Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ficção » 7 e-books gratuitos para começar a ler ficção científica 

7 e-books gratuitos para começar a ler ficção científica 

Olá, leitor(a)! 

O que você faria se tivesse uma máquina do tempo? Para onde viajaria em sua nave espacial? O que você iria preferir: aprender o idioma de uma sociedade alienígena ou dar vida a androides hiper-realistas? Tudo isso é possível para quem lê livros de ficção científica. Se você ainda não está familiarizado(a) com o gênero, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos explicar o que é ficção científica e listar 7 e-books gratuitos para quem quer começar a ler esse tipo de narrativa! Confira!  

A ficção científica 

Antes de mais nada, você sabe o que define a ficção científica? Esse gênero se caracteriza por conter enredos nos quais as invenções e os conceitos científicos desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento da trama e fazem com que ela seja verossímil.  

Por isso, podem envolver tanto tecnologias existentes quanto ambientes alternativos com proposições científicas ainda inviáveis na atualidade. O importante é que os acontecimentos do enredo tenham uma explicação baseada na ciência, ainda que fictícia. 

A origem da ficção científica remonta ao século XIX, com a publicação de Frankenstein, de Mary Shelley (1797 – 1851), Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne (1828 – 1905), O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson (1850 – 1894), e A Máquina do Tempo, de H. G. Wells (1866 – 1946). Muitas dessas obras abordam as consequências negativas da obsessão pela ciência. 

Contudo, a ficção científica ganhou destaque apenas no século seguinte, quando o avanço da tecnologia e da ciência inspirou novas narrativas de revistas, livros, do rádio e do cinema. Alguns escritores relevantes para o gênero são Isaac Asimov (1926 – 1992), Philip K. Dick (1928 – 1982), autor de Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, adaptado para o filme Blade Runner, o Caçador de Androides (1982), e Arthur C. Clarke (1917 – 2008), cujo conto The Sentinel deu origem à obra cinematográfica 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968). 

7 e-books gratuitos para começar a ler ficção científica

7 e-books gratuitos para começar a ler ficção científica 

Fonte: Reprodução

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a definição e a história dessas narrativas, separamos 7 e-books gratuitos para você começar a se interessar pelo gênero. Há opções para todos os gostos. Veja: 

1. O Mortal Imortal 

O Mortal Imortal é um conto de Mary Shelley que aborda o recorrente tema da imortalidade. Escrito em 1833, tem como protagonista Winzy, jovem pobre que precisa ganhar muito dinheiro se quiser se casar com Berta, moça que ama e que pertence a uma elevada classe social. Então, ele aceita trabalhar como assistente do misterioso alquimista Cornélio Agripa.  

Lá, Winzy ingere um líquido que deveria curá-lo das desilusões amorosas, mas que acaba tornando-o imortal. Quem quiser treinar o inglês, pode clicar aqui para conferir a versão original. Para ler em português, basta acessar este link. 

2. Da Terra à Lua – Viagem Direta em 97 Horas e 20 Minutos 

Escrito em 1865, Da Terra à Lua – Viagem Direta em 97 Horas e 20 Minutos é um romance de ficção científica de Júlio Verne. O livro conta a história de 3 homens que pilotam um projétil tripulado enviado à Lua pelo Clube do Canhão, empresa norte-americana de balística.  

Chegando ao destino, eles não conseguem pousar e permanecem em órbita, girando ao redor do satélite com mantimentos para apenas 2 meses. O livro inspirou o 1º filme de ficção científica da história, Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès (1861 – 1938). 

3. A Estrela 

De 1897, A Estrelahistória curta de H. G. Wells, utiliza um evento astronômico para levantar questionamentos sobre a sociedade do final do século XIX. Uma estrela se aproxima cada vez mais da Terra, ameaçando destruí-la. Com esse pano de fundo apocalíptico, o conto analisa as diferentes reações da humanidade diante do fim iminente. 

4. O Ovo de Cristal 

Lançado em 1897, O Ovo de Cristal, conto de H. G. Wells, tem como protagonista o Sr. Cave, vendedor de antiguidades que encontra uma esfera de cristal que emite uma luz misteriosa e contém imagens de campos, planícies e criaturas desconhecidas 

Quando dois homens entram na loja para comprar o objeto, Cave se pergunta qual o real interesse dos clientes na esfera e o que significariam as imagens vistas através do vidro. O conto foi lançado no mesmo ano que A Guerra dos Mundos, principal obra do autor, e trabalha elementos similares ao abordados no romance. 

5. A Porta no Muro 

Também de Wells, o conto A Porta no Muro foi publicado pela 1ª vez em 1906. O narrador fala sobre Lionel Wallace, um amigo seu que atravessou uma porta verde em um muro branco durante a infância. Ao fazer isso, encontrou um jardim deslumbrante, repleto de criaturas fantásticas. Contudo, quando deixou o local para voltar para casa, Wallace nunca mais foi capaz de cruzar a porta, mesmo vendo-a muitas vezes ao longo dos anos. Por meio da trajetória do protagonista, o(a) leitor(a) reflete sobre as escolhas e os conflitos humanos. 

6. Eu, Robô 

Publicado já na metade do século XX, em 1950, o livro Eu, Robô reúne 10 contos de Isaac Asimov que, com enredos relacionados, abordam a evolução dos robôs durante os anos. A obra contém a definição das “Três Leis da Robótica”, conceito muito aproveitado por outros autores que traz as regras necessárias para controlar as máquinas. As três leis são: um robô não pode ferir um ser humano ou permitir que ele sofra; um robô deve obedecer às ordens dos humanos e, por fim, um robô deve proteger a própria existência.  

7. O Invasor Venusiano 

Publicado em 1975, a história O Invasor Venusiano, de Larry Sternig (1908 – 1999), foi traduzida para a língua portuguesa apenas em 2021. Em um cenário interplanetário, conta o dilema do Diretor Barrow, que precisa escolher entre manter um perigoso pirata venusiano preso ou salvar a vida de sua filha Leah. Tensa, empolgante e curta, a narrativa é ótima para quem está explorando o gênero. 

Então, gostou do nosso artigo com 7 e-books gratuitos para começar a ler ficção científica? Compartilhe com os amigos nas redes sociais! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa leitura e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo