Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para ser um ótimo aluno online

7 dicas para ser um ótimo aluno online

Olá, estudantes!

A evolução das tecnologias de informação trouxe ao mundo moderno a sociedade virtual, onde pessoas interagem sob diversas perspectivas diferentes em busca de diversos interesses. Em especial os estudantes, que enxergam na realidade online muitas possibilidades para acelerar e aumentar seus conhecimentos. Entre as várias opções oferecidas pela rede mundial de computadores, estão diversos cursos online, videoaulas, simulados, e-books e muito mais.

Para conferir as melhor dicas para ser um ótimo aluno online, veja como as oportunidades por mais simples que sejam, pode, melhorar seu aprendizado.

7 dicas úteis para ser um aluno online exemplar:

criancas-estudando

  1. Disciplina: Não é só porque não existe sala de aula que o aluno deve perder a disciplina. Ter horários flexíveis não significa que os estudos podem ficar para depois. Frequentemente, quando se deixa de priorizar algo, esta função se torna acumulada e até mesmo gradativamente desinteressante, levando o aluno a desistir dos estudos online.
  2. Pontualidade: É sugerível que o aluno online se comporte de maneira parecida da forma como se comporta no ensino presencial, ou seja,o estudante pode escolher um horário no dia que melhor convém, obedecendo sempre o mesmo intervalo de tempo dedicado aos seus estudos online, onde realiza suas metas diárias de estudos.
  3. Planejamento: A maioria dos estudantes fazem seus planejamentos de estudos para se dar bem nas aulas e nas provas, no ensino online não é diferente. É necessário colocar na mente que, em sala de aula existe um professor que planeja o tempo, para que seus alunos absorvam o conteúdo dentro de um determinado período, levando em consideração as dúvidas que ocorrem durante a aula. No caso do ensino a distância, o aluno online deve estar atento ao tempo necessário para que o conteúdo online seja absorvido. Então, é imprescindível que o estudante gerencie bem o tempo para que tudo saia como desejado e em um período justo.
  4. Estratégias de estudos: As estratégias de estudos podem otimizar o tempo e a qualidade de aprendizagem do auno online. Atualmente existem muitos aplicativos, sites, blogs que podem auxiliar a vida do estudante, porém é importante ter estratégia para escolher bem quais canais serão mais efetivos, caso contrário ao invés de ajudar só desviarão a atenção e o farão perder tempo. Escolher bons sites, dicionários, livros ou métodos de estudos é escolher aliados perfeitos para aperfeiçoar o ensinamento.
  5. Relatório da aula: Exagerar nas anotações as vezes distorce muito o que realmente deveria ser absorvido. Para não perder nada da aula, preste bem atenção no significado de cada etapa que foi ensinada, anotando apenas os tópicos que remeteram a determinados assuntos importantes. É importante lembrar que vale muito mais prestar atenção de que fazer longas anotações que, no fim, apenas confundirão ainda mais o estudante. No fim da aula, os tópicos poderão ser desenvolvidos em relatórios de aulas.
  6. Mapa-mental: Os mapas mentais podem ser inserido como uma metodologia de ensino que, certamente, tornará a vida do estudante mais divertida e criativa. Além disso, os mapas mentais economizam tempo e garantem agilidade nas revisões.
  7. Revisar é preciso: Revisar o assunto é o segredo para que o conteúdo seja fixado na mente. Cada vez que o assunto é revisado, significa que o conhecimento está sendo “lapidado”.

Nunca desista!

Toda trajetória tem início, meio e fim. Ser aluno online talvez não seja, ainda, tão bem dissolvido em nossa sociedade como o ensino presencial, porém é muito bem aceito e tem tendência de crescer gradativamente. Pode não parecer tão fácil no início, mas no fim, valerá muito a pena.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo