Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » 7 lições sobre empreendedorismo e marketing

7 lições sobre empreendedorismo e marketing

Olá, leitor!

Durante muito tempo acreditou-se que os empreendedores nasciam com características determinantes do perfil, mas hoje sabe-se que o empreendedorismo é um conjunto de comportamento e hábitos que podem ser adquiridos com o devido preparo. E o segredo para o sucesso depende do marketing que envolve e é praticado no negócio.

A primeira etapa que um empreendedor precisa vencer para se tornar um, é identificar uma tendência de mercado e dela enxergar a oportunidade certa de comércio. Para isso, é preciso ter iniciativa, ser persistente, não ter medo de correr riscos, ter o desejo e comprometimento de liderar a própria empresa e, principalmente, obter 110% de conhecimento sobre aquilo que se propõe a comercializar.

Vencida as etapas anteriores, deve-se ter ciência de que bons resultados não vêm sozinhos, o segredo está justamente no marketing por trás do produto. Agora, atenção! porque produto pode ser um bem, um serviço, uma experiência, um evento, uma pessoa, um lugar, informação, organização, propriedade e ideia. Segundo o pesquisador Philip Kotler, se trata da oferta de algo que seja capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo.

Vejamos, então, algumas lições que podem ser muito úteis para um bom desempenho dos negócios:

  • Público-alvo

O centro de toda estratégia e ações deve ser o público que se deseja atingir. É baseado nele que se determina os objetivos a serem alcançados. O público-alvo é a peça fundamental e mais importante da equação de marketing, segundo a pesquisadora Martha Gabriel. É preciso conhecê-lo muito bem para poder especificá-lo.

  • Estratégia

setas-indicando-o-sucesso

A estratégia surge de um estudo do ambiente, que é o meio onde o produto será lançado. Em outras palavras, para determinar a área de atuação primeiro é preciso explorá-la, saber onde está o seu público, como ele se comporta, quais seriam os obstáculos para atendê-lo, seja por fatores internos da empresa (funcionários, fornecedores, capacidade de produção/ atendimento) como externos – que não podem ser controlados (tecnológicos, demográficos, naturais, culturais, políticos, jurídicos, etc).

  • Planejamento

Após o mapeamento, o passo seguinte é definir os meios de atuação e planejar a ação em cada um dos ambientes. É preciso ter em mente que cada local de ativação, por possuir características diferenciadas e próprias, exige um plano e atitude específica.

  • Posicionamento

De acordo com o conceito de marketing, a oferta do produto deve ser feita de uma forma que ele ocupe um lugar diferenciado e valorizado na mente do consumidor. Para isso, tem-se que apontar uma ou mais características que o torne único e exclusivo.

  • Comunicação – publicidade

É por meio do planejamento estratégico que se define onde e como o seu negócio será divulgado, seja em mídias tradicionais ou digitais. Ainda que o digital domine boa parte da vida humana, as pessoas são feitas de carne e osso, por isso, saber trabalhar os mais diferentes meios e tecnologias de forma integrada, permite um melhor alcance ao público e um melhor aproveitamento.

  • Comunicação – CRM (Costumer Relationship Management)

A gestão de relacionamento com o cliente é muito importante para a saúde dos negócios, ela visa “organizar o trabalho em função da satisfação” do consumidor, isto ajuda a promover a fidelização e atração de novos clientes em potencial. Existem diferentes ferramentas no mercado que auxiliam esse gerenciamento.

  • Análise

O balanço de tudo o que é feito na empresa é essencial para que cada vez mais se atinja bons resultados. Por meio da análise de dados é que se identifica quais ações foram positivas ou negativas, com isso se investe mais em determinadas coisas, se corrige erros ou até elimina o excesso por completo.

A ação empreendedora está diretamente relacionada com o marketing e este, por sua vez, com a estratégia de comunicação e seus meios. Portanto, o bom empreendedor é aquele que se atenta para todos os aspectos que de alguma maneira influenciam e potencializam o seu negócio positivamente.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo