Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 métodos de estudo que podem facilitar muito sua vida

7 métodos de estudo que podem facilitar muito sua vida

Olá,

Uma das maiores frustrações de estudantes e concurseiros é ter aquele volume alto de matérias para estudar e não conseguir absorver quase nada. Se o tempo for curto então, é mais um motivo de preocupação. Mas sabia que usar métodos de estudo podem facilitar a sua vida?

Pode não parecer, mas estudar requer além de empenho, técnicas eficazes que auxiliam a reter conhecimentos e ajudam também na memorização.

Se você ainda não utiliza nenhum método de estudo, está perdendo tempo de aumentar ainda mais o seu desempenho e melhorar os resultados nos estudos.

Vamos lhe ensinar, neste artigo, 7 métodos de estudo infalíveis, além de algumas dicas preciosas que farão uma diferença enorme na hora de estudar e aprender. Confira!

5 Dicas Importantes Para Aplicar Na Hora de Estudar

1 – Organize o ambiente

Já percebeu que os ambientes exercem uma influência muito grande no nosso comportamento? Se você ficar em um ambiente com pouca iluminação, por exemplo, a tendência é ficar ocioso e pouco animado, pode observar.

A mesma coisa acontece em relação aos seus estudos. Antes de encarar os livros, é interessante preparar bem o ambiente para que você seja bem produtivo, olha só algumas dicas:

Iluminação: Principalmente, se você puder estudar somente à noite, você precisa ter um quarto com boa iluminação. Prefira luzes frias, que são mais claras e dão mais disposição. Evite luzes quentes (amarelas) elas “roubam” sua produtividade.

Espaço: Quanto mais espaçoso e arejado o lugar para estudos, melhor. Você precisa se sentir o mais confortável possível. Lembre-se de escolher um local limpo e organizado para garantir que sua concentração funcione.

Silêncio: Tente encontrar um lugar livre de ruídos e qualquer outro barulho que possa desviar sua atenção. Se necessário, fuja para um local ao ar livre que fique longe de barulhos.

2 – Se desligue

Pense que o seu momento de estudo é sagrado. Portanto, nada de levar o celular para o quarto de estudos. Fique longe da televisão, internet e telefone.

Reserve o momento somente para se dedicar aos estudos, qualquer interrupção arruinará totalmente seu planejamento para estudar.

3 – Prepare seu corpo

Estudar já não é uma tarefa fácil e se você não tiver disposição, fica tudo ainda mais difícil. Para isso, você precisa preparar o seu corpo.

Durma o suficiente para encarar o dia com disposição total, se alimente bem para nutrir seu organismo e o cérebro. Não faça esforços físicos para não perder a disposição. Tudo isso refletirá positivamente em seu desempenho, pode ter certeza.

4 – Faça um planejamento

Antes de qualquer coisa, você precisa seguir um planejamento e uma rotina para que tudo aconteça como você deseja.

Defina dias e horários que serão reservados exclusivamente para os estudos. Desta maneira, você sentirá que tem um compromisso a cumprir. Anote em uma agenda, no calendário do celular ou use um quadro branco de anotações para não esquecer.

5 –  Não se cobre

Se cobrar muito ou se desesperar no momento de estudar, não ajuda em nada. Ao contrário, somente deixa o seu cérebro mais carregado e indisposto a absorver informações.

Estude no seu tempo, absorva informações moderadamente e não tente ultrapassar o tempo de estudos que você programou. O objetivo não é se exaustar mentalmente e sim absorver conhecimentos de maneira eficiente.

7 Métodos de Estudo Que Você Precisa Aplicar!

estudante-dicas

Foto: Reprodução

1 – Blocos de tempo e metas

Definir metas de estudo pode ser de grande ajuda para avançar mais nas matérias. Estipule quantas matérias você estudará por dia e quanto tempo você tem disponível para isso.

É interessante dividir o seu tempo total para estudos em blocos de tempo, como se estivesse em uma escola mesmo.

Nosso cérebro facilmente se exausta, portanto é importante ter algum intervalo para limpar sua mente e recomeçar a todo vapor.

Se você tem disponível 6 horas por dia para estudar, estude 2 horas seguidas, faça um intervalo de 30 minutos, estude mais 2 horas, descanse mais 30 minutos e retorne aos estudos novamente.

Vale ressaltar que nos intervalos, você precisa limpar totalmente sua mente. Ouça suas músicas favoritas, tire uma soneca, vá dar um passeio ao ar livre ou até mesmo assista algo.

Você retornará aos estudos muito mais disposto e preparado para absorver mais conhecimentos, e o melhor de tudo, o aprendizado será muito mais reforçado.

2 – Resumo

Será que a técnica de resumo funciona mesmo? Funciona sim, sabe por que? Ao transcrever o que você aprendeu, você estará treinando e avaliando seu cérebro. A tendência é que você se esforce ao máximo e tente ser o mais assertivo possível, ativando sua memória.

As chances de você realmente aprender uma matéria aumentam quando você faz um resumo, anotando os principais fatos e temas importantes. Faça um resumo de cada matéria e depois faça um resumo de tudo, enumerando cada ponto de importância.

O resumo servirá ainda para você fazer aquela revisão final e se preparar para a avaliação.

3 – Mapas mentais

O uso de mapa mental é um dos métodos de estudo mais eficazes para memorizar e absorver informações. Acontece que quanto mais efeitos visuais e símbolos você utiliza para identificar um evento ou fato, maiores são as chances de você fixá-los em sua mente.

E o mapa mental faz exatamente isso, é uma forma de organizar pensamentos e informações de uma maneira mais interativa e simples de compreender.

Você pode usar o XMind, GoConqr e o MindMeister, que são os mais populares. Se você quiser ter um programa em seu próprio computador que exporte seus arquivos para uma pasta específica, o melhor para isso é o Xmind. Os outros são online e você pode compartilhar com quem você quiser.

Este artigo da Goconqr explica perfeitamente como funciona a técnica de mapas mentais, dá uma olhadinha depois!

4 – Flash cards

O método de estudos de Flash Cards também é bem comum entre estudantes e concurseiros. Este método visa a memorização das informações, sendo também muito eficaz para o aprendizado e desempenho.

Consiste em criar cartões interativos com perguntas na frente e respostas no verso. A ideia é que você separe por grau de dificuldade e por matéria. A medida em que você for compreendendo as matérias, acertando as questões, você consegue reter muito mais informações economizando um bom tempo de estudo.

5 – Gravação

Já tentou gravar um áudio de você explicando a matéria? Muitos estudantes aplicam este método para analisar o grau de compreensão da matéria. Este método consiste em fazer com que você se prepare mentalmente para “dar uma aula” a si mesmo.

Gravações em vídeo são ainda mais eficazes e você pode tentar ensinar outra pessoa. Desta maneira, se você conseguir explicar o conteúdo para outra pessoa e esta pessoa entender perfeitamente, significa que você já está 100% nesta matéria.

6 – Brainstorming

Brainstorming é uma reunião de um grupo de pessoas que se unem para debater sobre algum tópico. Neste caso, reunir um grupo de amigos para debater questões das matérias pode ser uma excelente técnica de absorção e aprendizado.

Pode ser uma reunião presencial ou pelo Skype mesmo. A ideia é cada um analisar o aprendizado do outro e juntos aprenderem o máximo possível sobre uma determinada matéria. Vale até ter a presença de um professor especializado na matéria para avaliar e considerar respostas corretas.

7 – Aprendendo de verdade com seus próprios métodos

É importante que você entenda que a famosa “decoreba” não é mais considerada uma técnica de estudos, por que?

Decorar significa aprender por tempo limitado. Você logo esquecerá aquilo que decorou, ou seja, você não aprendeu definitivamente a matéria, e isso não é bom. Facilmente você poderá esquecer uma questão na hora da avaliação final e ai as coisas complicam.

Adotar os seus próprios métodos de estudo, faz com que você aprenda de verdade e nunca mais precise ficar preso a uma “decoreba” passageira.

Agora é a Sua Vez!

Agora você já conhece os melhores métodos de estudo para transformar de vez a sua maneira de estudar. Escolha aqueles que você pode colocar em prática e analise as mudanças significativas em seu desempenho.

Não adianta nada ter conhecimento destes métodos e não colocar em prática. Lembre-se do seu planejamento e siga à risca. Seja rigoroso com suas metas, mas não se cobre muito para não sobrecarregar-se.

Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas, se gostou do artigo, não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas a melhorarem também suas técnicas de estudo, combinado?

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo