Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 dicas para se tornar um professor particular

7 dicas para se tornar um professor particular

Olá leitores, tudo bem?

Ser um professor particular pode não ser algo muito fácil, mas é muito rentável, principalmente nos dias de hoje com tantos concursos públicos e com o aumento da relevância do ENEM na vida do estudante.

Muitos alunos buscam a ajuda de professores particulares para melhorarem suas notas na escola ou ter uma oportunidade melhor em concursos e outras provas importantes.

Esses alunos representam uma grande oportunidade de negócio para qualquer pessoa que tenha a vontade de se tornar um professor particular.

Confira 7 dicas de como se tornar um professor particular

1- Esteja capacitado

É importante estar capacitado para dar aulas. Isso não quer dizer que você precisa ser formado como professor de alguma área.

Para dar aulas particulares você precisa apenas saber o que está ensinando e principalmente saber ensinar.

Esse é o ponto mais importante. Você saber algo, por maior que seja sua maestria no assunto, não necessariamente quer dizer que você sabe como ensinar a matéria. Por isso tenha certeza de que está apto para ensinar seus alunos.

Se você acha que tem o dom do ensino é que é capaz de encarar essa difícil tarefa, então vá em frente e tente!

2- Procure saber sobre regulamentações e leis

Não é novidade para ninguém que vivemos em um país cheio de leis e de regras gerais. Por isso é importante saber se o tipo de aula que você irá dar não precisa de alguma regulamentação.

Contate um advogado para saber de leis que possam impedir ou limitar o tipo de aula que você pode dar para crianças.

Se possível converse também com um contador de confiança para saber se você precisa de CNPJ, talvez abrir um MEI seja uma boa solução.

É preciso entender que muitos pais de alunos possam ser um pouco exigentes em relação a regularidade da sua função. Então não deixe a desejar nisso também.

3- Tenha diferenciais na sua metodologia

A metodologia de um professor particular deve ser realmente diferenciada e única. É importante entender que você não é o único professor particular que existe na sua cidade.

Por isso a sua metodologia tem que ser diferenciada e totalmente eficiente para que você ganhe reconhecimento e nome dentro da área, assim aumentando sua clientela.

4-Saiba que preço cobrar

Se você cobrar muito caro dificilmente conseguirá muitos clientes, se cobrar muito barato gerará uma certa desconfiança por parte dos contratantes. Por isso cobre que é justo e o que é competitivo no mercado.

Para saber quanto cobrar entre em contato com outros professores particulares e faça uma pesquisa de preço, assim você pode trabalhar seu preço em cima desses valores.

5- Conheça o currículo do seu aluno

Saber o que seu aluno está aprendendo e o que ele irá aprender na escola pode facilitar o seu conteúdo programático.

Assim você poderá elaborar aulas mais voltadas para as dificuldades que o aluno terá e ainda prepará-lo para enfrentar matérias que o aguardam no futuro dentro da sala de aula.

6- Divulgue o seu trabalho

Como qualquer outro trabalho autônomo, você precisa saber como se divulgar de forma eficiente. Procure o quadro de cursos e lugares onde alunos podem prestar atenção, espalhe propagandas por esses lugares.

Procure também divulgar nas redes sociais, elas são poderosas ferramentas de marketing.

Lembre-se de não exagerar na propaganda e faze-la muito “jovial”, os seus clientes são os pais dos alunos.

7- Não seja um professor chato

Ao contrário das escolas onde não podemos deixar de ter aula com um professor chato, os professores particulares podem ser demitidos. Por isso tente sempre deixar suas aulas interessantes e evite a monotonia.

Ainda mantendo o profissionalismo é possível criar aulas descontraídas que irão garantir que os alunos aprendam e ainda assim se divirtam.

Então, o que acharam dessas dicas? Você é ou já foi professor particular? Conte para gente como foi essa experiência!

Até logo!

comentários (1)

  • Luiz Henrique Wink

    Bom dia, desculpem-me a sinceridade, como pode alguém dar opinião sobre a profissão de professor e dizer que para se dar aula particular não necessariamente a pessoa deva ser professor, por favor quanta incoerência, para que estudamos toda uma vida? para que fazer cursos de especialização, se vem uma pessoa e diz que para ser professor particular não é necessário ter formação pedagógica, realmente lamentável um site como este permitir tao publicação. Desculpem-me outra vez, lamentável.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo