Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para quem estuda sozinho em casa

7 dicas para quem estuda sozinho em casa

Olá leitores, tudo bem?

Muitas pessoas precisam estudar todos os dias em suas casas. Muitas vezes por falta de dinheiro para cursinhos ou até mesmo falta de tempo, alguns simplesmente preferem estudar tranquilos em seu lar.

Cada um estuda da maneira que quiser, porém estudar em casa é a forma mais difícil de estudar, pois é a forma de estudo que mais exige disciplina.

Por isso é importante ter dicas de como estudar em casa para não cometer erros que podem levar a um período de estudos ineficaz.

7 dicas para estudar sozinho em casa

1 – Crie uma rotina

É importante que você estabeleça horários fixos para o seu dia, não apenas para o estudo. É importante que você tenha uma rotina para se alimentar e mais importante ainda, uma rotina para dormir.

A rotina ajuda você a se concentrar melhor, além de ter hábitos mais saudáveis.

É importante criar também uma rotina de estudos. Estude sempre no mesmo horário e no mesmo local.

Dessa forma você prepara seu cérebro com o tempo. Sempre que estiver dando a hora de estudar a sua cabeça já vai estar preparada para aprender.

Outra boa dia é tentar sempre fazer algo antes de começar a estudar, como algum exercício ou tomar um copo de água, isso ajuda a deixar o cérebro em alerta antes de começar a sessão de estudos.

2 – Encontre o lugar ideal

Tente encontrar um local na casa onde não há muitas distrações sensoriais, como barulhos, luzes ou cheiros. É importante que esse lugar seja calmo, tranquilo e familiar a você.

Assim que você encontrar o local perfeito para estudos, estude sempre no mesmo lugar, evite ficar mudando.

Ter um local especifico para estudar ajuda no hábito do estudo fazendo com que seu cérebro se prepare de antemão para o estudo assim que você se posicionar.

Importante, procure não ficar muito relaxado e nunca estude deitado, afinal você pode relaxar demais e acabar dormindo.

3 – Deixe tudo organizado

Agora que você já tem o lugar ideal é importante deixar seus materiais de estudos sempre organizados. O primeiro e mais importante ponto para isso é que você não perde tempo procurando por materiais perdidos e pode concentrar mais em estudar do que ficar vasculhando sua bagunça pessoal para achar uma caneta ou algum livro.

Outro motivo para deixar tudo organizado é que já foi provado por estudos que estudar em um ambiente desorganizado pode atrapalhar o rendimento e a capacidade de memorização do seu cérebro.

4 – Saiba os seus limites

O cérebro humano, como qualquer outra máquina, possui uma certa capacidade de funcionamento direto.

Nosso cérebro possui uma incrível capacidade de armazenar coisas, mas essa capacidade não é ilimitada. Por isso é importante que você saiba respeitar seus limites.

Não passe mais do que 2 horas estudando sem parar. Alguns estudos dizem que acima de 2 horas de estudo sem uma pausa pode ser prejudicial, pois seu cérebro guardará menos informação gradualmente.

Estude dando uma pausa de pelo menos 10 minutos a cada hora, tome uma água faça um pouco de exercício e volte a estudar.

5 – Pratique o que aprendeu

É muito importante que você pratique tudo o que aprendeu, principalmente porque não há supervisão na sua casa, nem provas ou “vistos” de professores.

Por isso é necessário que você crie maneiras de praticar o que você estuda. Por exemplo, tente escrever resenhas de tudo que você está estudando e depois leia elas para saber que conseguiu absorver bem o conteúdo.

6 – Crie metas e as cumpra

Crie metas para as suas sessões de estudo. A criação de metas não apenas auxilia no controle do que você está aprendendo, mas também te ajuda na motivação. Sempre que você cumprir uma meta você se sentirá satisfeito e mais motivado a seguir em frente.

7 – Estude antes de dormir

É durante o sono que o corpo humano recupera suas energias, regenera tecidos danificados e solidifica todas as informações que ele aprendeu recentemente.

Por isso é bom tentar estudar antes de dormir, dessa maneira você guardará suas recordações muito mais fácil.

O método é tão efetivo que algumas escolas do Japão usam “hora da soneca” no seu dia a dia par aumentar o desempenho de seus alunos.

E então leitores, o que acharam dessas dicas?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo