Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 erros comuns de todo estudante

7 erros comuns de todo estudante

Olá leitores, tudo bem?

Existem alguns erros muito comuns cometidos pelos estudantes. Porém, como já cobrimos os erros gramaticais mais comuns, que tal falarmos sobre erros diferentes? Erros que podem ser mais amplos e mais prejudicais do que simplesmente decorar um a gramática correta.

Existem muitos erros que os estudantes cometem durante a sua vida escolar que podem causar alguns danos durante o seu desenvolvimento acadêmico.

Confira a lista!

1- Não encontrar o seu ritmo de estudo ideal

Cada estudante aprende de forma diferente, essa é uma regrinha básica. Uns aprendem lendo em voz alta, outros aprendem lendo para si mesmos, outros aprendem só ouvindo e vendo, sem ler.

Apesar da escola geralmente pregar métodos de estudos padrões, é importante você entender qual é o seu método de estudo.

Vídeos, fotos e áudio talvez sejam melhores do que apenas ler um livro de forma incansável. Teste diversas maneiras de estudar e descubra qual funciona melhor para você.

Lembrando que “não preciso estudar” não é uma forma de estudo.

2- Decorar não é aprender

Estudar e memorizar são duas coisas diferentes. Quando você precisa estudar o que você faz? Começa a tentar resolver exercícios, ler várias obras relacionadas ao assunto e tenta achar conteúdos mais ligados ao cotidiano para aplicar a matéria ou simplesmente lê capítulos atrás de capítulos do livro da escola?

Se você faz a última opção, bom, está estudante errado.

Mesmo que não há interesse em uma determinada matéria, estudar é sempre mais divertido do que decorar e consequentemente muito mais eficaz.

3- Talento não existe

Por mais que possa parecer, talento não é algo que existe. Talvez até exista, mas não como conhecemos.

Talento é uma mistura de treino com disposição. Portanto se você tem disposição para aprender, vontade e determinação, você aprende. “Não tenho talento para matemática” não é uma desculpa, para nenhuma matéria é.

Quem entende mais de matemática do que você não nasceu melhor, apenas estudou mais.

Essa é uma das primeiras coisas que você deve entender. A culpa por não ser bom em algo nunca é da natureza, do cosmos ou de talento, é da determinação.

4- Nunca culpe os outros por seus erros

Seu pai, mãe, tia, cachorro, amigo, vizinho, etc. não pode estudar com você e por isso a sua nota ficou baixa?

Bom, na vida é importante entender que ninguém tem culpa de nada pelas suas falhas. É você quem irá tirar a nota, ir bem na prova ou entregar um bom trabalho e você deve fazer isso por você.

“Mas o trabalho era em dupla e fulano não apareceu”, então faça o trabalho pelos dois, afinal o seu sucesso sempre será seu e é você quem deve correr atrás dele.

5- Só preciso de “tanto” para passar

Muita gente puxa as calculadoras no fim do bimestre para saber se vai ou não atingir a média para passar. E muita gente usa isso como uma desculpa “só preciso tirar 5 para passar, não preciso estudar tanto”.

 

Sempre dê o seu melhor em tudo que for fazer, seja o melhor que você pode ser.

6- Ficar na teoria

Esse é um erro comum principalmente em matérias como física, química e outras matérias que envolvem cálculos.

Entender a teoria é ótimo, fantástico, mas é ainda mais importante entender na prática. Eu sou culpado desse erro e por isso não ia bem nas provas de física quando era para fazer contas práticas.

Estude a teoria e a prática de formas iguais.

7- Nunca se compare aos outros

Nunca se compare aos outros alunos, nem de forma positiva nem de forma negativa.

Isso serve para toda a sua vida e para qualquer pessoa. Ninguém é melhor do que ninguém e todo mundo é inteligente de sua forma, lembre-se sempre disso.

Parafraseando Einstein. Se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, ele vai passar a vida inteira achando que é incapaz.

O que acharam leitores?

Até o próximo texto!

 

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo