Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 mitos de um processo seletivo para o vestibular

7 mitos de um processo seletivo para o vestibular

Olá, leitores!

Muitas vezes ouvimos sobre algo e achamos que é verdade apenas por ouvir, mas as coisas não funcionam bem assim, mesmo que muitas pessoas acreditem, isso não vai tornar um fato verdade. Por ouvir dizer e depois espalhar para outras pessoas que os mitos nascem, eles vão passando de uma pessoa para outra e ganhando força. Mas estamos aqui para desvendar alguns mitos, dessa forma você não será enganado.

O processo seletivo de um vestibular é algo um pouco complicado, você passa por uma prova difícil e muitas vezes fica horas do dia estudando para ela. O problema é que se você estudar para um processo seletivo de vestibular e acreditar nos mitos seu tempo será um pouco perdido. Conheça agora 7 mitos de um processo seletivo.

O nervosismo vai fazer você ir mal – Não é bem assim, você pode ficar nervoso com o processo, ficar nervoso é até normal, mas ele não vai atrapalhar a ponto de fazer você se sair mal na prova. Até porque o processo seletivo para um vestibular demora algumas horas e é impossível ficar nervoso tanto tempo, você pode ficar nervoso nos primeiros 10 minutos, depois vai acostumar e o nervosismo não vai te atrapalhar mais.

Você vai passar se tiver estudado muito – Infelizmente estudar não é o bastante, muitas vezes você vai estudar por horas todos os dias e não vai conseguir passar, não por ter ido mal na prova, mas por não ter se saído tão bem como outros candidatos, isso acontece. Estudar por horas ou anos não garante a entrada no vestibular.

Ter passado pelo processo seletivo uma vez ̩ vantagem РṆo ̩ mesmo, a experi̻ncia de ter feito uma prova no processo seletivo ṇo significa que voc̻ tem vantagem sobre as outras pessoas. Voc̻ apenas vai saber como funciona e pode sair melhor que da primeira vez, mas isso ṇo quer dizer que outras pessoas que ṣo marinheiros de primeira viagem ṇo ṿo se sair melhor que voc̻.

Ser o ̼ltimo a deixar a sala ̩ sinal de que foi bem РMuitas pessoas pensam isso, mas ṇo ̩ verdade, uma pessoa que saiu mais cedo pode ter conseguido fazer a prova toda sem dificuldade. A verdade ̩ que muitas pessoas que ficam por ̼ltimo tiveram d̼vidas e dificuldades para concluir a prova e isso ṇo quer dizer que eles acertaram, mas sim que tiveram mais dificuldade em algumas quest̵es e, por isso, aproveitaram todo o tempo que tinham para pensar.

Chutar a mesma letra dará mais acertos – Muitas pessoas pensam que se chutas sempre a mesma letra a chance de acertar é muito maior, você pode até conseguir acertar algumas, mas é complicado saber a letra que mais se repete. Por isso o ideal mesmo é ler a prova e tentar fazer, se ficar em dúvida escolha uma alternativa mais provável e não uma letra qualquer.

Preciso escrever todas as linhas da redação – Não é bem assim que funciona e você não vai demonstrar mais inteligência e domínio do tema se fizer isso. Escrever muito pode gerar enrolação e isso não é legal em uma redação de vestibular. Não é necessário usar todas as linhas para fazer uma boa redação, seu texto precisa ter conteúdo, ser coerente e ter uma boa pontuação.

Existe tolerância de 10 minutos no tempo de chegada – Isso é usado em escola, se seu horário de chegada é 7 horas da manhã os portões geralmente ficam abertos até as 7h10. No vestibular não é assim, se o horário para começar está marcado para às 13 horas da tarde, o portão vai fechar exatamente neste horário, sem permissões para os atrasos.

Existem muitos mitos em relação ao processo seletivo para o vestibular, você precisa ficar atento. Nós mostramos alguns, mas fique de olho para não acreditar em um mito, você pode perder muito se acreditar neles. Em caso de dúvida sobre a prova, leia o edital, ele vai ajudar bastante.

Até logo!

comentários (1)

  • Como Fazer uma Boa Redação

    Isso aí! Essa questão da redação gera muitas dúvidas nas pessoas, que acham que é preciso ser um “mago das palavras” para tirar uma boa nota na prova de redação.
    Na verdade, uma redação que contenha uma argumentação coerente e que apresente correção gramatical já são suficientes para garantir uma excelente nota!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo