Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 erros gramaticais mais comuns nos vestibulares

7 erros gramaticais mais comuns nos vestibulares

Olá, estudante

Fazer um vestibular nem sempre é fácil, é uma situação que envolve muitas emoções e é essa emoção que muitas vezes acaba nos atrapalhando na hora de produzir uma redação ou responder algumas perguntas de maneira mais precisa.

Falando em redação muitas pessoas tem dificuldade em escrever e juntando com o nervosismo do momento tudo pode complicar e alguns erros gramaticais acabam sendo mais comuns que outros, mas é preciso manter a calma e tentar prestar mais atenção na forma como estamos escrevendo.

A importância da gramática para produzir bons textos

A redação é muito importante para qualquer pessoa, com ela podemos aprender como nos comunicar da maneira mais adequada, não apenas para ambientes acadêmicos, mas para nossa rotina diária.

Ter um certo domínio da gramática pode ser muito bom para conseguir desenvolver bons textos, a gramática nos ajuda a organizar as palavras da maneira correta e assim os textos ficam fáceis de serem lidos e compreendidos.

7 erros gramaticais mais comuns em vestibulares

Muitas vezes temos dúvida sobre qual a maneira correta de escrever uma palavra ou até a concordância adequada de uma frase, são dúvidas que nos recorre diariamente, mas existem alguns erros gramaticais que são mais comuns que outros.

Alguns erros gramaticais são muito comuns em redações de vestibular ou Enem e depois percebemos que muitas vezes esses erros ocorrem por simplesmente não prestarmos muita atenção ou até mesmo pelo nervosismo na situação, conhecer alguns dos erros pode ser uma maneira de evitá-los, veja:

  • Crase: como sabemos a crase é o encontro de uma preposição e um artigo, mas nem todas as pessoas conseguem lembrar disso e muitas vezes acabam se esquecendo de usá-la de maneira correta nos vestibulares.
  • Tem/Têm: esse é um erro muito comum cometido por vestibulandos que não conseguem diferenciar e conjugar o verbo ter no singular e no plural.
  • Concordância verbal e nominal: o uso correto da grafia é muito importante, muitas pessoas esquecem da concordância de uma frase quando um sujeito está no plural e por muitas vezes usam verbos no singular.
  • Mais bom/melhor: esse é um erro muito comum em vestibulares, é um desvio de grafia utilizar o mais bom, o correto é o melhor, em redações para vestibular é a forma sintética que é correto de se usar.
  • Utilização de pronomes oblíquos átonos: pronomes são muito utilizados para evitar repetição de palavras em um texto, mas é preciso utilizar a forma padrão dos pronomes a ser utilizado, até para o texto fazer sentido.
  • Esse/Este: essa é uma confusão muito comum que as pessoas cometem por não saberem para que serve esses dois pronomes, um é usado para objetos próximos de quem fala (este) e o outro para referir a algo que está próximo do receptor (esse).
  • Conjugação de verbos: esse é um erro muito comum em vestibulares, algumas pessoas esquecem de conjugar um verbo da maneira correta ao inseri-lo em uma frase e isso acaba deixando essa frase sem sentido ou concordância.

Conhece outros erros gramatiais que são comuns nos vestibulares? Conta pra gente!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo