Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 formas simples para você estudar sozinho em casa

7 formas simples para você estudar sozinho em casa

Olá,

Entendemos perfeitamente que estudar sozinho não é nada fácil, não importa o motivo do seu estudo, pode ser por causa da escola, para passar em um vestibular ou concurso público. Estudar sozinho nunca foi e nunca será fácil, mas existem algumas formas que vão ajudar e facilitar um pouco esse estudo. Por isso se está com dificuldade de estudar sozinho e vive viajando na maionese na hora de estudar, veja aqui nossas dicas.

Veja 7 dicas para quem estuda sozinho em casa 

1 – Horário – Muitas vezes é complicado começar a estudar, como não tem um compromisso e não precisa chegar em nenhum lugar, pode enrolar. Por causa disso, você acorda tarde, começa a estudar e logo já para e vai almoçar, depois descansa e por ai vai. Mas se tiver um horário definido para estudar nada disso vai acontecer, na hora de definir seu horário é importante pensar em você e em como se comporta no dia a dia.

Muitas pessoas conseguem estudar melhor pela manhã, outras já se concentram mais durante a noite. Saiba como seu corpo age nesses horários e escolha o mais interessante para você, a pessoa que vos escreve, por exemplo, consegue render melhor pela manhã e por isso acorda cedo.

2 – Cronômetro – Essa é uma dica ótima, você já começou a estudar e conseguiu ir bem na primeira hora, mas depois parou de render? Isso é muito normal, por isso tenha um cronômetro, coloque ele para tocar de meia em meia hora e deixe um intervalo de 5 minutos. Nesse intervalo você pode levantar, beber água, mexer no celular. Só de fazer outra atividade que não é estudar, já vai ajudar bastante, quando passar os 5 minutos você volta ao que estava fazendo e a concentração será a mesma.

Pode ter certeza que fazendo isso você vai conseguir estudar por horas, mas lembre-se que é sempre bom parar para dar uma pausa maior, então estude por 4 horas com esses pequenos intervalos e depois dê um intervalo maior.

3 – Concentração – Provavelmente você já começou a ler um texto e depois percebeu que você estava lendo, mas nem sabe o que ele estava falando e que na verdade estava viajando na maionese. Isso acontece com todo mundo, para melhorar sua concentração, o indicado é ficar longe de tudo que pode atrapalhar, TV, celular, pessoas conversando ou qualquer outra coisa que tire sua atenção. Mas para conseguir se concentrar na leitura a dica é ler e marcar o que acha mais importante, ou escrever. A leitura em voz alta também é uma opção, você vai se concentrar melhor.

4 – Ambiente certo – O local de estudo deve ser afastado do resto de sua casa, se você precisa estudar, deve ter um local tranquilo e longe de distrações. Além disso, o ambiente deve ter uma iluminação boa, uma mesa com espaço suficiente e uma cadeira confortável.

5 – Conteúdo – Como está estudando sozinho, encontrar conteúdo não é muito fácil, mas você não precisa ficar preso apenas nos livros, pode muito bem encontrar vídeos, textos e outras coisas interessantes na internet. Quanto mais conteúdo diversificado e em mídias diferentes, melhor a experiência de estudo.

6 – Diversificação – Assim que encontrar conteúdos diferentes, comece a diversificar sua forma de estudo, leia livros, assista vídeos, entre outros. Mas essa diversificação não deve ser apenas com as mídias, você precisa mudar o conteúdo também, se está estudando para o vestibular, por exemplo, estude um pouco de português, pare e veja o conteúdo de física, depois estude geografia. A dica é não ficar no mesmo tema por muito tempo, comece a diversificar o assunto.

7- Formas de motivação – Encontre formas de motivação para o seu estudo, coloque objetivos, dê prêmios para você mesmo depois de ter concluído uma área de estudo. Se fez uma prova para testar os conhecimentos e foi muito bem, compre algo para você, pode ser uma caneta marca texto, mas tudo vai ajudar a te deixar mais motivado.  

Com essas dicas pode ter certeza que vai conseguir estudar sozinho, agora é só compartilhar com outras pessoas as dicas que aprendeu para quem estuda sozinho em casa.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo