Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 maneiras de criar videoaulas interativas

7 maneiras de criar videoaulas interativas

Olá,

Está cada vez mais difícil chamar atenção dos alunos em sala de aula, por isso os professores precisam criar novas estratégias e a videoaula interativa é uma ótima opção. Vamos mostrar 7 maneiras de criar videoaulas interativas.

Os vídeos devem ser não só interessantes, mas também devem passar uma mensagem, ou seja, deve ser um vídeo de aprendizagem. Com as técnicas que vamos mostrar aqui é possível criar um vídeo bem legal e pode ter certeza que isso contribuirá para a aprendizagem do aluno. Essas dicas são para qualquer pessoa que deseja fazer uma videoaula, já falamos aqui sobre ferramentas online para criar videoaulas.

Veja 7 maneiras de criar videoaulas

1 – Saiba o que quer ensinar

Antes de começar a vídeoaula é necessário saber o que deseja ensinar e enfatizar, assim você não corre o risco de falar, falar e não dizer o que realmente quer ensinar. Isso é muito comum, além disso você evita falar várias vezes a mesma coisa. Não importa o tipo de vídeo que vai fazer, é necessário identificar os itens que você deseja enfatizar, assim o aluno consegue visualizar com facilidade os conceitos importantes e armazená-los na memória a longo prazo.

2 РPense nas intera̵̤es com cuidado

Depois de ver sua aula o aluno precisa fazer algum tipo de interação para realmente gravar o que aprendeu, por isso é necessário que você pense com cuidado nas interações que vai ter. Existe uma quantidade enorme de recursos de vídeos interativos disponíveis para envolver melhor o visualizador em seu programa, pode ser gravação de voz, pausar e reiniciar, clicar e questionar, entre muitos outros.

Cada um desses tem sua força e vai ajudar os alunos de uma forma, por isso você precisa pensar qual a melhor opção para o que está ensinando.

3 РTempo e espa̤o das intera̵̤es

Já pensou no tipo de interação que vai ter? Agora é necessário pensar no tempo e espaço, espace de forma correta cada interação para que o engajamento com o aluno seja mantido. É importante considerar também a variação de interações que você usa em uma única videoaula. Só assim você vai conseguir manter o interesse do espectador.

4 РFa̤a algo com dura̤̣o pequena

É muito importante não exagerar na duração do vídeo, a criação da aula deve ser curta e concisa, isso vai ajudar os alunos e qualquer pessoa que assistir a atingir os objetivos de aprendizagem de forma eficiente. Uma opção legal é fazer aulas modulares, com esse programa modular é possível que os alunos escolham as lições de acordo com o interesse que eles têm.

5 – O vídeo deve ser móvel e acessível

Atualmente muitas pessoas estudam pelo tablet ou pelo próprio celular, por isso é importante criar uma videoaula que seja acessível a essas mídias. Deixe seus alunos estudarem onde quiserem e se sentirem melhor.

6 – Crie formas de acompanhar o progresso

Se vai fazer um programa de treinamento mais longo é importante acompanhar o processo dos alunos e pessoas que estão participando, por isso crie formas de acompanhar esse processo, pode ser por um gráfico, por exemplo, só não deixe de acompanhar.

7 – Pense nas próximas etapas

Não pare por ai, você já começou ajudando seus alunos, mas é interessante continuar e ajudar os alunos no caminho certo. No final de um programa de aprendizagem de vídeo interativo, incentive seus alunos a continuarem em seu treinamento fazendo outro cursos ou aplicando o que aprenderam de maneira apropriada.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo