Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 livros que marcaram história

7 livros que marcaram história

Olá,

Existem muitos livros que marcaram a história e fizeram uma grande diferença, essa diferença pode ser cultural, pode ser na vida de pessoas, entre outras formas. Veja a lista e se surpreenda com os livros que vai encontrar aqui, alguns são bem antigos e outros mais novos.

7 livros que marcaram história 

1 – A República — Platão (380 a.C.)

É uma obra muito rica em termos filosóficos, políticos e sociais. Platão busca uma fórmula que garanta uma harmoniosa administração de uma cidade, mantendo-a livre da anarquia, dos interesses e disputas particulares e do caos completo. É um livro com diálogo que acontece na casa de Polemarco, irmão de Lísias e Eutidemos, filho do velho Céfalo. Os principais personagens do diálogo são Sócrates; os dois irmãos de Platão, Glauco e Adimanto; Nicerato, Polemarco, Lísias, Céfalo e Trasímaco.

O livro é o início de um diálogo entre o sofista Trasímaco, que entende que a força é um direito, e que a justiça é garantida somente àquele que é o mais forte, determinam assim o injusto como aquele que transgredir suas regras.

2 – A Divina Comédia — Dante Alighieri (1321)

Este é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana, escrito por Dante Alighieri e dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. O poema é articulado por trilogias, entre elas as formadas por Razão – Humano – Fé, Onça – Leão – Loba, Pai – Filho – Espírito Santo. Quando Dante escreveu o poema os textos eram separados entre Comédia, obras dotadas de finais felizes e Tragédias.

3 – O Príncipe — Maquiavel (1532)

É um livro escrito por Nicolau Maquiavel e trata-se de uma das teorias políticas mais elaboradas pelo pensamento humano, e que tem grande influência em descrever o Estado desde a sua publicação até os dias de hoje. O intuito de O Príncipe é descrever as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos e como conquistar e manter um principado, podemos dizer que é um guia de como se chegar e manter-se no poder.

4 – Dom Quixote — Miguel de Cervantes (1605-1615)

Por mais antigo que seja, esse livro é muito conhecido e muitas pessoas já leram, é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes. O livro tem 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615.

5 – Confissões — Jean-Jacques Rousseau (1781)

O livro de Jean-Jacques Rousseau que é considerado o precursor do Romantismo narra interessantes fatos da sua vida, expõe seu caráter, valores e o caminho de seu amadurecimento pessoal e filosófico.

6 – Assim Falou Zaratustra — Friedrich Nietzsche (1883-1885)

É um livro escrito pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, ele influenciou significativamente o mundo moderno. Assim Falou Zaratustra narra as andanças e ensinamentos de um filósofo, que se autonomeou Zaratustra após a fundação do Zoroastrismo na antiga Pérsia. É usado uma forma poética e fictícia, frequentemente satirizando o Velho e Novo Testamento

7 – 1984 — George Orwell (1949)

É um romance distópico clássico que retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo. Ele mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.

Se interessou em algum dos livros? Não deixe de ler esses livros que marcaram história.

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo