Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 Dicas para Quem Quer Criar um Clube da Leitura

7 Dicas para Quem Quer Criar um Clube da Leitura

Olá,

Compartilhar conhecimento é uma forma de ficar mais inteligente, de aprender coisas novas e novas opiniões. Um jeito disso acontecer é por meio da leitura. E uma maneira de estimular que ela gere um senso crítico é participar de um clube da leitura. Você pode montar um no trabalho, na família ou entre amigos. Desde que ele seja organizado, os frutos são colhidos rapidamente e temos certeza que não irá se arrepender.

Quer criar seu próprio clube da leitura? Temos 7 dicas para te ajudar

1 – Objetivo

O clube só vale a pena se tiver um objetivo claro. Seja para discutir assuntos mais científicos, literatura ou linguística, por exemplo. É importante dizer o foco e que todos os participantes estejam cientes dele.

2 – Crie as regras

Para que dê certo, o clube terá de ter algumas regras que citam, por exemplo, as advertências para quem não entregar um livro. Imprima todas e cole no verso de cada livro que vai fazer parte do sistema de troca do clube.

3 – Os livros

Peça para que cada integrante forneça um livro para os momentos da troca como ‘ingresso’. Vale também pedir material de apoio, como revistas, anúncios e quadrinhos.

4 –  Controle as trocas

Crie uma planilha para anotar todas as trocas e não perder o controle dos livros.

5 – Estabeleça dias de encontro

A cada 15 dias, mensal, o importante é estabelecer um dia fixo de acordo com a rotina dos participantes.

6 – Incentivo

Promova encontros diferentes e alguma forma de recompensa para os participantes que cumprem com todas as regras.

7 – Promova discussões

O senso crítico é uma das coisas mais importantes de um clube. Desde que seja feita com respeito, vai elevar o nível de conhecimento de determinado assunto com mais facilidade. Afinal, ouvir outras opiniões e pontos de vista é sempre muito enriquecedor.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo