Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 7 ferramentas para organizar o portfólio dos alunos

7 ferramentas para organizar o portfólio dos alunos

Olá,

Os alunos não podem perder tempo, se você criou algo legal com eles é preciso arquivar e colocar no portfólio deles para não correr o risco de perder, não deixe de usar uma ferramenta para te auxiliar. Muitos alunos precisam ter um portfólio, esse item é importante para o futuro profissional. Saiba que não são apenas os estágios e trabalhos maiores que ele fez que contam como ponto no futuro emprego, outras coisas também contam. Não perca tempo e veja aqui 7 ferramentas para organizar o portfólio dos alunos.

Separamos algumas ferramentas bem interessantes e diferentes, dessa forma você pode escolher a que mais se adequa a você e ao seu perfil. Você deve levar em consideração também o curso que dá para os alunos, se você é professor de design, o tipo de portfólio será diferente de uma pessoa que dá aula no curso de cinema, por exemplo.

Google Fotos – O Google você já conhece, sabe como usar e fazer as pesquisas, com o Google Fotos não é muito diferente, você pode fazer o armazenamento assim que fizer o login. Com o mesmo login que você usa para acessar sua conta do Gmail, caso tiver, já podem entrar nessa plataforma. Neste local você vai criar diversas pastas para organizar as fotos e os vídeos, pode separar os trabalhos por escola, por turma e até por aluno. Além disso essa ferramenta permite o compartilhamento de seus arquivos o que é bem legal e pode te ajudar a compartilhar com o próprio aluno.

Journo Portfolio – Essa ferramenta tem uma aparência moderna, ela é bastante fácil de usar e permite adicionar arquivos em PDF ou links diretos dos trabalhos. O interessante é que ele oferece a vantagem de transformar em PDF o conteúdo dos seus links diretos para que você não os perca caso o site original saia do ar.

OneDrive – Provavelmente você como professor já usou essa ferramenta, ela é muito comum no meio acadêmico assim como o Google Drive. Nele você pode criar pastas com imagens, vídeos, arquivos e depois compartilhar, a diferença do OneDrive para o Google Drive é apenas uma, um foi criado pelo Google e o outro é da Microsoft. OneDrive permite o armazenamento de vários tipos de arquivos, como documentos de texto, planilhas e apresentações de PowerPoint, mas é importante salientar que existe um limite de espaço gratuito que é de apenas 5 GB.

Flickr – Ele não é apenas um álbum de fotos, funciona como uma rede social para as pessoas que curtem fotografia. Lá, além de armazenar, classificar, compartilhar fotos, você também pode buscar imagens, participar de grupos e fazer novos amigos. É um Facebook para quem curte fotos e está nessa área. É um estilo de portfólio bem interessante, até porque todos os seus alunos podem ter uma conta no Flickr e você pode compartilhar com eles os trabalhos de fotografia que fizeram.

Youtube – Isso mesmo, o Youtube também pode ser uma ferramenta de Portfólio, se você trabalha na área de cinema e vídeo e seus alunos precisam fazer materiais de vídeo, não deixe de arquivar no Youtube. Dessa forma outras pessoas vão poder ter acesso, você não vai pagar nada para publicar e o aluno ainda tem a chance de ganhar visualizações e ficar conhecido de uma forma bem interessante.

Wix – Esse é um site gratuito, é uma plataforma de diversos segmentos e o usuário não precisa saber programação para montar o site, o serviço é bastante simples de usar e você pode escolher entre as diversas opções de portfólio como “Portfólio de Ilustrador”, “Portfólio de Fotografia”, “Portfólio de Designer Gráfico” e outros.

Dropbox – Essa é uma ferramenta também muito parecida com o Onedrive e o Google drive, para usar é necessário criar uma conta no site, depois você pode utilizar o serviço por meio do próprio site ou de um aplicativo. Uma das maiores vantagens do Dropbox é que ele pode ser instalado em múltiplos sistemas operacionais e ele também permite o armazenamento de qualquer tipo de arquivo, incluindo vídeos, áudios, planilhas e documentos de texto.

Essas são as 7 ferramentas para organizar o portfólio dos alunos, não deixe de conferir outros artigos aqui que podem ajudar também. Em caso de dúvida entre em contato que podemos ajudar e tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo