Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 Livros para Trabalhar a Leitura na Escola

7 Livros para Trabalhar a Leitura na Escola

Olá,

Trabalhar a leitura na escola nem sempre é uma tarefa fácil, é claro que você como professor deve ajudar o aluno a ler bem, principalmente os alunos mais novos e que estão começando agora. Mas não deixa der ser um grande desafio, por isso vamos mostrar aqui livros para trabalhar a leitura na escola, são livros interessantes que vão aguçar a curiosidade da criançada.

As dúvidas em relação as atividade desenvolvidas para estimular os pequenos leitores são muitas, por isso é sempre bom pesquisar e conhecer novas atividades. Você pode contar com a experiência de outros professores para ajudar seus alunos e claro, também pode compartilhar o que aprendeu e tem feito. Além de criar uma roda de leitura, dramatização do livro, caixinha de leitura, contação de história e outras coisas que vão incentivar a leitura dos alunos, também é necessário ter bons livros.

Não adianta nada ter um trabalho muito bem feito se os livros não são interessantes e não provocam a curiosidade dos alunos. Por esse motivo veja os 7 livros para trabalhar a leitura na escola, pode ter certeza que com os livros que vamos mostrar você vai ter muita atividade para fazer e seus alunos vão adorar.

Veja 7 livros para trabalhar a leitura na escola

Os livros que vamos mostrar aqui são para crianças de 7 a 12 anos, você como professor vai ver os livros e definir se ele vai funcionar para seus alunos ou não, mas a maioria é bem interessante. Por isso confira:

Mamãe Botou um Ovo, de Babette Cole

Esse livro conta de uma forma bem-humorada o nascimento dos bebês, é um tema que gera muita curiosidade entre os pequenos. No livro o pai e a mãe decidem explicar o assunto, mas o fazem cada um à sua maneira, com muita embromação e caraminholas, mas as crianças têm outras fontes de informação.

Gente Pequena, Gente Grande, de Aurélie Romain e Stéphanie Vander Meiren

Ele aborda a passagem do tempo de forma poética, começa mostrando desde o início com um embrião e vai crescendo com o passar dos anos, passando por toda a juventude, maturidade e envelhecimento.

O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato

É um clássico da literatura infantil brasileira, estimula as crianças por causa da curiosidade dos próprios personagens. Existe uma riqueza de temas tratados, são cheias de fantasias e é bem interessante pois mostra a vida de crianças que moram no interior.

O Roubo do Arco-Íris, de Katia Canton

O livro fala sobre amizade, é uma aventura de três crianças que adoram o arco-íris e querem entender por que ele não apareceu desta vez. A missão deles é desvendar o mistério e com isso até fazem uma nova amizade um tanto inesperada. É uma história cheia de fantasia assim como o livro de Monteiro Lobato.  

A Árvore da Lembrança, de Britta Teckentrup

Conta a história de uma raposa que viveu feliz na floresta por muitos e muitos anos. Ela começou a se sentir cansada e decidiu que era hora de partir, desolados, os animais reúnem-se em volta da velha amiga para relembrar momentos felizes que compartilharam com ela.

Pollyanna, de Eleanor H. Porter

Esse é um livro para crianças maiores de 10 anos, conta a história da pequena órfã Pollyanna e como ela encara a vida, praticando o “Jogo do Contente” que aprendeu com o pai nesse clássico romance infantil. Sua filosofia é colocada em cheque quando ela sofre um acidente e corre o risco de ficar paralítica.

Cavalhadas de Pirenópolis, de Roger Mello

Um livro que representa a luta entre cristãos e mouros, trazida pelos portugueses e que ocorre na cidade de Pirenópolis, cidade do estado de Goiás. Parece ser um livro complicado, mas é recomendado para crianças de 6 a 8 anos, ela tem o pano de fundo para a história de um rapaz apaixonado que enfrenta desafios para entregar uma flor à sua amada.

Esses são apenas alguns livros que você pode trabalhar com seus alunos, são livros para trabalhar a leitura na escola e pode ter certeza que eles vão adorar cada uma das histórias.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo