Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 dicas para se destacar em um processo seletivo de emprego

7 dicas para se destacar em um processo seletivo de emprego

Olá,

Você foi chamado para uma entrevista de emprego e agora? É necessário garantir que vai se dar bem e que vai se destacar, por isso trouxemos algumas dicas que vão ajudar bastante. Não saia para uma entrevista ou processo de seleção de emprego sem pesquisar sobre esse assunto e ler um pouco mais.

É importante saber como se portar, o que você pode ou não falar, entre outras coisas, não dê bobeira. Tenha certeza que você será contratado por se destacar no processo, além disso, não é necessário ter apenas competência para a vaga, isso muitas pessoas já tem. Nossa primeira dica é não chegar confiante demais sabendo que é super capacitado para a vaga, você vai se deparar com muitas pessoas que têm a mesma formação e capacitação que você.

Veja 7 dicas para se destacar em um processo seletivo de emprego

1 РConhe̤a a empresa e pesquise sobre ela

É imprescindível conhecer um pouco da empresa que você está participando do processo. Chegar para uma entrevista sem saber o que essa empresa faz é uma falha muito grave e muitas vezes esse poderá ser seu passo para fora da empresa. Procure o máximo de informação possível sobre a empresa, converse com pessoas que trabalham no local, procure entender os desafios atuais da empresa, sua história, valores e outros.

2 РSeja pontual e tenha uma boa apresenta̤̣o pessoal

Você deve mostrar pontualidade, chegar com antecedência pode demonstrar ansiedade e atrasado é muito pior. Nossa dica é chegar cerca de 10 minutos antes do horário marcado. Se você perceber que se adiantou e vai chegar muito cedo, faça uma hora antes de entrar para não se prejudicar e parecer ansioso. O atraso também é uma falha grande e você deve sair de casa pensando que precisa chegar lá 15 minutos mais cedo.  

A apresentação pessoal também é algo que precisa dar boa impressão, por isso opte por roupas mais formais e que condizem com seu estilo.

3 – Saber falar de si e de seus resultados

Durante um grande processo seletivo muitas pessoas vão conversar com você e vão querer saber seus objetivos no meio profissional. Saber falar de você mesmo sem se exaltar e mostrar os resultados que já deu é importante. Você deve fazer com que o entrevistador perceba o quão é importante para a empresa. Fale sobre suas conquistas e realizações em empresas anteriores, mas tome cuidado para não parecer que gosta de se exibir. Mantenha sempre o pé no chão.

4 – Pontos fortes e em desenvolvimento

Em um momento da entrevista eles vão te perguntar suas qualidades e defeitos, você tem de saber disso, mas nunca fale dos defeitos e sim do que precisa desenvolver e melhorar. Nesse caso a dica é valorizar suas qualidades e argumentar como lida com seus defeitos, eles não podem se transformar em prejuízos na entrevista.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

5 – Por que você deve ser escolhido? 

Essa é outra pergunta que sempre fazem em uma entrevista e você não pode simplesmente falar que tem algo de bom para contribuir. Nesse caso é importante falar sobre as experiências, formação, idiomas, aperfeiçoamento técnico e profissional e competências comportamentais. Tudo isso vai ajudar na empresa de certa forma, você precisa saber encaixar seus conhecimentos no local. É necessário ajudar o entrevistador a entender o que a empresa ganha com a sua contratação.

6 – Seja claro, objetivo e verdadeiro

O entrevistador vai perceber se você está sendo claro e verdadeiro, por isso tenha clareza sobre seus objetivos de carreira. Diga o real motivo que fez você sair da última empresa que trabalhava, seja objetivo e não fique de rodeios. Além disso uma dica muito importante é nunca mentir no currículo.

7 РEsteja aberto a negocia̤̣o

Por mais que você tenha vontade de ganhar x, muitas vezes a empresa que está contratando não vai poder oferecer isso. Nesse caso é importante estar aberto a negociação, não exija nada, esse pode ser a cartada final que vai fazer você ser contratado ou não. Por isso para se destacar em um processo seletivo de emprego você deve demonstrar flexibilidade.

Com essas dicas pode ter certeza que vai se sair bem, não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Veja 50 perguntas e respostas para usar em entrevistas de Emprego

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo