Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Legislação e Jurídico » 7 fontes de pesquisa em Direito na internet

7 fontes de pesquisa em Direito na internet

Olá pessoal!

A consulta de artigos, livros e teses são indispensáveis para a realização de pesquisas científicas.

Embora a internet facilite o processo de pesquisa para um trabalho ou projeto, algumas das fontes encontradas durante o desenvolvimento da pesquisa não podem ser consideradas assim tão confiáveis.

7 fontes de pesquisa de Direito na internet

1- Através do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é apresentado um acervo digital que apresenta o que há de mais interessante em produção científica internacional, contando com mais de 37 mil periódicos e se tratando especificamente de Direito o acervo chega há mais de 9.000 de artigos. E o mais legal é que o acesso ao portal e ao acervo é livre e gratuito para os professores, pesquisadores, alunos ou funcionários que sejam vinculados as instituições associadas ao CAPES.

2- Com intuito de ajudar as bibliotecas JSTOR (Journal Storage) foi criado nos Estados Unidos, assim a organização cada vez maior no número de periódicos acadêmicos, fez com o seu acervo digital chegasse a mais de 2.000 periódicos, já sobre Direito há mais de 800 títulos cadastrados, sendo o mais interessante é que alguns desses foram publicados no século XIX. O seu acesso também é franqueado a professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados a instituições a ele associadas.

3- A SCIELO se trata de uma parceria realizada entre duas fundações a Fundação Amparo a Pesquisa de São Paulo (FAPESP) e o Centro Latino Americano e do Caribe de informação em ciências da saúde (BIREME), com as entidades citadas tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que seja comum para a preparação , armazenagem, disseminação e a avaliação da produção científica em países que estejam em desenvolvimento.

4- O CONPEDI é o organizador dos dois maiores eventos de pós-graduação jurídica no Brasil. O mais interessante é que os artigos que são apresentados nestes eventos acabam sendo disponibilizados de forma gratuita em livros no endereço virtual do CONPEDI.

5- O LEXML é um conjunto de projetos entre os países que buscam estabelecer a criação de padrões abertos para intercambio. Atualmente participa deste sistema de integração o sistema jurídico romano – germânico. No Brasil tem por objetivo a reunião de leis, decretos, acordos, súmulas e projetos tanto na esfera Federal como na Estadual e Municipal dos três poderes.

6- No GLOBALEX que é um portal muito conceituado e organizado pelo Hauser Global Lam School Progam, o pesquisador poderá encontrar diversas informações valiosas sobre o sistema jurídico nos mais diversos Estados. Com isso ela passa a ser uma base de dados muito indicada para pesquisadores que sejam de Direito Internacional e comparados.

7- No Banco de tese da CAPES os trabalhos são catalogados e defendidos nos programas de pós – graduação no Brasil, informando os respectivos resumos ou até mesmo palavras chaves e linhas de pesquisas. Além disso é possível a realização do Networking através do e-mail fornecido no site.

 Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo