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7 dicas para promover a colaboração no ambiente de trabalho

Olá, leitor(a)!  

A criação de espaços saudáveis e colaborativos é essencial, principalmente para que seja possível exercitarmos, sem sobrecarga desnecessária, nossas atividades laborais. Afinal, gastamos grande parte do nosso tempo de vida em horário de trabalho. “Trabalhe com o que gosta e nunca terá que trabalhar” é um discurso muito bonito, mas perigoso, porque pode levar muitos de nós à exaustão.  

Agora, quando pensamos no trabalho como um ambiente de troca e apoio mútuo, trabalhar, ainda que nem sempre divertido, pode ser muito satisfatório e enriquecedor, tanto do ponto de vista profissional como do pessoal.   

Colaboração no ambiente de trabalho

A palavra colaborar vem do latim collaborare, em que co significa “com” e laborare significa “trabalhar”, ou seja, trabalhar junto. Quando falamos em colaboração no ambiente de trabalho, estamos nos referindo à união de habilidades e esforços, de todos(as) os(as) profissionais, em prol de um objetivo comum.  

Nesse sentido, um famoso provérbio africano diz que “se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá acompanhado”. Isso porque o trabalho individual pode trazer ótimos resultados, mas o impacto é muito menor do que quando isso ocorre de forma coletiva.  

Para quem é “cringe”, pessoas nascidas na década de 90, basta pensar nos Power Rangers, super-heróis que marcaram a infância de muita gente. Sozinhos, eles eram muito fortes, mas juntos, ao formarem o Megazord, eram imbatíveis.  

A maioria das tarefas laborais passa por etapas, com uma pessoa responsável por cada uma delas, portanto, a colaboração de todos(as) é imprescindível para construir algo grande e significativo, com maiores e melhores benefícios 

Vantagens de espaços de trabalho colaborativos  

A palavra ânimo vem do latim animus e significa “alma”. Ainda, está associada à ideia de anima, que significa “força de vontade”. Pode parecer despropositada essa definição, mas é disso que, muitas vezes, depende um trabalho produtivo. Adotar uma política de colaboração estimula o ânimo de trabalhadores(as) e traz muitas outras vantagens, como: 

Possibilitar o aprofundamento das relações 

Em ambientes competitivos, a busca por ser melhor acaba tornando as relações superficiais e conflituosas, já que o interesse pelo bem-estar do(a) colega de trabalho se torna irrelevante. Por sua vez, espaços colaborativos promovem o aprofundamento desses elos, pois, neles, entende-se que cada uma das pessoas que está ali é um(a) companheiro(a) importante.  

Melhorar o desempenho da equipe 

A partir do estreitamento dessas relações, e com a garantia de que, ao ter alguma dificuldade, poderá contar com a ajuda de colegas, o desempenho da equipe apresenta positivas mudanças. Primeiro, porque todos(as) dividem responsabilidades e, dessa forma, não se sentem sobrecarregados(as). Depois, porque trabalham em sinergia, ou seja, caminham juntos(as) para um mesmo destino. 

Viabilizar ideias e ações inovadoras 

O medo é um sentimento importante que nos alerta contra perigos, entretanto, quando em excesso, ele pode nos paralisar. Trabalhar em ambientes desconfortáveis, em que estamos em constante alerta para não cometer erros, bloqueia nossa criatividade. Em um espaço cooperativo, com relações fortalecidas e busca de ascensão conjunta, a possibilidade de ter e compartilhar ideias novas é muito maior. 

Auxiliar na retenção de talentos 

Quando os(as) colaboradores(as) conseguem manifestar suas opiniões com maior liberdade, têm autonomia para experimentar coisas novas e contam com o apoio de toda a equipe, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades são naturais e progressivos. Como consequência, não só é possível descobrir novos talentos, como cultivar a permanência deles na empresa.  

7 dicas para criar um ambiente de trabalho colaborativo 

7 dicas para promover a colaboração no ambiente de trabalho

Fonte: Reprodução

Para ajudar a desenvolver uma cultura colaborativa no ambiente de trabalho, em que seja possível não só sustentar o bem-estar de todas as pessoas que participam dele, mas também abrir espaço para o crescimento profissional e pessoal, selecionamos 7 dicas: 

1. Alinhe os propósitos da equipe

Para chegar a um determinado lugar, é preciso antes ter claro para onde se pretende ir. Da mesma forma, em uma empresa ou negócio, todos(as) os(as) trabalhadores(as) devem conhecer os propósitos particulares de cada um e os da empresa, para, assim, traçarem o melhor caminho a ser seguido.   

2. Promova relações horizontais

Relações verticais, isto é, estabelecidas a partir de uma hierarquia, podem dificultar o trabalho colaborativo. Isso acontece, muitas vezes, porque os limites de poder parecem muito marcados, de modo que o(a) colaborador(a) não se sente confortável para questionar ordens ou propor ideias. Por essa razão, promover relações horizontais, em que todos(as) estão no mesmo nível, é essencial no trabalho em equipe. Todos(as) precisam sentir que suas vozes são igualmente relevantes.  

3. Crie canais para diálogos transparentes e respeitosos

A comunicação, ou a falta dela, exerce enorme influência nas relações. No ambiente de trabalho, isso não é diferente, logo, é muito importante que as pessoas consigam comunicar o que estão sentindo sobre os projetos e o que acreditam que pode ser melhorado. Criar meios de diálogo transparentes e respeitosos é uma atitude que gera mais confiança nos(as) colaboradores(as) e contribui para o fortalecimento das parcerias de trabalho.  

4. Incentive a socialização entre colaboradores(as)

Quando as pessoas se conhecem, é mais fácil entender como agem e como pensam. Isso facilita muito o trabalho cooperativo, uma vez que a relação de confiança e a abertura para pedir ou oferecer ajuda aumentam. Logo, incentivar a socialização entre as pessoas da equipe, seja por meio de reuniões ou na pausa para o café, é muito importante.  

5. Estimule a responsabilização

Se entendemos que as consequências de uma determinada ação recaem sobre todos(as) nós, assumir responsabilidades, mesmo que em diferentes níveis, é inevitável. Para garantir o sucesso de um trabalho coletivo, insistir no apontamento de erros individuais, sem que se coloque como parte do processo, não resolverá problemas que possam surgir. Por isso, estimular a responsabilização faz com que o ambiente seja sustentado por todos(as) e, consequentemente, diminui a pressão e a sobrecarga.  

6. Acolha as vulnerabilidades

Acreditar que adquirimos personas para cada ambiente, e que estas não sofrem influência dos meios, pode gerar mais problemas do que se pensa. Sempre, em alguma medida, a dificuldade que se está passando em casa vai se manifestar no trabalho, seja na produção direta do(a) colaborador(a) ou na relação entre os(as) colegas. Reconhecer e acolher as vulnerabilidades, comuns ao ser humano, fortalece o trabalho em equipe e evita o desenvolvimento, ou agravamento, de transtornos emocionais e psicológicos. 

7. Pratique empatia e autoconhecimento

Terêncio, poeta e dramaturgo romano, possui um aforismo que diz “nada do que é humano me é estranho”. Nesse sentido, é possível dizer que, ao praticarmos o autoconhecimento e compreendermos o que nos motiva e o que nos dá medo, o exercício da empatia se torna menos trabalhoso, afinal, em geral, nada do que o(a) outro(a) sente nos é estranho. Com isso, as relações de colaboração se tornam menos conflituosas e adquirem mais qualidade.  

Conteúdo extra 

Devido à pandemia de Covid-19, muitas empresas adotaram o regime de trabalho remoto — o que se tornou um desafio no que se refere à coordenação de equipes e ao trabalho conjunto. Pensando nisso, o LinkedIn oferece um curso que pode ser feito gratuitamente intitulado Gestão de Equipes Virtuais.  

Dividido em 5 partes, o curso vai mostrar como administrar equipes on-line, estabelecer boas relações, comunicar-se de forma efetiva, delegar tarefas, promover a valorização de colaboradores(as), entre outras coisas. Além disso, fornece certificação digital e pode ser feito sem necessidade de inscrição.  

Você acha que alguma das nossas dicas pode ajudá-lo(a) a tornar o seu ambiente de trabalho melhor e mais colaborativo? Deixe nos comentários!  

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Obrigada pela companhia e até o próximo texto!  

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