Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 7 dicas para memorizar novas palavras em outro idioma

7 dicas para memorizar novas palavras em outro idioma

Olá, leitor!

Aprender um novo idioma pode ser desafiador. No entanto, essa é uma empreitada que vale muito a pena, principalmente nos dias atuais.

Com a competitividade no mercado de trabalho cada vez maior, é importante apresentar diferenciais. E não é só isso. Aprender um novo idioma pode ser um exercício muito benéfico para sua concentração, memória e até mesmo melhorar suas habilidades com o português.

Uma das maiores dificuldades de quem se aventura em um novo idioma, no entanto, é memorizar novas palavras. Para realmente chegar à fluência, esse é um dos aprendizados mais importantes. Existem muitas coisas para lembrar. Além disso, frequentemente encontramos em outros idiomas palavras que não possuem uma tradução exata.

A seguir, você encontra 7 dicas para melhorar sua capacidade de memorização e te ajudar a estudar vocabulário! Continue lendo para descobrir!

Por que exercícios de vocabulário são tão importantes?

7-dicas-para-memorizar-novas-palavras-em-outro-idioma-01

É comum no aprendizado de linguagens, que as regras gramaticais sejam a primeira coisa trabalhada. Esse também é o foco da grande maioria das escolas. No entanto, esse não é o jeito mais rápido de aprender um novo idioma.

Para exemplificar, é só se lembrar: como bebês aprendem a falar português? Você não vê pais explicando a estrutura das frases, com sujeito, verbo e adjetivos, vê?

A melhor forma de aprender uma nova língua é a necessidade e a exposição. Os bebês aprendem a falar pois precisam se comunicar melhor do que apenas por meio do choro. As crianças passam a construir frases naturalmente, para depois aprender as regras formais na escola.

E de fato, esse é o jeito mais rápido de aprender novos idiomas. Estudar o vocabulário é importantíssimo, pois essencialmente, é assim que você vai se comunicar. Usando as palavras certas, você será compreendido.

Mesmo que no começo cometa alguns erros na estrutura da frase, nativos e outras pessoas que conhecem a língua certamente entenderão o que você quis dizer. Com o tempo, a construção gramatical correta passa a parecer natural, assim como no português.

Então se você precisa ficar fluente rápido, o melhor caminho é exercitar o vocabulário o máximo possível.

Qual é a melhor forma de adquirir vocabulário?

Da mesma forma que na sua língua nativa, a melhor forma de memorizar novas palavras em outros idiomas é a exposição constante. Se você puder adicionar a essa exposição elementos de necessidade, melhor ainda. Por exemplo, instruções para uma tarefa em outra língua que você precisa entender para concluí-la.

Quanto mais você ouvir, ler e falar, melhor será o seu vocabulário. Para começar, a leitura de pequenos textos é ideal. Você pode seguir no seu tempo e procurar as palavras que não conhece em um dicionário.

Conforme for melhorando seu vocabulário a partir da leitura, passe para exercícios que treinem o seu ouvido.

>> Acelere sua fluência utilizando os métodos utilizados pelos poliglotas para aprender línguas em tempo recorde.

A seguir, você confere algumas dicas incríveis para te ajudar a memorizar novas palavras em um idioma novo. As dicas incluem sugestões de exercícios também! Confira:

Dicas para memorizar novas palavras em outro idioma

Agora que você sabe o quão importante é melhorar o seu vocabulário, é hora de ir para a prática. Como a expansão de vocabulário envolve memorização, o ideal é que você faça exercícios todos os dias. A repetição e inclusão dos temas no seu cotidiano, vai ajudar bastante com as novas associações que precisam ser criadas no seu cérebro.

Com isso em mente, confira uma variedade de exercícios para praticar:

1 – Leia muito

Ler é uma ótima maneira de aumentar o vocabulário. Como você pode fazer a leitura ao seu tempo, é possível pesquisar todas as palavras que não conhece. Não deixe de ler os textos em voz alta para começar a lapidar a pronúncia também.

Você pode encontrar textos para estudantes na internet. O site English for Students, por exemplo, disponibiliza centenas de histórias curtas em inglês, ideais para quem está aprendendo. Você pode encontrar esses recursos online, para te ajudar a memorizar novas palavras em muitos idiomas diferentes.

Uma dica para fixar o novo vocabulário, é fazer uma lista das palavras novas que você encontrou no texto. Escreva o significado delas e liste alguns sinônimos que você já conhece no novo idioma.

2 – Exercitando o ouvido

É claro, ficar apenas na leitura não é o suficiente para ficar fluente. Treinar o ouvido é muito importante para memorizar novas palavras. Sempre que encontrar uma palavra nova em um texto, por exemplo, utilize ferramentas como o Google Translate para verificar a pronúncia.

Quando as leituras já estiverem mais fáceis e o número de palavras novas por texto diminuir, é hora de passar para os exercícios falados. Você também pode encontrar pequenos trechos de áudio específicos para quem está aprendendo na internet.

Se você está aprendendo inglês, por exemplo, o site Listening English disponibiliza exercícios em diversos níveis.

Mas não fique só nos exercícios. Desafie-se! Passe a assistir vídeos, séries e filmes na língua que você está aprendendo. Músicas também são uma ótima ferramenta para memorizar novas palavras.

3 – Traga o idioma para seu dia a dia

Quanto mais integrado na sua rotina o novo idioma estiver, mais fácil será memorizar novas palavras. Procure inserir o aprendizado nas suas tarefas diárias o máximo possível.

Veja alguns métodos para trazer o novo idioma para seu dia a dia:

  • Troque a linguagem dos menus nos aparelhos eletrônicos da casa, no celular e computador;
  • Use post-its para escrever o nome dos objetos de casa, no novo idioma e deixe eles colados pela casa;
  • Sempre que pensar em algo ou lidar com um objeto de casa, se pergunte como você expressaria isso no novo idioma. Se não souber, pesquise;
  • Consuma mídia – filmes, seriados, vídeos e músicas – na linguagem nova.

4 – Figuras e associações

Nossa memória funciona ao criar associações entre as informações. Aprendemos muito melhor quando trabalhamos dessa forma. As associações mais fáceis de serem lembradas são aquelas que envolvem sentimentos.

Esse método é extremamente eficiente, principalmente para memorizar novas palavras mais difíceis: aquelas que não possuem uma tradução exata. O uso de figuras, cores e associações com momentos da nossa vida e sentimentos, pode ajudar muito a fixar melhor o conteúdo estudado.

Veja algumas formas de aplicar esses métodos:

  • Quando você aprender uma nova expressão figurativa, lembre-se de um momento da sua vida onde ela poderia ser usada;
  • Utilize cartões com figuras e as palavras correspondentes para ajudar na memorização;
  • Quando aprender uma palavra abstrata, que descreva um sentimento ou ações mais específicas (por exemplo, “olhar com carinho” ou “falar rispidamente”), lembre-se de momentos em que se sentiu assim, e pessoas que te fazem agir da forma descrita.

5 – Crie necessidade

Quem faz intercâmbio normalmente consegue aprender um novo idioma muito mais rápido. Isso acontece porque a necessidade é o melhor professor. Precisando do vocabulário para se comunicar, é muito mais fácil memorizar novas palavras.

No entanto, você não precisa viajar para o exterior para aproveitar essa dica. É possível criar situações de necessidade na sua casa. Veja algumas dicas:

  • Mude todos os menus de TV, Smartphones e computadores para o novo idioma;
  • Assista instruções para projetos (podem ser projetos artísticos, por exemplo) no novo idioma e tente completar a tarefa;
  • Jogue videogame e baixe aplicativos no novo idioma: você não pode avançar sem entender as instruções;
  • Assista filmes e seriados com a legenda no novo idioma.

6 – Utilize as palavras

Sem treino, não existe memorização. A repetição é muito importante para esse processo, além das associações. Para memorizar novas palavras, um dos melhores jeitos é usa-las com frequência.

Veja alguns exercícios simples para fazer todos os dias:

  • Comece um diário no novo idioma. Você pode começar com apenas um parágrafo por dia, e expandir a partir daí.
  • Procure pensar um pouco no novo idioma todos os dias. Por exemplo, ao considerar o que você precisa fazer no dia seguinte, não faça a lista mental em português. Use a língua nova.
  • Sempre que aprender uma nova palavra, utilize-a em uma frase diferente da que você leu.

7 – Converse com nativos

Conversar com nativos pode parecer assustador. No entanto, principalmente na internet, a maioria das pessoas são compreensivas e prestativas com pessoas que estão aprendendo seus idiomas.

Em fóruns, comunidades online e redes sociais, se você começar com “desculpem-me pelos erros, estou aprendendo esse idioma”, as pessoas não apenas irão ser gentis, normalmente também irão ajudar.

Conversar com nativos ajuda a aprender a língua da forma que ela realmente é falada no país de origem. Muitas vezes, os livros que ensinam idiomas, utilizam regras formais que são pouco usadas.

Experimente ler um livro voltado para o aprendizado de português para estrangeiros. Você rapidamente perceberá que não falamos daquela forma.

Conclusão

Memorizar novas palavras em outro idioma não precisa ser uma tarefa assustadora. Com exercícios que vão tomar pouquíssimo tempo do seu dia, você consegue melhorar muito, e com bastante rapidez.

Siga essas dicas e quando menos esperar, estará fluente!

Se quiser aprender mais técnicas valiosas para estudar um novo idioma, leia também esses outros artigos no Canal do Ensino:

E você, que ferramentas usa para memorizar novas palavras? Conte mais sobre suas técnicas de estudos nos comentários

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo