Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 formas de usar o Google Acadêmico no seu TCC

7 formas de usar o Google Acadêmico no seu TCC

Olá, pessoal!

O Google conta com diversos sistemas e plataformas que facilitam o nosso dia a dia. Uma dessas ferramentas é o Google Acadêmico, que oferece diversos recursos para localizar trabalhos científicos, artigos, teses de mestrado ou doutorado, dissertações, resumos de obras, livros, além de pesquisas produzidas por organizações acadêmicas ou corporativas. Incrível, não?

A ferramenta é gratuita, funciona do mesmo jeito que o Google padrão: na barra de pesquisa, digite o que procura, após, dê um search. Pronto, você terá acesso a qualquer material, desde que esteja disponível na web.

Para encontrar as referências, a plataforma leva em conta itens como: autor, local de divulgação, relevância, entre outros. Além da busca em si, o Google Acadêmico oferece alguns recursos extras que facilitam sua pesquisa, como “Minha biblioteca” e “Minhas citações”. Com elas, você consegue reunir seus conteúdos, deixando sua pesquisa visível nos resultados.

O sistema é um verdadeiro paraíso para os estudantes, pois os ajudam a produzir o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como usar o Google Acadêmico

Pesquise o tema do TCC

Utilize palavras-chaves ou termos específicos do tema. Assim, você reunirá a maior quantidade possível de artigos e livros relacionados ao assunto.

Salve a pesquisa na biblioteca

Para análise posterior, reúna todos os conteúdos que achou interessante na biblioteca do Google Acadêmico. Assim, você não perde arquivos ou citações importantes.

Procure por autor

Depois da primeira leva de pesquisa por palavras-chaves, procure pelo autor. Certamente, ele tem outras publicações – em revistas, jornais ou outro canal de publicação. Além disso, procure as referências utilizadas pelo autor, você pode descobrir uma fonte de dado.

Faça buscas por citações sobre o tema

As citações são muito importantes para o TCC: agregam valor e, em alguns casos, ajudam a compreender ou enfatizar uma ideia.

Busque os mais diversos materiais

Aproveite a ferramenta para encontrar teses profissionais e documentos produzidos por empresas dos mais diferentes ramos. Dessa forma, o seu trabalho ficará recheado de informações relevantes.

Coloque o seu trabalho na rede

Além de procurar teses profissionais, é possível importar artigos e trabalhos que você foi citado ou em que você é o autor. Para tanto, crie um perfil no próprio Google Scholar. Informe nome completo, dados da instituição de ensino e área de interesse, entre outro contato.

A ferramenta tem acesso a várias fontes, como revistas e jornais, por isso, no próximo passo, você encontrará resultados com seu nome. Selecione os artigos e pesquisas de sua autoria. Após indexar os documentos no seu perfil, você pode ativar o alerta para que receber notificações sempre que uma pesquisa sua for referenciada. Legal, né?

Clique aqui e acesse o Google Acadêmico.

Boa sorte no TCC!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo