Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 7 exposições presenciais gratuitas nos quatro cantos do Brasil que você precisa conhecer

7 exposições presenciais gratuitas nos quatro cantos do Brasil que você precisa conhecer

Olá, leitor(a)! 

Com o advento da pandemia de Covid-19, medidas emergenciais de prevenção foram instituídas em todo o mundo. Uma delas foi a quarentena, que ocasionou o fechamento temporário de diversas empresas e organizações, inclusive os museus. Isso fez com que muitos deles aderissem ao formato digital, disponibilizando mostras on-line para o público. 

Entretanto, a ampla vacinação tem permitido a retomada das atividades presenciais e consequentemente, esses espaços estão reabrindo as portas para visitação. Essa é uma ótima notícia para os(as) amantes da arte, já que o grau de profundidade e imersão é muito maior no modo presencial. Assim, listamos 7 exposições presenciais gratuitas, nos quatro cantos do Brasil, para você conhecer. 

7 exposições gratuitas nos quatro cantos do Brasil 

A ideia é divulgar aos nossos leitores e leitoras de todo o país mostras de tirar o fôlego que sejam acessíveis. Por isso, fizemos um tour por instituições brasileiras e encontramos 7 exposições gratuitas presentes em capitais de norte a sul. Confira:

7 exposições presenciais gratuitas nos quatro cantos do Brasil que você precisa conhecer

Fonte: Reprodução

1. FanArt: Casa das Artes –Manaus

O museu Casa das Artes, em Manaus, Amazonas, reabriu as portas para visitas presenciais no dia 15 de setembro de 2022, trazendo 4 novas exposições. Uma delas é FanArt, cuja proposta é apresentar obras produzidas por fãs de personagens, histórias ou itens populares. A instituição está localizada no centro da capital manauense, na Rua José Clemente, 564, com funcionamento das 15h às 20h, de terça-feira a domingo. 

2. Tomie Ohtake: Galeria Zilda Fraletti – Curitiba

A Galeria Zilda Fraletti foi o primeiro estabelecimento de Curitiba dedicado à arte contemporânea e, hoje, 7 de outubro, está disponibilizando uma mostra com 13 obras de Tomie Ohtake (artista abstracionista japonesa) que encerrará em 5 de novembro de 2022. Tomie tem uma expressão artística marcada pelo uso de cores exuberantes e de fortes contrastes. A instituição está localizada na Avenida do Batel, 1750, com funcionamento em horário comercial, de segunda-feira a domingo. 

3. Ontem Choveu no Futuro: Museu da Imagem e do Som do Ceará – Fortaleza

Esse museu é especializado em exposições sobre produções audiovisuais da cultura cearense. Uma delas, reaberta recentemente, é Ontem Choveu no Futuro. Trata-se de uma instalação imersiva, que traz cores vibrantes e músicas de artistas como Alberto Nepomuceno e Leopoldo Miguez. A instituição está localizada na Avenida Barão de Studart, 410, com funcionamento das 13h às 20h, de quinta-feira a domingo. 

4. Utopias e Distopias: Museu de Arte Moderna – Salvador

Essa exposição do Museu de Arte Moderna da Bahia aborda utopias e distopias presentes nas obras de arte brasileiras, a fim de refletir sobre os conceitos de democracia e liberdade. A mostra, disponível até dia 27 de novembro de 2022, conta com obras de mais de 100 artistas, inclusive baianos(as) e outros(as) nordestinos(as). A instituição está localizada na Avenida Lafayete Coutinho, s/n, com funcionamento das 10h às 18h de terça a sexta-feira, e das 13h às 18h nos sábados, domingos e feriados. 

5. Brasília em Foco: Museu de Arte de Brasília (MAB) – Brasília

O MAB traz uma exposição voltada para a documentação da vida na capital brasiliense, mostrando os monumentos, a natureza e o cotidiano da região. Nara Lemos, curadora do evento, afirma que a ideia é apresentar uma nova identidade de Brasília para as pessoas, com imagens da periferia, protestos e muito mais. A mostra está disponível até o dia 23 de janeiro de 2023, no endereço da instituição, que fica em SHTN, Trecho 01, Projeto Orla Polo 03, Lote 05. O horário de funcionamento é das 10h às 19h, de segunda-feira a domingo (exceto terças-feiras). 

6. Playmode: Centro Cultural do Banco do Brasil –São Paulo

O CCBB São Paulo disponibilizará, entre os dias 26 de outubro de 2022 e 16 de janeiro de 2023, a mostra Playmode, que tem como intuito promover reflexões sobre a cultura lúdica do século XXI. Nela, veremos 42 trabalhos de artistas de 9 países, com obras que desafiam o público a desvendar o funcionamento de sistemas por meio de jogos. A instituição está localizada na Rua Álvares Penteado, 112, com funcionamento das 09h às 20h, de segunda-feira a domingo (exceto terças-feiras). 

7. Os Objetos e suas Narrativas: Museu do Folclore Edison Carneiro – Rio de Janeiro

Com essa exposição, o Museu do Folclore do Rio de Janeiro convida o público a perceber a polifonia manifesta nos objetos apresentados. Nesse sentido, mostra como as vozes de diferentes segmentos sociais refletem sobre o folclore e a culturas deles, e como, ao serem exibidos no museu, esses objetos ganham novas definições. A instituição está localizada na Rua do Catete, 179, com funcionamento das 10h às 18h de terça a sexta-feira e 15h às 18h aos sábados, domingos e feriados. 

Que tal convidar os(as) amigos(as) para acompanhá-lo(a) em uma dessas mostras? Compartilhe nosso texto com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite as exposições e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo