Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 Maneiras de Melhorar a Comunicação no Trabalho

7 Maneiras de Melhorar a Comunicação no Trabalho

Olá,

Tão bem como saber toda a técnica no que diz respeito à sua área de atuação, é saber se comunicar. Seja com líderes ou liderados, o bom relacionamento é essencial para o desenvolvimento e processo de crescimento na carreira.

Você pode ser tímido ou extrovertido demais. Não importa. É possível manter uma boa conversa e encaixar as ideias. Separamos 7 dicas para te ajudar nessa.

Saber ouvir

Se você é o tipo que só você fala em reunião, os projetos e os planos tendem a dar errado. Tudo que é feito em equipe tem mais chances de dar certo. Então, aprenda a ouvir e tente sempre se colocar no lugar do outro. Se só você fala, saiba que algo está errado.

Aprenda a se posicionar

É importante dizer o que você pensa. Sempre com respeito. Impor sua opinião não te levará a lugar nenhum. Aprenda qual o melhor momento e saiba se posicionar sem gerar mal estar. Em algumas situações, isso pode ser determinante.

Autoconfiança

Você precisa ter firmeza quando fala. Se transmitir dúvida, ficará difícil de o restante confiar em você. Esteja seguro das suas decisões, escolhas e transmita isso em suas falas.

Silêncio

Ele também é importante, pode ter certeza. Tão sábio quanto saber o que falar no momento e na hora certa, é saber é hora de calar. Só o silêncio te permite ouvir, dá espaço para o outro pensar e também te deixa esclarecer as ideias. Melhor do que falar uma bobagem, é ficar quieto.

Seja objetivo

Se você dá voltas ao mundo para falar uma coisa pequena, mude isso. Ser objetivo e simples na comunicação é o segredo para uma boa comunicação. Na medida do possível, vá direto ao ponto.

Busque apoio

Lembre-se: os RHs existem para ser um apoio aos funcionários de uma empresa. Caso não saiba como lidar com uma situação, busque ajuda. Algumas empresas fornecem suporte especial aos líderes. Use sempre todos os recursos.

Nunca seja agressivo

Nunca, em hipótese alguma fale com agressividade. No momento que isso acontecer, qualquer coisa boa se desfaz. Bateu nervoso? Saia um pouco, vá respirar, mas não diga nada no momento de raiva.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo