Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 7 estratégias para passar no concurso público

7 estratégias para passar no concurso público

Olá leitor!

Muita gente estuda com o único objetivo de tentar passar em um concurso público. Este tipo de concurso é almejado por muita gente, afinal é uma vaga com estabilidade garantida, além de possuir bons salários e condições em alguns casos.

Porém, ser concurseiro não é nada fácil, é preciso ter muita estratégia, disciplina e estar atento às novidades e aos novos editais.

+ Comece a estudar de graça para concurso público

Muita gente precisa estudar, trabalhar e dividir o tempo com outras atividades não é nada fácil, por isso é necessário ter uma estratégia certeira para passar no concurso. Sem uma boa estratégia você poderá despertiçar seu tempo. Conheça agora algumas estratégias fundamentais para mandar bem em um concurso público.

Tenha uma estratégia para passar no concurso

estudando-para-concurso-01

Estudar sem um objetivo e sem uma estratégia definida não irá garantir uma vaga para você. É preciso ter foco no que você quer fazer. Uma estratégia interessante é tentar focar em uma área, ou em um concurso específico para uma vaga.

Por exemplo, se você quer fazer concurso público para assistente administrativo. Foque apenas nesta área e em concursos deste cargo, não tente ir para o concurso de motorista, de militar ou de qualquer outro.

Concursos em áreas diferentes exigem matérias diferentes, ou seja, você tem que estudar algo diferente e nunca vai avançar em uma área específica.

Portanto, o primeiro ponto para passar em um concurso público é ter foco e ser bem objetivo no que você quer.

Crie um bom método de estudo

Como dissemos, o importante é ter estratégia, até mesmo na hora de pegar nos livros. Saiba criar um plano de estudos com um método que seja efetivo para você.

Crie um plano de estudo com horários bem organizados, sem distrações ou momentos de dispersão. Também é bom estudar em um local calmo e organizado. Estudar com bagunça não traz bons resultados.

Outra dica é tentar sempre estudar de noite, antes de dormir. É durante o sono que o cérebro guarda as informações recentemente aprendidas. Saiba usar isso a seu favor.

Veja aqui dicas excelentes de como Criar um plano de Estudos.

Estude usando provas anteriores

Um ponto onde muito concurseiro erra é no limite de aprofundamento de cada matéria. Não é incomum encontrar pessoas que estudam para uma prova e querem chegar a um nível acadêmico de conhecimento no assunto.

Este não é o objetivo de um concurso. Você não vai lá para fazer uma tese e uma dissertação sobre os fundamentos mecânicos e físicos de cada questão.

O objetivo de uma prova dessas é acertar mais do que os candidatos concorrentes. Portanto, é preciso saber como responder as questões do concurso, como ir bem naquele formato e naquele tipo de prova.

A melhor forma de estudar para um concurso é tentando resolver as questões antigas. Quanto mais melhor, você não só começa a se acostumar com o ritmo da prova, mas também aprende a cada nova simulação resolvida.

Não fique prestando atenção em boatos

“As vagas já têm donos”, “Gabarito vazou e já compraram” e etc. Essas são coisas comuns que sempre ouvimos falar enquanto estamos prestando um concurso. A verdade é que não podemos confiar neste tipo de informação, o melhor é nem mesmo ouvir.

Isso pode te desmotivar, desconcentrar e tirar todo o seu foco. Apenas não escute, não fique prestando atenção em notícias de Whatsapp e redes sociais. Se concentre apenas no seu estudo e no seu objetivo.

Leia e escute bastante

Durante a nossa rotina diária, temos muito tempo ocioso e onde poderíamos estar estudando. Por exemplo: De casa para o trabalho podemos levar até uma hora no trajeto, este tempo poderia estar sendo usado para estudar.

Uma maneira muito boa de estudar neste período ocioso é usando áudio de aulas, podcasts ou até mesmo uma gravação sua com suas sessões de estudo.

Dedicação é o mais importante de tudo e por mais que estudar a cada minuto pareça algo chato, você não pode desanimar e deve realmente aproveitar cada segundo disponível no seu dia para buscar mais conhecimento e garantir uma vaga melhor no resultado final.

Estudo muito antes do edital

Lembra do que falamos lá no começo? Sempre tentar concursos para as mesmas áreas e cargos? Quando você presta concurso com isso em mente, é possível estudar muito antes do edital.

O edital geralmente sai bem antes do concurso ser realizado, mas quem já está estudando antes do edital ser lançado já poderá estar na frente de muita gente.

Portanto, nada de ficar esperando a confirmação, quando ver a notícia de que o concurso está para abrir edital, já comece a estudar esperando pelo melhor.

Saiba que estudar é uma tarefa árdua

Não tem como fugir disso: Estudar traz um grande desafio e certamente irá tomar muito tempo da sua vida. Será necessário desistir de alguns hábitos como ir em festas, sair com os amigos, maratonar séries e etc.

Mas é bom lembrar que isso é por uma causa com objetivo que você sonha alcançar, ou seja, qualquer pequeno sacrifício vai valer a pena quando você alcançar definitivamente o que almeja.

Portanto, não se preocupe com as festas que está perdendo ou com as séries atrasadas, você está atrás de algo muito grande.

O que achou destas dicas? Compartilhe conosco nos comentários.

Até o próximo texto!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo