Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para você aprender um novo idioma

7 dicas para você aprender um novo idioma

Olá leitores!

Do you speak english? ¿Hablas español? Parla italiano? Falar outras línguas já deixou de ser diferencial para se tornar essencial na hora de conseguir um emprego (ou uma promoção). Mas, mais do que bons profissionais, conhecer idiomas nos torna pessoas mais completas.

Já dizia o filósofo e líder budista Daisaku Ikeda: “O aprendizado de outras línguas nos faz expandir fronteiras e abraçar novas nações e culturas”. Em outras palavras, conhecer idiomas nos torna cidadãos do mundo. Inspirador, não?
Nem todo mundo, no entanto, nasce com facilidade para aprender uma nova língua – quem dirá várias. Identificou-se com o problema? Não desanime! Listamos sete dicas para você aprender um novo idioma sem sofrer, de forma fácil e divertida. Confira!

1. Tenha claro o porquê de fazer isso

Quer aprender inglês porque está de olho em uma promoção no trabalho? Vai viajar para Madrid e quer se comunicar com as pessoas na língua local? Não importa o que o levou a ter vontade de aprender um idioma, apenas tenha o motivo claro em sua mente. Parece bobagem, mas isso faz toda a diferença naquelas horas em que o desânimo começa a bater.

2. Divirta-se enquanto aprende

Relacione o aprendizado do idioma a atividades que você curte fazer. Gosta de cozinhar? Então, que tal pegar uma receita em italiano? Ouvir músicas e assistir filmes e séries no nova língua também pode ajudar a fixá-la. Dá, ainda, para trocar o idioma do seu celular ou Facebook ou, então, forçar-se a escrever seus compromissos na agenda, apenas, na nova língua. Enfim, libere a criativdade. Vale até fingir ser gringo na balada!

3. Encontre um parceiro (ou fale sozinho mesmo)

Como em tudo na vida, há uma grande diferença entre a teoria e a prática. Estudar, claro, é importante, mas estabelecer conversas no novo idioma faz toda a diferença na hora de aprendê-lo – além de ser muito mais divertido. Procure um amigo para fazer aulas com você e combinem de se comunicar 24h, apenas, na nova língua. Ou, então, faça amizades nas redes sociais com pessoas que moram nos países onde o idioma que você está aprendendo é comum. Se não encontrar companhia para treinar, não desanime: fale sozinho. Pode parecer coisa de doido, mas é uma ótima maneira de memorizar expressões e palavras.

4. Vire criança novamente

Crianças, normalmente, são espontâneas, desinibidas e não têm medo de errar. É exatamente assim que devemos ser na hora de falar um novo idioma. Nada de responder um mero “yes”, quando alguém te pergunta se você fala inglês. Puxe assunto, deixe a vergonha de lado e estabeleça um diálogo. Nas primeiras frases você pode até travar, mas no final da conversa já vai estar muito mais solto. Se joga!

5. Saia da zona de conforto

Não vale viajar acompanhado daquele amigo que sabe tudo de espanhol e deixá-lo falar por vocês dois. Aproveite cada oportunidade que tiver para conversar com estrangeiros – nem que seja, apenas, para perguntar onde fica o banheiro mais próximo. Não ter nenhuma viagem programada para os próximos meses também não é desculpa: no Brasil, uma ótima dica para treinar outros idiomas é frequentar hostels. Muitos têm bares em suas dependências e, periodicamente, organizam festas.

6. Se puder, mergulhe de cabeça

Se tiver a oportunidade, faça um intercâmbio! Viajar para um lugar onde não entendem sua língua é uma ótima maneira de se forçar a vivenciar o novo idioma no dia a dia. Só não vale procurar por brasileiros quando chegar no seu destino. Para quem não tem a chance de sair do Brasil, existem escolas de idioma que oferecem cursos de imersão: são viagens curtas, de um fim de semana, por exemplo, para sítios ou hotéis, onde só é permitido conversar na língua que está sendo aprendida.

7. Observe com atenção os outros falarem

Em português, uma preposição ‘para’ pode, facilmente, virar ‘pra’ em uma frase coloquial. Quando estiver perto de pessoas que estão conversando em outro idioma, fique atento ao jeito como falam para começar a assimilar a forma menos culta da nova língua. Além disso, quanto mais escutamos um idioma – seja ao vivo ou pela televisão -, mais familiar ele nos parecerá. Quando você perceber, vai estar repetindo expressões que nem sabe como aprendeu.

Pratique. Você vai ver que estudar um novo idioma é muito mais legal do que parece. Bons estudos e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo