Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » 7 documentários gratuitos sobre a História do Brasil

7 documentários gratuitos sobre a História do Brasil

Olá leitores do Canal do Ensino!

História do Brasil tem seu início comumente apontado a partir da chegada dos portugueses, quando Pedro Álvares Cabral e sua esquadra atracaram na região de Porto Seguro, em 1500.

A partir desse fato histórico, teve início a formação do país, marcado na maior parte do tempo pela conquista dos territórios dos indígenas e pela escravidão de milhões de africanos. Período colonial, período imperial e período republicano compreenderam as demais divisões desse histórico processo formativo.

A divisão da história do país foi feita levando em consideração as formas políticas adotadas na organização da população e do território. Dessa forma, temos o Brasil Colônia, período de conquista dos portugueses no Novo Mundo e, posteriormente, temos o Brasil Império, momento em que os descendentes da coroa portuguesa que haviam ficado no país tornaram a colônia independente e criaram um novo Império.

Vale lembrar que existia um período anterior à chegada dos portugueses que, apesar da inexistência de fontes históricas escritas, compõe também ações humanas essenciais para a formação da população brasileira, dizendo respeito à ocupação e desenvolvimento dos diversos povos e nações que foram denominados de indígenas.

Que tal conhecer um pouco mais da História do Brasil? Confira a seleção feita pelo Canal do Ensino especialmente para você.

7 documentários gratuitos sobre a História do Brasil

DOCUMENTÁRIO 01: Brasil Colônia

DOCUMENTÁRIO 02: Brasil Império

DOCUMENTÁRIO 03: República Velha

DOCUMENTÁRIO 04: Era Vargas

DOCUMENTÁRIO 05: Período Democrático

DOCUMENTÁRIO 06: Regime Militar

DOCUMENTÁRIO 07: Redemocratização

Veja outros artigos que você pode gostar:

Aproveite!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (4)

  • Silvio - Avenida Brasil Sem Retorno

    A história sempre se repete, se reinventa, mas a cada ciclo mais sorrateira e contundente. Como não falar em escravidão se vemos uma fila de desempregados com milhões de pessoas, mas se essas tentarem fazer algo por elas mesmas encontram um monte de resistência do “estado”? Como falar da indecência de pagar o quinto (20%) à Portugal se hoje pagamos mais do dobro disso para seus similares nacionais sem ter o retorno adequado? Por isso mais importante do que termos aulas sobre história é entendermos de uma forma crítica o processo e para isso nada melhor do que ter acesso às diferentes vertentes, mas não aceita-las e nem refuta-las todas, afinal, nem o céu e nem o inferno.

    Responder
  • Samuel

    O documentário da Era Vargas foi removido do YouTube.

    Responder
  • katia medeiros

    Vou assistir a todos os filmes e documentarios sobre o Brasil
    Obrigada!

    Responder
  • Sonia Leça

    Iniciativa louvável! Parabéns.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo