que está atendendo essa criança. Ela sugeriu que não deixasse beiradas de plastificação (para que os espaços não confundam a´criança) e tambem que se colocasse velcro atrás para que as peças se fixem numa base.
    Escolhi uma foto onde aparece várias partes do corpo da criança (ela está sentada,mas o rosto, braços, mãos, corpo, estão bem visiveis, e ela está segurando um saco de pipoca, porque foi uma vivencia em comemoração junina.
    O objetivo inicial era que a criança tenha a percepção corporal, mas é possivel desenvolver outras correlações . Por exemplo: na foto a criança está bem agasalhada, por isso dá para fazer referencia ao frio/ calor. e por ai adiante.

    Responder
  • Seiken Densetsu

    .:N:.
    ________
    Meu filhote esta com 2 anos, comprei 4 quebra-cabeças de 20 peças para ele e rapidinho ele aprendeu e já monta todos, começamos pegando as peças e mostrando como funcionava, depois fui falando: olhas o pé… olha a cabeça, agora quando ele monta não quer mais ninguém do lado rs, pede para sairmos e só começa se ninguém estiver olhando, quando ele termina sempre nos chama: “papai, mamãe, outro todo” kkkkkk, é muito legal… hj vou comprar um com mais peças, é muito legal… atualmente é o brinquedo que ele mais gosta.
    ________
    .:N:.

    Responder
  • Maria Rita de Paula

    Boa noite:
    Mais do que sete objetivos existem outros relevantes aos quais estamos inseridos; sou professora e é com pesar que percebo as dificuldades dos alunos entenderem algumas propostas apresentadas. Estou introduzindo atividades pensadas e possíveis. Algumas crianças não conseguem pinçar, recortar, colar. O primeiro quebra-cabeça foi um fracasso. Agora, terei de voltar novamente para um básico de três peças com a imagem para ajudar na visualização. Tudo devidamente registrado observado. Isso também é um ponto importantíssimo. Cada atividade deve respeitar os limites individual de cada criança.

    Responder
  • Kenia Ledoux

    Meu filho Kainan é apaixonado por quebra-cabeça. Primeiro foi um de 7 peças, depois 5 quebra-cabeças de 7 peças, de uma só vez!! Depois foi um de 28 peças. Resolvemos ver até onde ia…veio o de 48 peças para crianças a partir de 4 anos. Logo, ficou fácil!!! Então, fomos além… outro de 120 peças, para crianças a partir de 6… e isso tudo após ter feito 2 anos. Ainda fará 3 anos em 10/09/2015 e iniciou todo o processo em 11/09/2014.

    Responder

Deixe um comentário para Kenia Ledoux

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo