Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » 7 jogos on-line gratuitos para aprender inglês

7 jogos on-line gratuitos para aprender inglês

Olá, leitor(a)!  

Já reparou que é mais fácil nos lembrarmos de alguma coisa quando estabelecemos um vínculo afetivo com ela? Seja a ida ao museu com os avós ou a excursão para conhecer um teatro com a turma da escola, quanto maior o prazer, mais detalhes são preservados na memória.  

Isso também acontece no processo de aprendizagem, quanto mais divertida é uma atividade, maiores são as chances de ela ficar retida nas nossas lembranças. Pensando nisso, reunimos 7 jogos on-line gratuitos para aprender inglês brincando.  

Eficácia dos jogos no aprendizado 

Escolas mais tradicionais podem ter alguma resistência em abordar a educação por uma perspectiva mais lúdica, como se houvesse apenas uma maneira de aprender. Entretanto, é importante considerar que, com a internet e diversas redes sociais, as dinâmicas têm mudado e influenciado o comportamento e atenção de crianças, jovens e adultos(as).  

Por isso, é necessário que o processo de ensino e aprendizagem seja sempre repensado, considerando quais são as melhores formas de engajar estudantes em sua própria formação. Em uma entrevista cedida ao site de educação Porvir, por exemplo, o professor e designer de jogos Gonzalo Frasca defendeu que “jogar é uma das maneiras inatas para aprender”.  

Ainda, de acordo com ele, “é a estratégia cognitiva com que conhecemos e exploramos o mundo”. Isso não significa dizer que todos os jogos têm função educacional, muitos deles são criados pensando unicamente no entretenimento. De toda forma, é notável que aprender brincando mobiliza muito mais os(as) alunos(as). 

Inúmeros jogos exigem de nós agilidade mental, vocabulário, criatividade, entre outras habilidades, e isso é fundamental para apreender informações e estimular novos conhecimentos. Portanto, complementar a educação com essas ferramentas de diversão é um bom caminho para garantir uma aprendizagem mais eficaz.  

7 jogos para aprender inglês 

Tendo isso em vista, e considerando que o inglês é um dos idiomas mais requisitados no mundo, especialmente no mercado de trabalho, selecionamos 7 jogos que vão ensinar a língua, do nível básico ao avançado. Vejamos a seguir:  

7 jogos on-line gratuitos para aprender inglês

Fonte: Reprodução

1. ESL Games

Voltado para crianças e adolescentes, o ESL Games não é só um jogo. Na verdade, é um site inteiro de jogos interativos, com o objetivo de ensinar a língua inglesa de forma mais divertida. Nele, é possível encontrar jogos de memória, de tabuleiro, de formação de frases e afins, trazendo conteúdos de vocabulário, gramática, pronúncia e muito mais. Para acessar, clique aqui.

2. Learning English

Um pouco diferente da plataforma anterior, esta não se dedica integralmente à elaboração de jogos de inglês, mas tem uma seção específica para isso chamada Quizzes. Os desafios têm o ensino da gramática como prioridade e é possível acessá-los pela web ou baixar o aplicativo, disponível nos sistemas Android e IOS.  

3. Britannica Games

Mais uma plataforma de jogos, dessa vez para quem já possui algum conhecimento sobre o inglês, a Britannica Games explora o idioma a partir da abordagem de vários temas, da geografia à ficção científica. Nela, você resolve palavras-cruzadas, responde a divertidos testes sobre figuras ou períodos históricos. Para acessar, clique aqui.  

4. Draw Something

O jogo perfeito para aprender inglês com a família toda ou em grupos de amigos(as). Nele, um(a) jogador recebe uma palavra, em inglês, e precisa desenhá-la de modo que as outras pessoas que estão jogando adivinhem do que se trata. O aplicativo está disponível em Adroid e IOS. 

5. Lingokids

Esse aplicativo é voltado para um público mais restrito, crianças de 2 a 8 anos. Por isso, apresenta várias atividades interativas, com músicas, vídeos e jogos de memória. A ideia é fazer com que os(as) pequenos se habituem ao inglês desde cedo, usando materiais estruturados pela Universidade de Oxford, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. É possível acessar nas versões para Android e IOS. 

6. Quiz your English

Esse jogo tem como público-alvo pessoas que já iniciaram os estudos em inglês e querem reforçá-los e praticá-los de maneira dinâmica. Nele, o(a) estudante participa de competições de perguntas sobre vários temas com pessoas do mundo todo. Ele está disponível nas versões Android e IOS. 

7. 4 Pics 1 Word

Mais um jogo direcionado para quem possui conhecimentos básicos da língua inglesa, neste são disponibilizadas quatro imagens para que se adivinhe uma palavra a qual elas fazem referência. Além disso, conforme você vai solucionando as questões e acertando, são desbloqueados novos níveis no jogo. É possível acessar nas versões Android e IOS.

Bônus: Expresso English Podcast 

Para quem tem uma agenda disputada, com muitos compromissos e atividades para cumprir, esta pode ser a solução. O podcast Expresso English tem como proposta fazer com que estudantes de inglês, que já possuem conhecimentos básicos, pratiquem a língua diariamente em poucos minutos. 

O formato possibilita a escuta das aulas quando e onde o(a) estudante quiser. Apresentados pela norte-americana Shayna Oliveira, os episódios duram de 5 a 10 minutos apenas e trazem conteúdos de gramática, vocabulário e expressões idiomáticas. Para conhecer mais sobre o material, e aprender e praticar o inglês, clique aqui.  

Gostou dos jogos selecionados? Deixe nos comentários quais deles você pretende utilizar!  

No Canal do Ensino, leia também:  

Bons estudos e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo