Você está aqui:Home » Livros Grátis » HQs » 7 HQs sobre ciência disponíveis on-line gratuitamente

7 HQs sobre ciência disponíveis on-line gratuitamente

Olá, leitor(a)!

As histórias em quadrinhos, mais conhecidas como HQs, se tornaram um fenômeno com o surgimento das histórias de super-heróis. Apesar de esse gênero ser o mais popular do formato, as HQs abrigam diversos outros e com temáticas para diferentes públicos, de crianças a adultos e idosos.

Uma temática pouco conhecida, mas de grande importância, é a divulgação científica, em que o enredo da história é baseado em estudos, artigos ou pesquisas científicas. Pensando em popularizar esse tema, nós selecionamos 7 HQs sobre ciência que vão mostrar como essa área do conhecimento se apresenta nas histórias em quadrinhos.

HQs e divulgação científica

Historicamente, conteúdos ligados à ciência e à academia são vistos como complexos, cansativos e, muitas vezes, chatos. Um dos motivos para esses julgamentos é o formato em que os conteúdos são produzidos e divulgados, como artigo e monografia, fazendo com que o público se afaste deles.

Na tentativa de popularizar os conteúdos científicos, sem perder a credibilidade, surgiu a ideia de colocá-los nas histórias em quadrinhos, uma vez que o formato era um sucesso entre o público — tanto jovem como adulto. A partir da década de 1930, as histórias de super-heróis passaram a contar com a ajuda da ciência, já que a origem dos poderes de determinado personagem era explicada, geralmente, de forma científica.

Além disso, começaram a retratar cientistas como personagens principais das histórias, seja como heróis ou vilões. Esse é o primeiro uso da ciência nas HQs, que ainda possui outras duas abordagens.

A segunda abordagem diz respeito à divulgação científica em estado puro, com o enredo da história totalmente baseado em um artigo, pesquisa ou estudo científico. Geralmente, esse tema é adaptado para as HQs a fim de aumentar o contato que as pessoas têm com ele.

A terceira e última utilização da ciência nas histórias em quadrinhos está relacionada com o caráter didático-pedagógico que a área possui. Por ser um formato fácil de consumir, as HQs são utilizadas por pais e professores(as) durante o aprendizado de crianças e adolescentes — não só do que está previsto na grade escolar, mas também de aspectos do cotidiano.

Nesse sentido, o conhecimento científico é adaptado a uma história lúdica e divertida para ensinar, por exemplo, a importância das chuvas ou as leis da gravidade. Portanto, as HQs podem ser um meio prático e divertido de consumir conteúdo acadêmico e desmistificar o pensamento de que aprender “ciência é difícil e chato”.

7 HQs sobre ciência

Para mostrar que essa área do saber pode ser entendida de maneira leve e fácil, em qualquer lugar e a qualquer momento, nós separamos 7 histórias em quadrinhos que utilizam a ciência em seu enredo. Vamos apresentá-las a seguir:

7 HQs on-line gratuitas sobre ciência

Fonte: Reprodução

1. Turma da Mônica — A pele e o sol (2013)

Um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil, que influenciou uma geração de leitores(as), a Turma da Mônica possui edições que utilizam a ciência para educar os(as) jovens. Nesta HQ, os(as) personagens mostram quais devem ser os cuidados com a pele.

O enredo aborda temas como os efeitos do sol na pele, os cuidados que devem ser tomados para evitar doenças e os benefícios que a luz solar proporciona para o corpo. Clique aqui para ler a história completa.

2. Ciclos (2019)

Essa tirinha foi baseada em um artigo científico do biólogo e pesquisador Luciano Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP). A partir do estudo de campo em riachos intermitentes, o artigo evidencia como acontece a colonização de riachos por insetos aquáticos.

A HQ tem o intuito de aumentar o alcance para mostrar a importância dos insetos aquáticos e promover maior conscientização das pessoas. Clique aqui para ler a história completa.

3. Os Braços de Nildo e Rony (2018)

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Disseminação em Neuromatemática (NeuroMat), esta HQ conta a história de Nildo e Rony, um motoboy e um médico que perderam, parcialmente, o movimento dos braços.

O enredo é baseado nos estudos sobre lesão aguda no plexo braquial, conjunto de nervos responsáveis pela coordenação dos membros superiores. A história foi produzida com o objetivo de informar e orientar pacientes e familiares sobre essa lesão e suas sequelas. Clique aqui para ler a história completa.

4. Saberando (2022)

Essa HQ vai mesclar ciência e cotidiano para explicar às crianças sobre o sistema solar, a preservação do meio ambiente e a importância da higiene. O material foi criado pela professora Flávia Vischi Winck, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

A intenção da história é mostrar como a ciência pode explicar questionamentos do cotidiano infantil, como “por que a chuva cai do céu?” e “por que o sol vai embora no fim do dia?”. Clique aqui para ler a história completa.

5. Antologia de Tirinhas (2020 – 2021)

Essa coletânea de tirinhas foi criada pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. Nela, há 15 histórias sobre o mundo microbiológico, que engloba bactérias, fungos, vírus e outros organismos microscópicos.

As histórias abordam temas sobre a origem da vida na Terra, os diferentes locais que um vírus pode habitar e informações sobre algumas doenças (como HPV, Covid-19 e febre amarela). Clique aqui para ler a coletânea completa.

6. The Fragile Framework (2015)

O matemático, cartunista e pesquisador Nick Sousanis, da Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos, desenvolveu uma HQ sobre o tratado internacional do clima. A história em quadrinhos mostra os esforços feitos nas últimas décadas para firmar esse tratado.

O objetivo da obra é facilitar o entendimento do público acerca de uma questão muito importante e complexa para o futuro do planeta. A HQ está em inglês e para ler a história completa, basta clicar aqui.

7. Turma da Mônica — Vacinação, vida e saúde de montão (2021)

A última história em quadrinhos da lista evidencia como as vacinas funcionam no corpo e quais benefícios trazem para a saúde. Para isso, Mônica e Cebolinha viajam no tempo para mostrar como as vacinas foram importantes no combate a várias doenças.

Além disso, a HQ promove uma conscientização sobre a importância da vacinação para a imunização coletiva contra várias doenças nos dias atuais, como a Covid-19. Clique aqui para ler a história completa.

Conteúdo extra

Em parceria com o projeto Dragões de Garagem, o cartunista Marco Merlin produz a coletânea Cientirinhas. Nela, há mais de 200 tirinhas que misturam humor e ciência para desmistificar a complexidade do entendimento da área. Clique aqui para ler as tirinhas.

Depois de ver produções com muitos conteúdos importantes para a sociedade, queremos saber de você: qual HQ mais chamou sua atenção? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo