Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » 7 educadores que você deve conhecer

7 educadores que você deve conhecer

Olá,

O educador é o indivíduo com capacidade técnica e intelectual voltada para as relações e estruturas da consciência humana. Esse profissional tem domínio sobre técnicas avançadas para coordenar, incentivar e direcionar as etapas de ensino e aprendizagem.

Dentro dos patamares da educação, o educador percorre por labirintos individuais (que é a mente dos educandos), conduzindo-os pelos melhores caminhos em prol da evolução da consciência e formação saudável das faculdades intelectuais.

Em poucas palavras, podemos fazer uma analogia bem simplista e significativa que versa da seguinte forma: o educador é aquele que segura uma lanterna e a aponta em direção aos talentos naturais, para que uma vez focados sejam potencializados pela energia do aprendiz. Então, tudo se torna nítido e leve na vida de um futuro cidadão.

Agora que você já sabe o que é e o que faz um educador, ressaltamos que certamente, todos os educadores merecem bons méritos por prestar serviços tão belos a nossa sociedade, fazendo parte de um longo trabalho nesta jornada de construção da cidadania.

Dentre muitos educadores, alguns tiverem seus nomes reconhecidos por realizarem trabalhos de destaque e servem como bons exemplo.

Então, se você é educador ou apreciador das temáticas de educação, destacamos 7 educadores e seus métodos de sucesso. Confira!

  1. Darci Ribeiro: Este mineiro foi um médico e estudioso de antropologia que revolucionou a Educação brasileira das geração dos anos 50 e influencia até os tempos atuais. Junto a Jucelino Kubitschek planejou a Universidade de Brasilia, assumiu a reitoria e lançou a famosa Coleção Educadores.
  2. Paulo Freire: Parece até clichê, mas quando o assunto é educação com certeza haverá citação de Paulo Freire e não é à toa. Este educador revolucionou a alfabetização de adultos com seu lindo trabalho no nordeste do Brasil. Utilizou um método muito eficiente que ensinava a ler e escrever em 45 dias.
  3. Bertha Lutz: Esta paulista arrojada e corajosa revolucionou a educação reformulando o ensino daquela época (meados de 1940). A criação de escolas superiores, luta pelo direito de educação para mulheres, aperfeiçoamento de economia domestica rural, entre outros domínios.
  4. Cecília Meireles: Ela, além de ter seguido carreira no magistério, distribuiu e multiplicou seus conhecimentos literários. Atuou em vários programas culturais que promoveram a educação, entre elas sua participação na Rádio Ministério da Educação.
  5. Rui Barbosa: Grande ativista político, lutava pelas reformas da educação brasileira. Defendia que os homens deveriam ser formados para a vida e não para servir a sociedade. Obteve grandes resultados na retórica e memorização.
  6. Maria Montessori: Esta médica italiana dedicou a sua vida para servir a literatura e usou todo o seu talento para educar crianças diagnosticadas com alguma deficiência intelectual, na cidade de Roma.
  7. Heitor Villa-Lobos: A educação musical teve seu brilho realçado por este grande educador. Desenvolveu vários projetos voltados para educação e fundou a Academia Brasileira de Música.

Agora que você já conhece estes mestres da educação, certamente tem ótima referencia. Tudo que entendemos sobre a educação atualmente, com certeza tem um toque especial de cada uma destas pessoas mencionadas neste conteúdo.

E você, conhece algum educador que inspira boas ideias? Compartilhe as suas referencias em nossos comentários. Se gostou, não esqueça de curtir para incentivar mais produção de conteúdos como este.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo