Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 7 espetáculos de circo on-line gratuitos que você precisa conhecer

7 espetáculos de circo on-line gratuitos que você precisa conhecer

Olá, leitor(a)! 

A arte se manifesta em nossa sociedade de formas distintas, por exemplo: música, literatura, cinema e pintura. Por meio dela, é possível não só ter momentos de lazer e abstração da realidade, mas também buscar inspirações pessoais e profissionais. Nesse sentido, o circo vem desempenhando esse papel há muito tempo, afinal, é uma das expressões artísticas mais antigas do mundo. 

Apesar de muitas pessoas o acharem obsoleto na contemporaneidade, diversas atrações ao redor do globo contam com apresentações memoráveis e inovadoras que misturam tecnologias e técnicas circenses tradicionais. Para prestigiar o circo e toda sua magia, selecionamos 7 espetáculos on-line gratuitos que vão encantar crianças e adultos(as). 

7 espetáculos de circo on-line gratuitos 

O circo é conhecido como um espaço que reúne artistas de diferentes talentos e habilidades: malabaristas, contorcionistas, acrobatas, ilusionistas, entre outros. Geralmente, as performances são feitas em uma arena ou, no caso de circos que percorrem um itinerário por diversas cidades e países, em uma área coberta por uma tenda ou lona. 

Ainda que essa arte não tenha origem bem definida, há indícios de que ela exista há mais de 4 mil anos, expressa em civilizações antigas da Índia, da China, da Grécia e do Egito. Vale ressaltar, contudo, que o formato que conhecemos hoje foi desenvolvido no Império Romano. O Circus Maximus, inaugurado por volta do século IV, na Roma Antiga, é o primeiro exemplo de circo que se tem registro. Ele possuía capacidade para 150 mil pessoas e oferecia espetáculos como corrida de carruagens e lutas de gladiadores. 

No Brasil, as artes circenses tiveram início no século XIX, a partir da comunidade romani (povo nômade) que se refugiou em terras brasileiras após sofrerem perseguições na Europa. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, as atrações são bastante modernas e deixam qualquer espectador(a) maravilhado(a).  

Agora que você aprendeu um pouco sobre o contexto histórico dessa manifestação artística e como ela surgiu no nosso país, confira abaixo 7 espetáculos gratuitos para assistir com sua família ou amigos(as):

7 espetáculos de circo on-line gratuitos que você precisa conhecer

Fonte: Reprodução

1. Circos 2015 – Underart 

Com apenas 3 minutos de duração, essa apresentação é baseada na história de um dos diretores responsáveis por ela, que sofreu um acidente e ficou seriamente lesionado. O intuito não é narrar as dificuldades causadas pelo acontecimento, mas sim celebrar a vida e as alegrias de se permanecer vivo. O espetáculo, dirigido por Davi Boarato e Diego Lajst, foi realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com as produtoras Teia Films e Opaco. Clique aqui para conferir. 

2. Circo da Cuesta

Nesse espetáculo, acompanhamos a organização de uma quermesse. O evento, que ainda está sem a presença dos(as) artistas convidados(as), vai sendo construído de forma bastante divertida, com malabarismos, acrobacias e ilusionismos por parte dos(as) organizadores(as). A apresentação, dirigida por Ronaldo Aguiar, foi realizada pela Cia Beira Serra e tem como objetivo celebrar a cultura caipira brasileira a partir de canções autorais e números circenses. Clique aqui para conferir.

3. 60 Minute Special #3

Durante o isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, o renomado Cirque du Soleil disponibilizou diversos espetáculos gratuitos em seu canal, no YouTube, visando unir as pessoas por meio da arte performática. 60 Minute Special #3 explora temas como medo, identidade e poder e está recheado de acrobacias, coreografias e figurinos de tirar o fôlego. Clique aqui para conferir. 

4. Que Luz!?!

Esse espetáculo traz a história da palhaça Barbarinna Purpurinna d’Serpentinna, que se encontra em um complicado impasse. Ela não sabe se continua a carregar a bagagem de seu passado, responsável por seu momento presente, ou se é melhor se livrar dela de uma vez por todas. A apresentação é baseada no conto A Pequena Vendedora de Fósforos, em que uma menina tenta se aquecer acendendo fósforos, mas acaba morrendo de cansaço e frio. Clique aqui para conferir.

5. Um Café da Manhã

Nessa apresentação, acompanhamos a relação de Ana e Carlos, que buscam equilibrar seus afetos. Enquanto ela comemora a solitude como caminho para novas emoções, ele simplesmente julga o sentimento de solidão como algo natural e não gosta de rotinas. O esforço do casal para manter a relação viva é abordado pelos trapezistas por meio diversos instrumentos circenses. Clique aqui para conferir. 

6. As Clássicas

As Clássicas são duas amigas que trabalham como palhaças e dormem juntas em caixas de papelão nas ruas de uma grande cidade. Apesar das adversidades sofridas, elas conseguem se manter vivas e cultivando sua amizade. A ideia é levantar um debate sobre pessoas em situação de rua, gerando empatia a partir do riso que o espetáculo proporciona. Clique aqui para conferir. 

7. A Noite dos Palhaços Mudos

Essa apresentação traz a história de um palhaço mudo que é capturado por um grupo cujas ações são voltadas para extinguir pessoas como ele. Apesar de conseguir escapar, o palhaço teve o nariz arrancado e, por isso, sente muita vergonha. Ao encontrar outro palhaço mudo, este o incentiva a resgatar seu nariz e se inicia uma noite repleta de perseguições e truques mágicos. Clique aqui para conferir. 

Conteúdo extra 

Para aqueles(as) que se interessam pelas artes circenses e desejam aprofundar os conhecimentos sobre essa incrível manifestação artística, indicamos o podcast Papo de Circo, apresentado pelo palhaço e malabarista Cafi Otta. O programa traz diversos(as) convidados(as) para participar de debates informais e leves sobre circo, arte e cultura. Para ouvir, clique aqui. 

Outra recomendação interessante é o podcast CIRCONEXO, original da Catavento Cia Circense. O programa tem o objetivo de construir um espaço tolerante e humilde para discutir temas relacionados à arte circense. Para ouvir, clique aqui. 

Que tal curtir um espetáculo de circo com os(as) amigos(as)? Então compartilhe nosso texto com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite as apresentações e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo