Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 dicas para ter motivação no trabalho

7 dicas para ter motivação no trabalho

Olá,

Ultimamente tem se sentido desanimado para ir trabalhar? Tem chegado atrasado no seu serviço ou passado todo o expediente olhando para o relógio?

Talvez seja apenas uma fase em que esteja sobrecarregado de tarefas. Caso esse comportamento tenha se tornado frequente é provável que esteja precisando de uma pequena ajuda, pois esses são alguns dos sintomas de quem anda desmotivado no emprego.

Nesse artigo separamos 7 dicas para ter mais motivação no trabalho. Dicas simples, porém que poderão fazer toda diferença em sua vida profissional. Prepare-se para mudar!

Veja 7 dicas para ter mais motivação no trabalho 

motivacao_no_trabalho

Dica 1: fazer o que gosta

Você está fazendo mesmo o quê gosta? Se a resposta for afirmativa pode pular para a dica 2. Caso contrário, pense se não está na hora de buscar o que realmente quer fazer.

Trabalhar em uma área que não gosta, é muito desgastante e frustrante. Se for por um trabalho muito rentável, indague a real necessidade de tanto dinheiro. Seus gastos são altos demais? Tem planos de empreender em algo que goste no futuro? Pense bem e conclua – até quando vale a pena sustentar esse emprego se, mesmo rentável, está lhe deixando desmotivado.

Está preocupado com a empregabilidade? Esse também é um fator forte, principalmente se você tem muitas contas para pagar, sabendo que a oferta de emprego continua instável. Porém, trabalhar infeliz poderá lhe deixar estressado, com problemas digestivos, entre outros. Avalie até que ponto vale a pena.

Caso não tenha como mudar de emprego -por enquanto- planeje uma nova alternativa. Escreva, faça uma meta e se dê um prazo para concretizá-la. Não deixe a ideia morrer. Corra em busca dos objetivos.

Dica 2: Reserve tempo para você

Muitas vezes se trabalha tanto em busca de resultados que acaba por dedicar quase 100% do seu tempo com o trabalho. Buscar clientes, planejar reuniões, criar apresentações, elaborar e-mails, fazer telefonemas – tantas tarefas que poderiam ser feitas durante a semana, mas acabam apertadas em agendas diárias. O resultado pode ser o inverso do proposto: pouco tempo para ouvir o cliente e e-mails sem revisão, causando insatisfação e serviço sem qualidade.

Alimente-se adequadamente: não é comendo um sanduíche em cima do teclado do computador ou teclando no celular entre uma garfada e outra que estará se alimentando de forma correta. Vá ao refeitório ou a um restaurante. Faça uma dieta balanceada com verduras e legumes. Seu corpo precisa estar saudável para desenvolver melhor seu trabalho.

Beba água: O corpo humano sendo 72% de água precisa ser constantemente hidratado para o bom funcionamento dos órgãos. Crises renais, diabetes e problemas digestivos poderão ser evitados com o consumo de pelo menos 2l de água conforme sugere a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Respeite seu descanso. Durma bem, faça exercícios, visite amigos. Pratique seus hobbies. Preze pelo bom funcionamento do seu corpo, não é entrando em colapso que conseguirá cumprir seus prazos.

Essas são algumas sugestões para se desconectar do serviço. Por mais que goste do que faz, o excesso de trabalho pode causar cansaço físico e mental provocando uma desmotivação generalizada. Se cuide!

Dica 3: Organize-se

Caso fique sobrecarregado, pode acontecer que o acúmulo de serviços faça com que se perca em suas funções. Difícil não desmotivar diante de tal situação. Evite isso organizando sua rotina diária.

Faça uma lista do que pretende fazer no dia e cole à mesa, ou num lugar bem próximo. Separe por prioridades. Use marcador, canetas coloridas. Sinalize por urgência ou rapidez.

No computador procure manter seus documentos em pastas nomeadas, para não ter que perder tempo depois para encontrá-los.

Utilize recursos da internet para facilitar como: agenda virtual que pode ser atualizada automaticamente, timer, para marcar o tempo para cada tarefa.

Mantenha o essencial ao seu alcance, nada de mesa cheia. Use as gavetas da mesa (caso seja preciso, cole etiquetas nas gavetas dizendo para que servirá cada uma), prateleiras e arquivos. Deixe à mesa somente o que for usar na hora.

Existem algumas sugestões de livros sobre organização como exemplo: Organize-se (Donna Smallin) entre outros. Encontre a maneire que lhe agrade mais.

Dica 4: Tenha boa comunicação no trabalho

Grande parte das reclamações nos empregos referem-se à maneira de se comunicar no trabalho. Muitas vezes se confunde liderança com autoritarismo e isso incomoda muito. Gera sentimentos de insatisfação e até humilhação totalmente prejudiciais quando se trabalha em equipe.

Outras questões como: conversar sobre algo pessoal no horário de serviço ou comentar algum assunto particular expondo o colega de trabalho são acima de tudo deselegante e antiético. É preciso ter bom senso sobre os temas das conversações, empatia pelo colega e sobretudo respeito em ambiente de trabalho. Realmente é desmotivador lembrar que precisará ver essas mesmas pessoas todos os dias sabendo do seu comportamento.

Nesse caso o melhor a fazer é conversar exercendo a paciência e a calma com o colega. Em caso de receio de superexposição, pode-se sugerir às pessoas responsáveis pelo grupo, levantar a questão em reunião.

Tente sugerir um livro ou filme sobre o assunto. Como sugestão, veja a palestra do filósofo contemporâneo Leandro Karnal sobre Empatia.

Dica 5: Busque feedback

Se você trabalha no que gosta, em uma empresa maravilhosa, consegue se organizar e tem empatia com os colegas, mas, mesmo assim, está sem motivação para trabalhar, é possível que esteja precisando de feedback (retorno positivo ou negativo em relação ao que foi feito por você). Todo profissional precisa desse feedback para saber se está no caminho certo ou se pode melhorar.

Certamente se espera que esse retorno venha de forma espontânea, mas nem sempre isso acontece. Crie então maneiras de conseguir esse retorno em forma de opinião. Conversando diretamente com os clientes, colegas de trabalho ou pedindo para que respondam aos formulários. Na internet existem formulários para todos os casos. Poderão servir de inspiração, mas você pode treinar sua criatividade de maneira que obtenha essa resposta sem pressão.

E diante dos resultados:

Comemore seus sucessos! Faça um mural com os feedbacks favoráveis, tire fotos e guarde com muito carinho. Faça um café da manhã ou lanche da tarde com os colegas. As felicidades deverão ser compartilhadas como sendo um sucesso em equipe, sua motivação servirá para motivar os demais.

Trabalhe os desfavoráveis. Liste-os, reflita sobre cada um deles e desenvolva em como e onde poderá melhorar. Com isso, certamente, terá ferramentas suficientes para trabalhar sua motivação.

Dica 6: Atualize-se

Ao fazer uma pesquisa em sua região poderá até encontrar uma empresa nova, “tomando” seus clientes. Essa empresa pode ter como diferencial, apenas: técnicas de marketing atualizadas e um atendimento diferenciado – o suficiente para superar os seus negócios. Não se intimide com as novidades do mercado. Aprenda com o novo.

De outra forma pode ser que no seu emprego, esteja se sentindo ameaçado pela modernidade tecnológica ou mesmo pelos recém-chegados funcionários, cheios de certificados e especializações sobre o que há de mais atual no seu ramo de trabalho. Aproveite a chance para mudar. Descubra quais são esses cursos que fizeram a diferença e estude também. Essa na verdade é uma chance de mudar para melhor. Abrace essa chance.

Dica 7: Continue sonhando

Essa é a última dica desse artigo. Tão importante quanto à primeira.

Existem momentos em que tudo parece estar dando certo. Seu trabalho, sua equipe de trabalho, sua rotina diária, está sempre atualizado e seu rendimento está ótimo. Mas em determinado momento você sente falta de alguma coisa.

O quê está faltando são novos sonhos. Quando se realiza os sonhos, os objetivos de vida não devem parar. Busque outros sonhos, desafie-se. Tente um degrau acima na hierarquia de sua empresa. Prepare-se para crescer. Empreenda. Faça novos planos. Estude. Melhore sempre. Dessa forma estará a cada instante motivado a vencer.

Essas dicas para ter motivação no trabalho nada mais são do que sugestões para impulsionar sua vida profissional para frente. Você pode conquistar cada vez mais espaço e ser feliz trabalhando muito no que gosta, enfrentando os desafios, aprendendo para se tornar cada vez melhor no que faz.

A motivação eficiente é a que parte de cada um. Quando se sentir desmotivado, busque a causa, encontre a raiz. Não se dê por vencido. Não se sinta derrotado. Entenda suas dificuldades e procure ajuda. Se puder e confiar em alguém que seja especialista no assunto, escute-o. Leia livros sobre motivação, escolha os melhores. São apenas 7 dicas de motivação, mas poderão ser o início de uma nova jornada em sua vida profissional.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo