Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » 7 livros on-line gratuitos para ler em um dia

7 livros on-line gratuitos para ler em um dia

Olá, leitor(a)! 

O hábito de leitura traz inúmeros benefícios para o ser humano, como o desenvolvimento intelectual, o exercício da imaginação, a aquisição de diversos conhecimentos e a diminuição de estresse. Acontece que, devido às tarefas que ocupam quase todos os horários do nosso dia, manter essa prática pode ser bastante complicado. 

Contudo, existem muitos livros de qualidade com histórias relativamente curtas. Alguns clássicos da literatura, por exemplo, possuem em torno de 100 páginas, sendo leituras leves e rápidas. Assim, para ajudar nossos(as) leitores(as) a encaixarem esse hábito em suas rotinas, recomendamos 7 livros on-line gratuitos que podem ser lidos em apenas um dia. 

7 livros on-line gratuitos para ler em um dia 

Pensando em todos os públicos, nossa seleção apresenta obras de diferentes épocas, nacionalidades e gêneros. O objetivo é proporcionar distintas experiências literárias. Vejamos, abaixo, cada um dos livros:

7 livros on-line gratuitos para ler em um dia

Fonte: Reprodução

1. A Metamorfose (1915) – Franz Kafka

Essa obra conta as aventuras de um caixeiro-viajante chamado Gregor Samsa. Ele não gosta nada dessa profissão, pois, a fim de ajudar os pais, teve que abandonar suas vontades pessoais para seguir carreira nela. A história começa quando, em uma certa manhã, Gregor acorda e percebe que se transformou em um inseto gigante, semelhante a uma barata. Para acessar o livro, clique aqui. 

2. O Pequeno Príncipe (1943) – Antoine de Saint-Exupéry

Considerado um clássico da literatura infanto-juvenil, muitas pessoas associam a história da obra com a vida de Saint-Exupéry, autor do livro. A narrativa conta sobre um piloto que, por infortúnio, cai com o avião no meio do deserto do Saara. Lá, ele encontra um menino, o Pequeno Príncipe, que afirma morar em um pequeno asteroide. A obra possui uma escrita simples e diversas ilustrações, podendo ser lida por pessoas de qualquer idade. Para acessar o livro, clique aqui. 

3. O Alienista (1882) – Machado de Assis

Essa obra humorística narra a vida do Dr. Simão Bacamarte, um respeitado alienista (nome dado para psiquiatras na época em que o livro foi escrito) que cria um projeto chamado Casa Verde, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. O projeto tinha como intuito estudar as singularidades da mente humana, mas, com o passar do tempo, o Dr. Bacamarte acaba internando compulsoriamente quase todas as pessoas da cidade e se afundando em sua própria loucura. Para acessar o livro, clique aqui. 

4. O Nariz (1836) – Nikolai Gogol

Nesse livro, acompanhamos uma história satírica russa sobre a vida de Ivan Iákovlevitch, um barbeiro de São Petersburgo. O personagem encontra o nariz do major Kovaliov no meio do seu pão durante o café da manhã e, com receio de ser pego injustamente pela polícia, faz de tudo para esconder o achado. Entretanto, o nariz parece ter vida própria e sai andando pelas ruas da cidade como se fosse um humano completo. Para acessar o livro, clique aqui. 

5. O Misterioso Caso de Styles (1920) – Agatha Christie

Essa foi a primeira obra publicada por Agatha Christie, autora considerada a rainha da literatura policial. A narrativa gira em torno de um crime ocorrido na Mansão Styles, onde a proprietária é encontrada morta em sua cama. Todos os personagens parecem ter tido um motivo para cometer o assassinato, e nenhum deles possui um álibi convincente. Então, o célebre detetive Hercule Poirot entra em ação para solucionar o caso. O livro está em inglês, clique aqui para acessá-lo. 

6. O Príncipe (1532) – Nicolau Maquiavel

Esse livro, escrito pelo pensador italiano Nicolau Maquiavel durante o período renascentista, foi inicialmente dedicado a Lourenço de Médici, um estadista e soberano da República Florentina. Maquiavel elaborou a obra para exibir seus conhecimentos sobre como um soberano deve governar e, até hoje, as ideias presentes nela são motivo para debates. O livro está disponível gratuitamente para o Kindle, e você pode adquiri-lo clicando aqui. 

7. A Revolução dos Bichos (1945) – George Orwell

Classificado como um dos melhores livros do século XX, A Revolução dos Bichos conta a história de diversos animais que moram na fazenda Granja do Solar. O sonho deles é se livrarem da exploração do Sr. Jones, dono da fazenda, e governarem a si próprios. Entretanto, os bichos oprimidos acabam se tornando opressores sob influência de Napoleão, um dos porcos da fazenda, e sua sede de poder. Para acessar o livro, clique aqui. 

Conteúdo extra 

Para aqueles(as) que desejam mergulhar ainda mais no universo literário e descobrir novos mundos e realidades todos os dias, recomendamos o podcast mensal Chá das Cinco com Literatura, que aborda obras brasileiras e internacionais. Outra opção é o podcast 30:MIN – Livros e Literatura, que, com o propósito de tornar a literatura acessível a todos(as), trata o tema de forma bem-humorada e descomplicada. 

E aí, você conhece algum(a) amigo(a) que precisa aliviar a cabeça, mas não tem muito tempo para leituras longas? Então compartilhe nosso artigo e inicie essa jornada com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo